IDM -
Improved Data Modem

O Improved Data Modem (IDM) MD-1295/A foi desenvolvido originalmente pela Innovative Concepts para a US Navy. No inicio de 1990 entrou em serviço a primeira geração. Em 1999 iniciou a segunda geração também disponível para outros países também e uso comercial.

O IDM faz conexão ponto a ponto na primeira geração para datalinks como AFAPD, IDL, MDS e TACFIRE para apoiar missões de apoio aérea aproximado da USAF e países aliados. Depois passou a ser usado em plataformas de vigilância.

A segunda geração usa conexão em rede, com dados baseados em TCP/IP e continua sendo compatível com outros datalinks já em uso e aceita Joint Variable Message Format (JVMF). A dupla de modem-radio IDM- SINCGARS DIP/PLGR é a rede mais baixa das forças terrestre sendo usado para identificação de combate. O IDM interconecta até quatro rádios separados com HF, UHF, VHF e SATCOM. Apenas um canal é usado de cada vez.

O US Army usa o IDM para transmitir dados do JSTASR para centro de comando, estação terrestre GSM e helicópteros de ataque. O AH-64D Longbow Apache mostrou a capacidade de transmitir dados em vôo via IDM para o E-8 a 240km em setembro de 1994. Foram trocados mais de 30 textos com mensagens de apoio de fogo via radio AM-UHF seguro.

O IDM passa dados do AH-64D Longbow Apache para o AH-64CD, OH58D, AVTOC, e Centros de comando. Os 128 alvos adquiridos pelo radar Longbow ao varrer o campo de batalha podem ser distribuídos para outras aeronaves de uma vez só.

O módulo IDM pode receber GPS, receptor-transmissor, placa de vídeo, modulo de criptografia ou modem adicional. Cada modem tem dois canal duplos com 16kpbs.

O IDM é fabricado pela Symetrics Industries desde 1993 e já entregou mais de 2000 unidades na configuração 301 ou 302.


O IDM MD-1295/A (IDM 302) pesa 6,3kg, tem dimensões de 22,8 x 18,8 x 13x5 cm, demonstrou 6.200 horas sem defeito, tem vida útil de 20 anos. Opera com rádios FM/AM VHF e HF e equipamentos criptográficos em quatro canais de duas vias. O IDM é usado para passar dados de alvos nas aeronaves americanas desde da década de 90. Tem porta digital, analógica e digital segura, com meio KY-58 de criptografia. É usado para protocolos TACFIRE, AFAPD, MTS (Marine Tactical Systems) e MIL-STD-188-220 Intraflight DataLink (IFDL). Tem interface com rádios ARC-164, ARC-182, ARC-186, ARC-201/201D, ARC-210 e PSC-5 e três slots SEM-E módulos adicionais.

O US Army comprou mais de 3.600 para para cada plataforma aérea digitalizada. É usado nos E-8 JSTARS, O/A-10 Thanderbolt, F-16, EA-6B Prowler, E-2C e helicópteros do US Army como o AH-64D Apache Longbow, OH-58D, UH-60Q além do A2C2S. Também equipa o WAH-64D, Jaguar britânico e vários UAVs.

O IDM é usado como  IFDL, SADL, SEAD, CAS, FAC, operações especiais, combate aereo e Comando e Controle.

O JSTARS usa o IDM conectado a quatro rádios SINCGARS e permite interoperabilidade com sistema de comando do US Army (A2C2S) e helicópteros Apache. O IDM ainda não passa dados direto para o A2C2S e Apache. Caças equipados com o IDM também poderão ser apoiados e passar dados do Apache para o E-8.

O datalink SADL (Situation Awareness Datalink) informa o piloto de posições de plataformas amigas, tropas amigas no solo e ameaças SAM.

Para supressão de defesas (SEAD) o IDM passa dados para os F-16CJ Block 50 equipados com míssil HARM. O piloto vê no HUD mensagens de recebimento, localização do alvo, pontos de referencia e onde não disparar. Antes era usado canal de voz que durava muito tempo para entrar dados manualmente. Com IDM leva milisegundos para realizar a tarefa.

Em abril de 1999, caças F-16 da USAF levantaram vôo para atacar defesas aéreas Sérvias. Os F-16 Block 40 estavam equipados com o LANTIRN, NVG e datalinks IDM e armados com bombas guiadas a laser. Os F-16 Block 50 estavam equipados com casulos HTS e mísseis AGM-88 HARM. Os dois não podiam trocar dados de alvos, e tinham dificuldade de manter formação. Os dados dos alvos detectados pelo HTS eram passados por voz para serem atacados pela bombas o que demorava muito. Os F-16 agora terão equipamentos que os tornam interoperáveis e todos poderão levar casulos de navegação e ataque.

O IDM foi testado em UAV como datalink para passar imagem. Já foi demonstrado com BQM-155 Hunter com sistema ESM Litton LT-100 e passou dados de emissores para caça F-16 Block 50 para missão SEAD.

Os F-16CJ também operam com RC-135 Rivet Joint e EA-6B Prowler como fonte de detecção de emissores, passando os dados pelo IDM.

O IDM foi usado para apoio aéreo aproximado na Bósnia. O sistema foi chamado "Sure Strike". O IDM criava uma rede com a OTAN e controlador aéreo avançado (FAC) para passar posição de GPS do alvo direto no computador do F-16, mostrado no HUD, ou apontando o LANTIRN. O piloto ouve sinal que entrou dados do IDM. O F-16 pôde disparar bombas burras com quase a mesma precisão de bombas guiadas a laser.

O FAC aponta o laser para o alvo e determina a localização. Os dados são passados por rádio VHF ou UHF, incluindo localização da equipe para caça próximo.

O piloto pode atacar com qualquer arma e passa a se concentra no alvo, ao invés de procurar alvos, e pode disparar sem tocar nos comandos e se concentrar na defesa procurando mísseis SAM inimigos ou artilharia antiaérea.

O projeto "Gold Strike" ou "Rapid Targeting System (RTS)" passa foto do alvo e recebe foto do LANTIRN para confirmar alvo e evitar fratricídio. O "Gold Strike" tem o objetivo de passar imagem para F-16C Block 40 com placa de vídeo integrado no IDM e usa FAC equipado com telêmetro Mark 7, GPS portátil, e rádios AM/FM AN/PRC-113 ou 117 UHF/VHF para transmitir a posição do alvo. O CEP é de 75 metros a 10km com o telêmetro laser

O IDM MD-1295/A pode armazenar e receber 20 imagem comprimidas e leva 40 segundos para transmitir uma imagem. O uso de vídeo diminui o tempo de aquisição do alvo de 20 minutos para 2 minutos, diminui os danos colaterais e risco de fratricídio. Foi usado na Bósnia.

Nos F-16AM MLU europeus, o IDM é usado como Intra-Flight Data Link (IFDL) com até quatro aeronaves transmitindo e recebendo mensagem em frequência comum de UHF ou VHF. O piloto troca posição de alvos com outras aeronaves ou estação em terra também equipada com IDM, por radio VHF e UHF.

No modo ar-ar um símbolo do alvo com altitude pode ser trocado entre os caças. Alvos desconhecido é mostrado na forma de um meio quadrado vermelho, alvo amigo é um meio círculo verde. Os símbolo tem uma seta mostrando a direção do alvo. Os dados são mostrados no HSD que mostra outros dados como mísseis SAM, aeronaves amigas e inimigas e alvos. Até oito caças equipados com IDM podem estar conectados simultaneamente.

As informações são limitadas comparadas com as obtidas com o Link 16, mas ainda com vantagem de não usar voz e é bem mais barato. Os F-16 Block 52 gregos estão equipados como IDM e poderão se comunicar com o EMB-145H Erieye a até 185km.

Novas mensagens recebidas são avisadas com som no fone de ouvido e mostrada no HUD e MFD. Com um aperta de botão e é mostrada no HSD. A simbologia IFDL é mostrada por no máximo 13 segundos. Nos primeiros 8 segundos a simbologia fica constante e passa a piscar para reiniciar outra transmissão. O líder pode operar o radar e o ala ou outros membros da esquadrilha podem ver o mesmo que o líder. O inimigo pode pensar que é apenas um caça e não outros três.

Os datalinks diminuem o volume e vulnerabilidade do trafego de rádio. O rádio é usado para coordenar táticas em VHF e conversar como AWACS em UHF. O IDM transmite em curto período e é mais difícil de ser interferido.

O modo "Automatic Target Hands-Off Ssystem (ATHOS)" é usado para apoio aéreo aproximado. O ATHOS passa dados de alvos em terra mostrados na forma de um asterisco no HSD. Sabendo as coordenadas do alvo é possível apontar um míssil Maverick, o radar ou o LANTIRN. No modo ar-ar pode apontar o radar, FLIR e mísseis.


Cabine do F-16MLU. O primeiro F-16MLU voou em abril de 1995 e vai receber o Link 16 na modernização M3. O Link 16 dará maior área de cobertura para consciência da situação.


Indicação de chegada de mensagem no HUD do F-16MLU.


Exemplo de simbologia do mostrador multifuncional do F-16MLU.

O IDM também recebe três mensagens de textos de estação em terra com equipamento compatível. O comando fica no acelerador com o botão usado para transmitir para terra ou ar. As informações ar-ar consistem de posição, altitude, velocidade direção, numero na esquadrilha e alvo. As informações ar-solo consistem de pontos de baliza, alvos do Penguim ou cursor FCR. As informações mostrados no HSD selecionando ADLINK (OSB 16) ou GDLINK (OSB 17) no controle de páginas do HSD.


O PCIDM (MIL-STD-188-220B) foi testado no AH-64D e é compatível com a internet tática.

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