KS-172

Em 1993, a Novastor russa mostrou o míssil ar-ar de alcance ultra-longo KS-172 na feira aérea de Abu Dabi e em Zhukosvsy. Depois não se teve mais nenhuma notícia do projeto. A Rússia não adotou o míssil e optou pelo R-37M da Vympel para equipar o MiG-31M na concorrência do programa ALRAAM. A Novastor tenta cooperar com Sukhoi enquanto a Vympel trabalha com a Mig. O projeto foi iniciado em 1991.

Após o sucesso com o projeto conjunto do míssil anti-navio supersônico Brahmos, a Índia se junto ao projeto KS-172 em 2004 e o projeto renasceu como K-172. O diâmetro do míssil diminuiu. O comprimento do estágio de aceleração foi diminuído, mas mantendo o comprimento total. O fabricante cita que tem vetoramento de empuxo nos dois estágios. O comprimento é de 6 m, o diâmetro de 40cm e a envergadura de 61cm. A Novastor foi contratada para equipar o Su-35 e novo caça russo de Quinta Geração com um míssil chamado K-100 com alcance de 300km derivado do K-172. 


Modelo do KS-172 mostrado em 1993. O comprimento é de 6 metros, o diâmetro de 40cm e pesa 750kg.

KS-172
O míssil mostrado atualmente (KS-172S-1) tem forma diferente e pesa 748kg.

K-100
Imagem do K-100/R-172 mostrada no Maks 2007 como parte do armamento do Su-35BM.

O KS-172 é considerado um míssil anti-AWACS ou “AWACS Killer”. Foi projetado para atacar alvos de altíssimo valor como aeronaves de alerta antecipado (AWACS), JSTARS, reabastecimento em vôo e patrulha marítima sem que a aeronave lançadora tenha que passar pelas escoltas. Outros alvos são aeronaves de reconhecimento, guerra eletrônica, mísseis cruise e mísseis SAM e ar-ar de outros caças. O radar N-011M Bars (leopardo da neve) do Su-30MKI indiano deve dar a capacidade de guiamento necessária detectando alvos grandes a mais de 300km.

O míssil também é chamado de AAM-L, ou Izdeliye 172, ou R-172 e atualmente K-100 desde julho de 2007. O padrão de vôo é similar ao AIM-54, subindo a uma altitude de até 30 km na fase de aceleração e com velocidade terminal de Mach 4. O alcance deve chegar a 400km na versão russa e 300km na versão KS-172S-1 de exportação. Os alvos podem estar voando entre 3 metros a 30km de altura, voando até 4000km/h e manobrando até 12g.

O sistema de guiamento é inercial com atualização por datalink na fase inicial e radar ativo na fase terminal . O radar é o Shayba AGAT 9B-1103M derivado do radar do R-27M com maior diâmetro. O alcance é de 40km.
Talvez possa ser guiado pelo radar de aeronaves de alerta antecipado. A espoleta de proximidade por radar aciona a ogiva de cerca de 50kg.

A Novastor também planejava uma versão anti-satélite (ASAT). O Su-27 e suas variantes seriam a plataforma lançadora com guiamento a partir de estações em terra.


O KS-172 é derivado do segundo estágio do míssil 9M83 do sistema de defesa anti-mísseis balísticos S-300V da Novator (SA-12 Gladiator). As barbatanas traseiras e o primeiro estágio acelerador são diferentes. O KS-172 já foi disparado em testes sem os sistemas de guiamento e apenas com piloto automático para voar a fase inicial.

KS-172
Um modelo do Su-35 foi mostrado em público com dois KS-172S-1, variante de exportação da versão oferecida para a Força Aérea Russa. A versão mostrada em 1993 tinha diâmetro do nariz menor, agora com diâmetro constante e barbatanas da cauda em cruz mais curtas e corda mais longa. O Su-35 é capaz de levar até cinco míssil de alcance ultra-longo como o KS-172.

Atualizado em 15 de Novembro de 2007


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