SLAM - Submarine-Launched Air Missile System

O SLAM foi desenvolvido pela empresa britânica Vickers no fim da década de 70 e início da década de 80 para satisfazer as necessidades dos submarinos de um armamento de curto alcance efetivo contra navios de superfície e helicópteros. O sistema usava o míssil Blowpipe já em uso pelo Exército britânico.

Na época ele foi desenvolvido para operar nos submarinos da classe Oberon e em submarinos de 500-1100 toneladas onde a tarefa de ataque de superfície poderia ser valiosa. O SLAM permitia ao submarino atacar barcos pequenos como barcos patrulhas e hovercraft e helicópteros, sem gastar torpedos no caso de alvos na superfície. Além disso, poderia causar danos seletivos em navios mercantes.

Instalação do Sistema

O lançador leva seis mísseis Blowpipe ao redor de uma central eletrônica que contém  parte do equipamento de controle do míssil, câmera de TV e sistema de estabilização para o lançador estabilizado.

Poderia ser colocado em submarinos novos ou em submarinos já construídos como parte de uma modernização.

O equipamento de controle no COC do submarino consiste em um display de operador, suprimento de força e unidade de controle para a TV e controle do servo do lançador. Sistemas BITE estavam adicionadas no sistema para serviços de rotina e checagem rápida do sistema sem a necessidade de especialistas. Havia provisão para rearmar os lançadores usados e a quantidade dependeria da especificação do usuário.

Operação e Treino Simulado

A aquisição de alvos é conseguida pelo periscópio de busca sendo o lançador automaticamente alinhado com o alvo em azimute. O operador localiza o alvo por meio de controle de elevação e toma o controle do lançador apertando um botão no manche, liberando o periscópio para vigilância geral. Após o disparo, o míssil é rastreado visualmente através do sistema de TV até o alvo usando o mesmo botão no manche.

Havia disponibilidade de uma versão de treino baseado em terra. O disparo do míssil poderia ser simulado junto com um sistema de rastreio e controle real do lançador. Sistemas de vídeo gravadas anteriormente seriam usadas para facilitar o exercício junto com meios para simular o movimento do navio e alvos sintéticos gerados artificialmente.

O sistema foi instalado nos três submarinos israelenses da classe Agosta francês.

Especificações

Ambientais
Vento acima de 37km/h
Choque de ondas acima de 2390 kg/m2
Temperatura 0-55 graus C
Pressão da água sem proteção do navio 7000kg/m2
Estado do mar acima de 4

Desempenho
Choque: Padrão da RN
Vibração: Especificação britânica DEF 133S
Movimento do navio: +/- 10g em 6s
Razão de rastreio: 10 graus/s
Razão de giro: 40 graus/s
Ângulo de giro: 360 graus
Ângulo de elevação: -10 e +90 graus
Acurácia: Posicionamento espacial de +/- 1/2 grau

Míssil Blowpipe:
Comprimento 1,39 m
Diâmetro 7,6 cm
Envergadura 27,5cm
Peso do Míssil 11kg
Teto efetivo 2.000m
Alcance efetivo 3-4km
Velocidade Mach 1.5


Os testes do SLAM foram feitos no HMS Aeneas com sucesso



Voltar ao Sistemas de Armas

 


2001 ©Sistemas de Armas
Site criado e mantido por Fábio Castro


     Opinião

  FórumDê a sua opinião sobre os assuntos mostrados no Sistemas de Armas
  Assine a lista para receber informações sobre atualizações e participar das discussões enviando um email
  em branco para sistemasarmas-subscribe@yahoogrupos.com.br