Embarcações Fluviais da Marinha


Classe Pedro Teixeira

Os Navios Patrulhas Fluviais (NaPaFlu) da Classe Pedro Teixeira foi construída no AMRJ. Entraram em operação em 1973. Levam dois LCVP (Embarcação de Desembarque de Viatura e Pessoal) armados com uma metralhadora 7,62mm. Os NPaFlu classe Pedro Teixeira possuem um alojamento com capacidade de transporte de um pelotão (30 troapas) abaixo do convés, possuindo ar condicionado e beliches. É possível transportar 50 fuzileiros navais diminuindo o conforto, inclusive por tempo prolongado. Já chegou a transportar uma companhia (mais de 100 tropas) para o Exército em missões administrativa, por período mais curto, e comprometendo as operações aéreas. Pode levar um helicóptero SAH-11 Esquilo com um hangar de cobertura de lona.

Deslocamento: 690 toneladas
Velocidade: 16 nós
Dimensões: 63,5 x 9,7 x 1.70 metros

Armamento:
1 x 40mm L/70 Bofors
4 x 12,7mm
2 x morteiro de 81mm combinado com uma metralhadora 12,7mm
2 x 7,62mm

Eletrônicos: Radar: 2 x Decca de navegação
Propulsão: 2 MEP-M.A.N. V6V16/18 TLS diesel, duas hélices; 3.840 bhp
Alcance: 6.800 milhas a 13 nós
Tripulação: 6 oficiais, 52 recrutas e ate 80 fuzileiros


P-21



Um Esquilo pousa em um navio de patrulha fluvial Classe Pedro Teixeira.

Classe Roraima

Os três Navios Patrulhas Fluviais (NaPaFlu) da Classe  Roraima foram construídos pelo estaleiro MacLaren Estaleiros e Serviços Marítimos S.A ( P-30 Roraima, P-31 Rondônia e P-32 Amapá). Os entraram em serviço entre 1975-1976.  Operam na flotilha do rio Amazonas. Leva um LCVP armado com uma metralhadoras 7,62mm. Uma licitação ganha pela Volvo-Penta  irá remotorizar os NPaFlu classe “Roraima”.

Deslocamento: 340 toneladas
Velocidade: 14,5 nós
Dimensões: 46,3 x 8,45 x 1,37 metros

Armamento:
- 1 x 40mm Bofors
- 4 x metralhadoras 12,7mm em reparos singelos
- 2 morteiros 81mm combinada com duas metralhadoras 12,7mm
- 2 x metralhadoras 7,62mm em reparos singelos
Eletrônicos: dois radares de navegação
Propulsão: 2 MEP-M.A.N. V6V16/18 TL diesel; 2 hélices; 1,824 bhp
Alcance: 6.000 milhas a 11 nós
Tripulação: 9 oficiais e 31 marinheiros


P-32 Amapá.



O futuro Navio de Transporte Fluvial, ou Navio de Desembarque Fluvial, é um transporte regional construído pelo Estaleiro ERIN que foi abandonado. O casco foi adquirido pela MB e adaptado ao transporte de tropas. A capacidade de transporte será de 250 tropas. O calado é de 3,0-3,5 metros. Em uma operação RIBEIREX foi testado o uso de uma embarcação similar, com o uso da embarcação civil "Manoel Monteiro", que transportou 200 militares do CFN e do EB.

Monitor Parnaíba

Foi construído no AMRJ e entrou em serviço em 1938 sendo o navio mais antigo da MB. Tem blindagem lateral e superestrutura de 3 polegadas. O canhão de 76mm e os dois canhões Boford 40/60 foram trocado por quatro de 40mm 40/70 das fragatas Niterói na modernização de 1998/1999.  As caldeiras foram substituídos por motores diesel

Deslocamento: 620 toneladas/720 carregado
Velocidade: 12 nós
Raio de Ação: 1.350milhas a 10 nós
Autonomia: 16 dias
Dimensões: 55,0 x 10,1 x 1,6 metros

Armamento:
- 1 reparo singelo de canhão 76mm
- 2 x 40mm Bofors Mk 3 em reparo geminado
- 6 x 20mm Oerlikon Mk 10

Radar Furuno 3600 navegação e Decca
Propulsão: 2 caldeiras Torncroft com 1.500hp. Tripulação: 90 total



U-17 Parnaíba.


Outra foto do U-17.


O G-17 POTENGI é um navio tanque fluvial que e entrou em serviço em 1938. É usado na Flotilha do Mato Grosso. Desloca 600 toneladas a plena carga e pode levar 450 toneladas de combustível. As dimensões são 54,5 x 7,5 x 1,8 (metros) e a velocidade é de 10 nós. Tem19 tripulantes.


O G-15 PARAGUASSU é um transporte de tropas usado na Flotilha do Mato Grosso. Tem  43 tripulantes e pode levar 178 tropas. Está armado com 6 metralhadoras 7,62 mm.


As Lanchas de Ação Rápida (LAR) foi projetada pela EMGEPRON. É construídas pela Base Naval de Val-de-Cães. A LAR, projetada para aplicações militares e civis, é uma lancha aberta, feita de alumínio, possui pequeno calado, pode operar em alta velocidade (35 nós) e tem autonomia de 400 milhas marítimas. O motor é externo tipo Volvo-Penta com rabeta e 260 HP. Está armada com uma metralhadora 7,62mm na proa. Projetada em 1997 é usada para movimento de tropas navio-terra. Pode levar 13 fuzileiros navais equipados, mais o artilheiro e piloto.


LAR.


Embarcação de desembarque LCM em uma operação ribeirinha. AMB tem cerca de 60 EDVP (embarcação de desembarque de veículos e pessoal). 11 EDVP foram transferidas pela US Navy, 28 construídas no Japão e 30 aqui. A MB também opera 9 LCM-6 e 6 LCM-8 chamados de EDVM - Embarcações de Desembarque de Veículos e Pessoal . As 3 EDCG (embarcação de desembarque de carga e pessoal (LCU)) foram  construídas aqui.

Classe Piratini

Fabricados entre 1970 a 1971 no AMRJ
(Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro), foram baseados no projeto WPB classe Cape da USCG e financiados pelos EUA. O morteiro é geminado com uma metralhadora e foi substituído em 1985 por um canhão de 20mm Oerlikon Mk 10. Passados para a força fluvial. P-11 e P15 passados para a Flotilha de Mato Grosso na base de Landário. O projeto sempre considerou o uso em rios.

Deslocamento: 105 toneladas
Velocidade: 18 nós
Dimensões: 28,9 x 6,1 x 1,55 metros
Armamento: 3 metralhadoras 12,7mm  e um morteiro 81mm.
Eletrônicos: Radar Decca RM 1070A de navegação
Propulsão: 4 Cummins VT-12M diesel; 2 hélices; 1,100 bhp
Alcance: 1.000 milhas a 15 nós e 1.700 milhas a  12 nós
Tripulação 2 oficiais e 14 marinheiros

Navios:
P-10    PIRATINI  (ex-PGM 109)
P-11    PIRAJÁ  (ex-PGM 110)
P-12    PAMPEIRO  (ex-PGM 118)
P-13    PARATI  (ex-PGM 119)
P-14    PENEDO  (ex-PGM 120)
P-15    POTI  (ex-PGM 121)


P-13 Parati.

Classe Graúna

O programa original dos NaPa (navios patrulhas) foi anunciado em 1986 para construção de oito embarcações de patrulha de 450 toneladas e quatro de 1.000 toneladas para patrulha da zona econômica exclusiva e SAR. Estava planejado a construção de 12 Navios de Patrulha Oceânica (NaPaOc), 12 Navios de Patrulha Costeira (NaPaCo) e 12 Lanchas de Patrulha Costeira e de Interior.

As duas primeiras embarcações tipo NaPaCo eram projetos mais modestos comprados em 1987 da Vosper QAF de Singapura. O segundo par foi comprado em 1990 de um estaleiro nacional e o terceiro par em 1993. O quarto par foi comprado em 1994. O P-48 e P-49 foram comprados do INACE (Industria Naval do Ceará S.A.) em 1996. Mais dois pares comprados da Alemanha em 1996. O contrato original com o Estaleiro Mauá foi cancelado em 1992 devido aos atrasos. O navio foi terminado no Arsenal da Marinha. Leva uma lancha RIB com capacidade de 10 marinheiros. Foram construídos 12 unidades no total.

Deslocamento: 213-263 toneladas
Velocidade: 24,3 nós
Dimensões: 46,5 x 7,5 x 2,3
Armamento:
- 1 x 40mm/70cal Bofors 40L/70
- 2 x 20mm/90cal Oerlikon GAM-B01

Eletrônicos: Radar Decca 1290A de navegação

Propulsão: 2 MTU 16V 396 TB94 diesel; 2 hélices; 6.688 bhp
Alcance: 2.200 milhas a 12 nós
Autonomia: 18 dias
Combustível: 23,25 toneladas
Tripulação: 4 oficiais e 24 marinheiros

P-40.


P-62 Bocaina. Foram recebidos 7 varredores de minas classe River do Reino Unido em 1998 por US$10 milhões. A classe Bracuí tem casco de aço e o calado é ideal para operar nos rios da Amazônia. A baixa velocidade (14 nós) o tornam lentos para a missão.


Próxima Parte:  Batalhão de Operações Ribeirinhas


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