Tien Chien I e II



Durante a apresentação do caça AIDC F-CK-1 Ching-Kuo em dezembro de 1988 foi confirmado por Taiwan o desenvolvimento de um míssil ar-ar guiado por radar de médio alcance. Dois mísseis Tien Chien II estavam sendo levados no centro da fuselagem da aeronave. O Thien Chien II foi mostrado em público em Le Bourget em 2001.

Desde a década de 80 que a empresa Chungshan Institute of Science and Technology Second Institute (CSIST) de Taiwan está desenvolvendo o míssil ar-ar de médio alcance Tien Chien II (TC-II) (Espada Celeste 2). Assim, Taiwan conseguiu entrar para o seleto clube de paises com projeto de mísseis da classe do AMRAAM. O TC-II irá equipar o caça F-CK-1 Ching Quo (IDF - Indigenous Defense Fighters). Não se sabe se será adaptado ao F-16.

O TC-II está equipado com um motor foguete de combustível sólido de dois estágios (aceleração e sustentação), fazendo o míssil atingir uma velocidade de Mach 4. O alcance é de 60-90km.

O TC-II é equipado com um radar ativo operando na banda X baseado no modelo da Raytheon que competiu no programa AMRAAM. O alcance do radar é de cerca de 25-40km. O míssil tem três modos de guiamento, incluindo capacidade "home-on-jam". A navegação de meio curso é por INS e datalink. O radar do F-CK-1 permite atacar dois alvos no modo "busca enquanto varre" )TWS). O míssil é disparado ejetado ou a partir de trilho. A ogiva de 22kg tem um raio letal de 12 metros sendo acionada por espoleta de proximidade ou contato.

Já foram realizados cerca de 15 testes e mais de 400 mísseis foram produzidos desde 1994. Parece que a produção será limitada depois da liberação da venda do AIM-120 pelos EUA. No ano 2000, um F-CK-1 derrubou dois de quatro drones alvos acompanhados pelo radar.

O TC-II é considerado superior as ultimas versões do AIM-7 Sparrow. Para garantir a destruição do alvo os caças F-16 de Taiwan precisam disparar dois Sparrow sendo que apenas um TC-II é necessário para cumprir a missão, sendo considerado mais custo-efetivo. Junto com o F-CK-1, Taiwan passou a ter capacidade de interceptar alvos a média distância com capacidade "dispare-e-esqueça".

Está sendo estudada uma versão de lançamento vertical para equipar as fragatas Kang Ding e uma possível versão terrestre. A versão anti-radar Tien Chien IIA está em desenvolvimento com testes iniciados em 1999 e prestes a entrar em operação.


O TC-II foi instalado apenas o caça F-CK-1 Ching Quo. Dois mísseis podem ser levados em linha na fuselagem.


O TC-II tem um comprimento de 3.6 metros, diâmetro de 19 cm e pesa 183kg sendo um pouco maior que o AMRAAM.

Tien Chien
Lançamento de um Tien Chien II por um F-CK-1.


Teste de um TC-II.

TC-II
TC-II

Fotos do TC-II no cabide central da fuselagem. Na foto inferior é possível perceber a antena do datalink com um protetor.


Thien Chien I

O míssil Thien Chien I foi tornado público em 1986 quando foi anunciado o primeiro disparo do míssil a partir do F-5. O programa foi iniciado na década de 1980 e entrou em produção em 1991.

O Thien Chien I é um míssil ar-ar guiado por infravermelho com configuração similar ao Sidewinder.
O míssil pesa 90kg, tem diâmetro de 13cm e 2,87 metros de comprimento.

Em 1997 foi oferecida uma versão para exportação chamada 1997. Um pedestal com quatro mísseis foi instalado em um HUMVEE.



O Tien Chien I é um míssil ar-ar de curto alcance guiado por infravermelho. Foi baseado o AIM-9N Sidewinder. 

Antilope Tien Chien I
O Tien Chien I tem uma versão superfície-ar com conceito similar ao Chaparral chamado Antilope. O lançador usa rodas e é usado junto com o sistema de controle de tiro Skyguard que também guia canhões de 35mm.


Teste de um Tien Chien I.

Atualizado em 30 de Janeiro de 2007



Voltar ao Sistemas de Armas


2004-2007 ©Sistemas de Armas
Site criado e mantido por Fábio Castro

    Opinião

  FórumDê a sua opinião sobre os assuntos mostrados no Sistemas de Armas
  Assine a lista para receber informações sobre atualizações e participar das discussões enviando um email
  em branco para sistemasarmas-subscribe@yahoogrupos.com.br