Mísseis Ar-Ar Japoneses |
O Japão tem
uma história de produção local de mísseis AIM-9
e AIM7 sob licença dos EUA.
O AAM-1 era um AIM-9E Sidewinder produzido sob licença com cerca
de 350 mísseis produzidos entre 1967 a 1971. O AAM-2 era um projeto
local baseado em um Sidewinder melhorado. O programa foi cancelado em 1977
em favor do AIM-9L que passou a ser produzido localmente desde 1981. Em 1985,
começou a aparecer noticias do desenvolvimento do AAM-3 (Type 90) como possível sucessor do AIM-9.
Em 1986, foi iniciado o desenvolvimento do novo míssil com a Mitsubishi se tornando o contratante principal. O desenvolvimento parece ter terminado em 1990 com entrada em serviço em 1991. Os estudos incluíam o uso de sensor IR, radar ativo e sensor duplo de TV/IR. O sensor IR de duas cores da NEC foi escolhido.
O AAM-3 é um míssil ar-ar guiado
por infravermelho equivalente ao AIM-9J Sidewinder. É considerado superior
ao AIM-9M com maior razão de curva, maior resistência a contramedidas
e maior capacidade off-boresight. Está em uso no F-15J, F-2 e F-4EJ.
O AAM-3 é característico
pelo canard denteado.
AAM-3 instalado em um caça
F-2 junto com o AIM-7M Sparrow.
O AAM-4 tem a configuração
do AIM-120 AMRAAM mas é maior.
Um F-15J disparando um protótipo
do AAM-4.
Mitsubishi XAAM-5
O XAAM-5 Type 4 é um míssil ar-ar de curto alcance guiado
por infravermelho projetado para enfrentar futuras ameaças. O míssil
terá maior distância de aquisição, capacidade
off- boresight aumentada e melhor IRCCM em relação ao AAM-3.
O XAAM-5 substituirá o AAM-3 Type 90 com entrada em serviço
é prevista para 2007. Os testes foram iniciados em 2002.
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