Firestreak

Firestreak

O míssil ar-ar Fairey Firestreak britânico foi desenvolvido a partir de 1951 pela De Havilland como resposta ao requerimento OR.1117. Era a versão operacional do projeto Blue Jay. A especificação origpnal OR.1056 era muito exigente e foi simplificada no Blue Jay.

O Firestreak entrou em serviço em 1958. Era um míssil de primeira geração com um sensor IR montado em um telescópio com 15 graus de ângulo off-boresight resfriado por nitrogênio suprido pela aeronave. O sensor é coberto por um domo octogonal de vidro e pode ser apontado pelo radar antes do disparo.

A ogiva de 22kg foi instalada ao redor do tubo de exaustão e pode ser acionada por uma com espoleta proximidade infravermelha. O motor Pagpie permite que o míssil atingia 6-8km mas só engaja por trás.

Foi substituído pelo Red Top a partir de 1964 mas ainda foi usado de forma limitada até 1988 por melhorar a aerodinâmica do Lightning. Foi usado pelo Reino Unido, Arábia Saudita e Kuwait no Lightening e na Royal Navy nos Sea Vixen, Javelins e Sea Venon.


Dados Técnicos:
Comprimento      3.18 m
Diâmetro:        0.22 m
Envergadura:     0.7  m
Peso:            136 kg
Velocidade:      Mach 3
Alcance:         1.2/8 km
ogiva:           22,7kg (não oficial)
Fabricante:      Hawker Siddeley

Firestreak

 
O Firestreak equipou os Lightening até 1988. Nunca foi usado em combate.


Um Lightening disparando um Firestreak.



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