AIM-95 Agile e AIM-82

Os EUA vem estudando mísseis de superagilidade desde o fim da década de 1970. Entre 1968 e 1975, a Naval Warfare Center desenvolveu e testou o XAIM-95 Agile para substituir o AIM-9L. O Agile seria um míssil avançado de combate aéreo com novas tecnologias de vetoramento de empuxo (thrust-vector control), guiamento multimodo e aquisição de alvos.

O programa Agile foi iniciado em 1968 pela US Navy para explorar nova tecnologias de mísseis ar-ar co maior manobrabilidade. Os requerimentos da US Navy eram muita agilidade, alcance mínimo muito curto e grande capacidade off-boresight. Com o programa chamado "QuickTurn", em 1970 foi testado o vetoramento de empuxo (TVC) demonstrando a capacidade de puxar 55g´s em curvas de ângulo de ataque de até 118 graus antes do programa ser cancelado. O projeto AIM-82 da USAF foi até cancelado devido ao sucesso do programa Agile.

Em 1973 a Hughes recebeu a responsabilidade pelo sistema de guiamento e a Thiokol pela propulsão. O sensor seria infravermelho mas um sensor eletro-ótico foi testado e planejado um sensor de radar passivo. Foram realizados milhares de disparos simulados, e testes reais com mísseis e sensores

O programa deveria durar entre 1971 e 1975 para equipar o F/A-18 e o F-14 com uma arma de curto alcance. O projeto foi abandonado devido ao alto custo. A US Navy gastou US$74 milhões no projeto (dólar de 1972). A US Navy continuou a usar o Sidewinder que a longo prazo seria substituído pelo AIM-132 ASRAAM europeu. As características do ASRAAM seriam determinados pelos resultados dos testes chamados de AIMVAL realizados em 1976 e que determinou que os sensores do AIM-95 não trariam muita vantagem em relação a outras variantes do AIM-9.

O Agile usado nos testes pesava 135kg, com diâmetro de 21cm, comprimento de 2,44 metros e envergadura de 30 cm.


Mock-up do Agile.


Detalhes internos do sensor do Agile.

Agile
Seção traseira do Agile.

Agile
O Agile foi testado em lançadores tripos no F-4 Phantom e em lançadores singelos no F-8 Crusader. A carga de vários Agile ao mesmo tempo está relacionada com o grande gasto de mísseis durante o conflito do Vietnã.

Agile
Comparação de tamanho do Agile, Sidewinder e Sparrow.

Agile
Um Agile instalado em um F-14.

Em 1969, a USAF iniciou o projeto do ZAIM-82 "Dog Fighter" para equipar o caça F-15 que estava em estágio conceitual naquele período (projeto FX). O AIM-82 seria um míssil "all-aspect" do tipo "dispare-e-esqueça" com grande agilidade e ângulo de visada de +/- 50 graus. A General Dynamics, Hughes and Philco-Ford receberam contratos de desenvolvimento em abril de 1970, mas o programa foi cancelado em setembro devido aos custos (US$ 90 milhões na época), risco e pressão política. AIM-82 estudo em 1969. Contratos foram dados para a Hughes, Ford e General Dynamics em julho de 1970. cancelado em setembro de 1970 Foi observado que um Sidewinder melhorado daria resultados semelhantes e o programa Agile se tornaria um programa conjunto. A US Navy estava desenvolvendo o AIM-95 para o F-14 com capacidade similar e foi julgado desnecessário a duplicação de esforços. O AIM-95 seria o futuro míssil da USAF e US Navy mas também foi cancelado devido ao alto custo.

AIM-82
Um par de mísseis
AIM-82 na parte anterior da nacele do motor de um desenho inicial do F-15 Eagle. Dois pares teriam instalação conformal como o Sparrow na lateral das entrada de ar dos motores.

A USAF estudou outro míssil ar-ar chamado CLAW (Close Range Attack Weapon), como um míssil de baixo custo com um quarto do peso do Agile. O Agile mostrou que seria bem mais pesado que o Sidewinder. O programa foi cancelado.

A USAF lancou outro programa chamado LCML (Low Cost Lightweight Missile) com a Ford e Raytheon. Foram vários mísseis experimentais testados em 1977. O míssil pesava 36kg com diâmetro de 115m e comprimento de 2metros.

Vários outros programas de testes de mísseis avançados de combate aéreo foram realizados no fim da década de 80 e início da década de 1990 como o Have Thrust (USAF/secreto), Top Hat (USAF/Hughes), Box Office (Loral/Raytheon) e Boa (NWC China Lake).

Atualizado em 15 de Novembro de 2007



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