Viper e Tirailleur

Em 1969 a Dornier e BGT alemãs, junto com empresas norueguesas, iniciaram o desenvolvimento do míssil ar-ar Viper para substituir o AIM-9B Sidewinder. O Viper teria um sensor melhorado, mais sensível, com ângulo de visada maior, e maior razão de acompanhamento. Teria maior alcance com melhor aerodinâmica e motor mais potente em relação ao AIM-9B. Poderia fazer busca autônoma ao invés de só apontado pelo radar. O Viper deveria voar em 1975 e entrar em serviço no F-4F e MRCA (futuro Tornado) em 1977. Foi cancelado em 1974 e substituído pelo programa AIM-9L, mas o Viper ainda seria superior em vários aspectos.

Viper
Mock-up do Viper.

O missil ar-ar da  Tirailleur da Dornier seria um míssil avançado desenvolvido entre 1977 a 1980. Não tem superfícies de controle e faria "body lift" para sustentação apoiado por oito strakes ao longo da fuselagem. Seria movimentado por vetoramento de empuxo no escape do motor. Teria versão com guiamento infravermelho e foi investigado o uso de um radar miniaturizado. O programa não foi adiante.

Tirailleur
Detalhes do Tirailleur e seu vetoramento de empuxo.



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