DASH - (Display And Sight Helmet)



Em 1984 a Elbit israelense iniciou o trabalho com o visor montado no capacete DASH
(Display And Sight Helmet), agora conhecido como DASH Generation I Mk.222A e baseado no capacete HGU-22/P. Era um requerimento para um HMS de primeira geração para o F-16 e F-15. Os testes foram em 1986 com um F-15D antes da entrada em serviço do Python 4.

O DASH permite que o piloto voe com a cabeça para cima, sem olhar na cabina. O mostrador projetado na viseira aponta armas e mostra dados de vôo sem precisar olhar no cockpit ou HUD. É usado para disparar mísseis HOBS (High Off Boresight) como o Python 4. Com apoio de um INS pode apontar armas e sensores ar-superfície. O piloto tem um feedback no visor se adquiriu o alvo e pode apontar o alvo para um segundo tripulante. O DASH também ajuda em vôo em formação, principalmente em mau tempo, vôo a baixa altitude, mostrar fotos e mapas.


O DASH tem resolução de 500 linhas. Usa um campo magnético fraco com imã do tamanho de um maço cigarro no arco do canopí para saber onde o piloto está olhando. O sensor no capacete mede o campo magnético e calcula a linha de visão. A simbologia é integrada com os aviônicos e o tempo de resposta é de 100 a 150 milisegundos para evitar confusão. O DASH aponta sensores e armas e pode ser usado em operações ar-superficie e navegação.

Em 1988, a Elbit iniciou o projeto do DASH de terceira geração (Gen III) produzido a partir de 1989 e baseado no capacete HGU-55/P. O DASH II foi pouco produzido. O DASH III é mais leve (1,8kg), mais compacto e mais confiavel. Usa um CRT de 12,7mm com campo de visão de 22 graus no olho direito mostrando dados de vôo e designação de alvos. A cobertura de acompanhamento é de ±160º em azimute, ±70º em elevação e ±60º em inclinação. O tempo entre falhas (MTBF) é de 2.000 horas.


O DASH 4, de quarta geração, tem gravador de vídeo, rastreador melhorado e capacidade de modernização. É a versão atual em produção. Mais de 500 foram vendidos desde 1997.

A Elbit já vendeu mais de 5.500 capacetes DASH para 30 países. O DASH-4 está equipando os novos F-16I israelense. O DASH também é a base do JHMCS que equipara os caças americanos. O DASH está em uso no F-4, F-15, F-16 de Israel e Cingapura, F/A-18, MiG-21 LanceR romeno e MiG-21 croatas, F-5E Tiger III e F-16 chilenos e Kfir do Equador equipados com o Python 4. Israel usa o DASH nos seus helicópteros pesados CH-53 Ya´sur com HUD miniaturizado.

O DASH vai equipar os AMX da Venezuela (cancelado) e FAB e os F-5EM/FM da FAB e já testou nos simuladores. O Chile vai instalar nos seus novos F-16 para apontar o Python 4 já em uso nos seus F-5 Tiger III. Com a combinação DASH e Python 4, os F-5 Tiger III vem consistentemente derrotando facilmente os Mirage 2000 da L'Armée de l'Air Francesa e F-16 da USAF em exercícios simulados.


DASH de primeira geração.


O DASH inclui caixas pretas na cabina.

DASH

DASH

Simbologia do DASH.


Detector do DASH preso ao canopy do F-5EM da FAB.


Próxima Parte: HMS/D americanos

Atualizado em 14 de Setembro de 2007


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