IRIS-T-SL

A BGT está desenvolvimento uma variante lançada do solo do IRIS-T chamada IRIS-T-SL (Surface Launched) e IRIS-T-SLS (Surface Launched Standard). O IRIS-T-SL é um novo míssil basedo no IRIS-T que terá um motor mais potente junto com um GPS e datalink aumentando o comprimento de 2.929mm para 3.139mm e o peso de 88kg para 106kg. O nariz é mais pontudo para melhorar a aerodinâmica.  Já o IRIS-T-SLS é um IRIS-T ar-ar lançado de terra com curto alcance.

IRIS-T-SL irá preencher os futuros requerimentos de defesa aérea de médio alcance alemão e terá interface com a rede BMC4I. Será instalado em um veículo qualquer terreno e poderá ser levado pelo A400M. Será compatível com outros sistemas de defesa aérea, terá curto tempo de reação e será lançado verticalmente. 

O míssil foi concebido para ser uma arma secundária de outros sistemas como o Patriot PAC-3, NASAMS (Noruega) ou o MEADS. Em 2004, a Alemanha escolheu o IRIS-T-SL para ser o míssil de defesa aérea de curto alcance do MEADS concorrendo contra o LFK NG. O custo do programa é de US$ 166 milhões com entrada em serviço em 2012. O objetivo do uso dos mísseis IRIST no MEADS é diminuir os custos totais que seria bem maior só com o uso do PAC-3 para cobrir alvos a curta e média distância ficando responsáveis apenas pelos alvos de longa distância e mísseis balísticos. Em 1997, a Alemanha já tinha estudado o uso do IRIS-T como míssil anti-balístico lançado de UAV em um conceito similar ao IBIS israelense.

Com o datalink o IRIS-T-SL poderá atingir alvos a mais de 15km de distância e até mais se receber um foguete adicional de aceleração (booster). O míssil será lançado verticalmente com trancamento após lançamento (LOAL), baseado na trajetória predita do alvo, com dados fornecidos por sensores externos.

O míssil será instalado no lançador vertical OSTAL para ser usado em defesa contra terrorismo, podendo proteger pontes, represas, prédios, instalações nucleares ou qualquer alvo de alto valor contra ataques aéreos.

Para defesa de tropas poderá ser instalado no novo blindado multifuncional em desenvolvimento pela GTK para a Alemanha, Holanda e Reino Unido (seis mísseis por veículo). Também poderá ser instalado em navios.

IRIST SL
O IRIS-T-SL terá um corpo mais largo para receber um motor mais potente.

IRIST SL
Lançador vertical instalado em um veículo 4x4 na posição de tiro.

IRIS-T SL
Lançador OSTAL instalado em um veículo qualquer terreno. O nariz terá uma cobertura para proteger o sensor durante o lançamento. 

IRIST OSTAL
IRIS-T no lançador vertical OSTAL. O OSTAL conta com 6 mísseis e pode ser equipado com o AIM-9 Sidewinder também.


Atualizado em 15 de Novembro de 2007  


Voltar ao Sistemas de Armas


2002-2007 ©Sistemas de Armas
Site criado e mantido por Fábio Castro


     Opinião

  FórumDê a sua opinião sobre os assuntos mostrados no Sistemas de Armas
  Assine a lista para receber informações sobre atualizações e participar das discussões enviando um email
  em branco para sistemasarmas-subscribe@yahoogrupos.com.br