Os EUA vem estudando mísseis de
superagilidade desde o fim da década de 1970. Entre 1968 e 1975, a
Naval Warfare Center desenvolveu e testou o XAIM-95 Agile para substituir
o AIM-9L. O Agile seria um míssil avançado de combate aéreo
com novas tecnologias de vetoramento de empuxo (thrust-vector control),
guiamento multimodo e aquisição de alvos.
O programa Agile foi iniciado
em 1968 pela US Navy para explorar nova tecnologias de mísseis ar-ar
co maior manobrabilidade. Os requerimentos da US Navy eram muita agilidade,
alcance mínimo muito curto e grande capacidade off-boresight. Com
o programa chamado "QuickTurn", em 1970 foi testado o vetoramento de empuxo
(TVC) demonstrando a capacidade de puxar 55g´s em curvas de ângulo
de ataque de até 118 graus antes do programa ser cancelado. O projeto
AIM-82 da USAF foi até cancelado devido ao sucesso do programa Agile.
Em 1973 a Hughes recebeu a responsabilidade
pelo sistema de guiamento e a Thiokol pela propulsão. O sensor seria
infravermelho mas um sensor eletro-ótico foi testado e planejado
um sensor de radar passivo. Foram realizados milhares de disparos simulados,
e testes reais com mísseis e sensores
O programa deveria durar entre 1971 e
1975 para equipar o F/A-18 e o F-14 com uma arma de curto alcance. O projeto
foi abandonado devido ao alto custo. A US Navy gastou US$74 milhões no projeto
(dólar de 1972). A
US Navy continuou a usar o Sidewinder que a longo prazo seria substituído
pelo AIM-132 ASRAAM europeu. As características do ASRAAM seriam determinados
pelos resultados dos testes chamados de AIMVAL realizados em 1976 e que determinou
que os sensores do AIM-95 não trariam muita vantagem em relação
a outras variantes do AIM-9.
Mock-up do Agile.
Detalhes internos do sensor
do Agile.
Seção
traseira do Agile.
O Agile foi testado em lançadores tripos no F-4 Phantom e em lançadores
singelos no F-8 Crusader. A carga de vários Agile ao mesmo tempo está
relacionada com o grande gasto de mísseis durante o conflito do Vietnã.
Comparação
de tamanho do Agile, Sidewinder e Sparrow.
Um Agile instalado
em um F-14.
Um par de mísseis AIM-82 na parte anterior da nacele do motor de um desenho inicial
do F-15 Eagle. Dois pares
teriam instalação conformal como o Sparrow na lateral das
entrada de ar dos motores.
A USAF estudou outro
míssil ar-ar chamado CLAW (Close Range Attack Weapon), como um míssil
de baixo custo com um quarto do peso do Agile. O Agile mostrou que seria
bem mais pesado que o Sidewinder. O programa foi cancelado.
A USAF lancou outro programa chamado LCML (Low Cost Lightweight Missile)
com a Ford e Raytheon. Foram vários mísseis experimentais testados
em 1977. O míssil pesava 36kg com diâmetro de 115m e comprimento
de 2metros.
2007
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