Mísseis Ar-Ar Japoneses

Mitsubishi AAM-3 (Type 90)

O Japão tem uma história de produção local de mísseis AIM-9 e AIM7 sob licença dos EUA.

O AAM-1 era um AIM-9E Sidewinder produzido sob licença com cerca de 350 mísseis produzidos entre 1967 a 1971. O AAM-2 era um projeto local baseado em um Sidewinder melhorado. O programa foi cancelado em 1977 em favor do AIM-9L que passou a ser produzido localmente desde 1981. Em 1985, começou a aparecer noticias do desenvolvimento do AAM-3 (Type 90) como possível sucessor do AIM-9.

Em 1986, foi iniciado o desenvolvimento do novo míssil com a Mitsubishi se tornando o contratante principal. O desenvolvimento parece ter terminado em 1990 com entrada em serviço em 1991. Os estudos incluíam o uso de sensor IR, radar ativo e sensor duplo de TV/IR. O sensor IR de duas cores da NEC foi escolhido.

O AAM-3 é um míssil ar-ar guiado por infravermelho equivalente ao AIM-9J Sidewinder. É considerado superior ao AIM-9M com maior razão de curva, maior resistência a contramedidas e maior capacidade off-boresight. Está em uso no F-15J, F-2 e F-4EJ.

O AAM-3 pesa 91kg e tem 127 mm de diâmetro e 2,90 de comprimento com uma envergadura de 60cm para ser compatível com o lançador do AIM-9. A ogiva da Komatsu pesa 15kg e a espoleta de proximidade funciona a laser. O alcance é de cerca de 13km.


O AAM-3 é característico pelo canard denteado.


AAM-3 instalado em um caça F-2 junto com o AIM-7M Sparrow.

Mitsubishi AAM-4 (Type 99)

O AAM-4, ou Type 99, é um míssil ar-ar de médio alcance da Mitsubishi para equipar os caças japoneses F-2 e F-15J. O projetado foi iniciado em 1994. A empresa recebeu um contrato para construir 50 protótipos entre 1998-1999. O desempenho é comparável com o AMRAAM ou o dobro do alcance do AIM-7M Sparrow.

O míssil parece uma cópia maior do AMRAAM. Usa o mesmo principio de funcionamento com navegação de meio curso por INS a laser, atualização de posição com datalink instalado no radar e guiamento terminal por radar ativo. O radar usa transmissores semicondutores de alta potência. O processador de sinal avançado tem grande capacidade ECCM.

O comprimento é de 3,7 metros e o diâmetro de 20cm. O diâmetro maior junto com eletrônicos mais compactos aumenta a área do motor. O míssil tem perfil de vôo alto para otimizar o alcance e motor de impulso duplo. A espoleta é por radar ativo e a ogiva adaptativa de acordo com o alvo e direção do impacto. O míssil usa componentes COTS (commercial off the shelf) para reduzir custos.

Propulsão ramjet foi considerada para as futuras versões e a versão superfície-ar chamada Short Range Ship-to-Air Missile System fará defesa aérea a baixa altitude de navios contra alvos de alta velocidade substituindo o RIM-7 Sea Sparrow e com capacidade de atacar vários alvos simultaneamente.


O AAM-4 tem a configuração do AIM-120 AMRAAM mas é maior.


Um F-15J disparando um protótipo do AAM-4.

AAM-4



Mitsubishi
XAAM-5

O XAAM-5 Type 4 é um míssil ar-ar de curto alcance guiado por infravermelho projetado para enfrentar futuras ameaças. O míssil terá maior distância de aquisição, capacidade off- boresight aumentada e melhor IRCCM em relação ao AAM-3. O XAAM-5 substituirá o AAM-3 Type 90 com entrada em serviço é prevista para 2007. Os testes foram iniciados em 2002.


Foto do XAAM-5 de 2001. A configuração lembra o IRIS-T.




Atualizado em 15 de Novembro de 2007


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