Embarcações Fluviais Americanas Pós-Vietnã

Depois do conflito do Vietnã os EUA continuaram a usar várias embarcações para operações fluviais. A grande maioria eram embarcações rápidas que também realizavam operações costeiras.

O LCPL foi substituído 1983 pelo Seafox, depois substituídos pelo RIB de 24 pés no fim de 1987. As embarcações atuais de infiltração e extração de curto alcance dos Seal são o RIB, CRRC e HSB.

Os SBT (Special Boat Teams), ex SBU a partir de outubro de 2002, atuaram na Guerra do Golfo em 1991 com cinco HSB e RIB. Realizavam interdição noturna evitando infiltração de tropas na Arábia Saudita. Em 2001 interditou o Paquistão na operação Enduring Freedom com o SBT-20. Os SBT também atuaram no Kuwait em 2003.

O Seafox "Spider One" era uma embarcação de alta velocidade, com dois motores diesel de 900hp, para apoiar operações dos SEAL em inserção de curto alcance. Foram entregues a partir de 1981. A designação oficial é SWCL (Special Warfare Craft Light).

Sua missão primaria era infiltração e extração além do horizonte de equipes SEAL. Opera em águas rasas de até 1 metro de profundidade e alcance de 300 milhas em mar aberto. Pode ser rebocado em trailer ou transportado por aeronave C-130 ou navio anfíbio.

Foi projetados sem ângulos retos para diminuir o RCS, sendo, provavelmente, a primeira embarcação furtiva. A furtividade inclui tinta não metálica, interior do compartimento do motor com proteção anti-radar, radar e ponte coberta com RAM e exaustor silenciado e descarga debaixo da água.


O Seafox pesa 9,6 toneladas vazio, tem comprimento de 12 metros, 3,3 metros de boca e 90 cm de calado. Atinge 32 nós e tem três tripulantes.

Está armado com duas metralhadoras M-60 na proa e duas Browning M2HB .50 na popa. As vezes um lança-granadas Mk-19 é instalado no lugar de uma .50. Os equipamentos incluem radar de navegação LN-66, rádios HF, VHF e UHF, IFF e detetor radar AN/APR-39.

Foi usado na invasão de Granada em 1983 na operação Urgent Fury para reconhecimento de praia e no Golfo Pérsico em 1987-1988. As falhas para operar em mar agitado o transformou em embarcação de treinamento, como ataque simulado as frotas oceânicas.


O Rigid Inflatable Boat (RIB) tinha dois modelos, de 24 e 30 pés. O alcance era de 170 e 200 milhas respectivamente, velocidade de 25 e 35 nós, capacidade de 3 tripulantes e 4 e 8 Seal. Estava equipado com duas estações de armas.


RIB de 24 pés.


O novo RIB que substituiu os modelos de 24 e 30 pés, é caracterizado pela alta velocidade e capacidade qualquer tempo. Tem a missão primaria de inserção e extração de SEAL. Foram entregues a partir de 1997 com 70 produzidos. É mais silencioso, rápido e tem maior alcance para transportar um grupo inteiro de SEAL (oito). Produz menos jato de água e entrega as tropas secas. Tem três tripulantes, alcance de 200 milhas e duas estações de armas.


A missão do CRRC (Combat Rubber Raiding Craft) é inserção clandestina e extração de forças anfíbias. São empregados pelos SEALs e USMC para reconhecimento. Pode ser lançado do ar, embarcações (LCM) e submarinos. A assinatura visual é baixa e pode ser empacotado em terra.


Os SEAL usam lançamento aéreo para ressuprir tropas em terra ou inserir o CRRC. Os equipamentos ficam dentro do CRRC e um pára-quedas G-12 é instalado na carga. É lançado da aeronave e seguido dos pára-quedistas. O alcance é de 60 milhas com velocidade de 18 nós. Pode levar 1 timoneiro e 8 Seals.


O CRRC é simplesmente um Zodiac F470 militarizado. Pode receber blindagem extra. O CRRC são usados para incursão em praia não defendida ou com defesas leves, com objetivo limitado, tempo limitado e com retirada planejada. Pode ser usado de forma independente ou apoio a operação maior. É ideal para operar em praia com ondas.

O High Speed Boats (HSB) é usado para inserção e extração de curto alcance de forças especiais e operações limitadas de patrulha e interdição costeira. A velocidade máxima é de 55 nós e o alcance de 175 milhas. Tem três tripulantes e pode levar 12 tropas.

A DARPA está testando o Very Slender Vessel (VSV) para infiltração de forças especiais.
O PB Mk3 foi projetado como plataforma de armas de alta velocidade para as forças costeiras, fluviais, patrulhas de portos e mar aberto. As missões incluem patrulha, vigilância, interdição, apoio de fogo e inserção e extração de tropas. O conceito modular para armas e sensores permite a instalação de sonar e torpedos, minas, detector de minas e equipamentos de varredura de minas.  Testou o míssil anti-navio norueguês Penguim em lançadores quádruplos.


O nome oficial do Mk3 é Special Warfare Craft, Medium (SWCM) ou PB Mk31 ou Mk III para a frota. Foram operados pelos SBU. Era uma embarcação comercial modificada usada em plataformas de petróleo no Golfo do México, construída de alumínio, com RCS pequeno e silencioso. Foram comprados a partir de 1975 e retirados de serviço em 1991.


As armas do PB Mk3 incluem armas portáteis, metralhadores 7,62mm, .50, canhões de 20mm, lança-granadas de 40mm e morteiros de 60mm e 81mm.


PB Mk3 - Dados Técnicos
Deslocamento: 37 toneladas
Comprimento: 21,4 metros
Boca: 6 metros
Calado: 1,8 metros
Propulsão: GM 8V71T1 com 650hp
Velocidade: 26 nós
Alcance: 450 minas na velocidade máxima e 2000 milhas a  baixa velocidade
Tripulação: 5
Combustível: 1800 galões
Autonomia: 5 dias.


Os PB Mk IV Patrol Boat eram um Mk III melhorado com motor 12V71, novos eletrônicos e torreta Mk 38 Mod 0 com canhão de 25mm. Uma das armas era um canhão Bofors de 40mm.


PB Mk4.

O Mk V Special Operations Craft é uma embarcação de segurança de alto desempenho que opera em qualquer tempo. Pode ser usada para segurança de porto e vigilância de praia. Apóia infiltração e extração de médio alcance de forças especiais. Pode realizar tarefas de patrulha costeira e interdição marítima. Pode ser transportado no C-5 Galaxy e em estradas.

Sua capacidade foi validade na Operação Tempestade do Deserto em 1991. 12 Mk V foram usados pelo Special Boat Squadron One (SBR-1) e oito pelo Special Boat Squadron Two (SBR-2)

MK V - Dados Técnicos
Deslocamento: 68 toneladas
Comprimento: 27,5 metros
Boca: 5,8 
metros
Calado: 1,6 metros
Propulsão: 2 MTU 12V396 diesel com 2.285 hp
Velocidade: 45 nós
Combustível: 2600 galões
Alcance: 500 milhas
Autonomia: 12 horas
Equipamentos: VHF-BTB, VHF-FM, UHF/VHF-FM UHF AM/FM, LOS/SATCOM, VHF-High Band, HF, UHF-handheld, data, IFF
Tripulação: 6  + 16 seal + 2 RIB ou 4 CRRC
Carga: 4,5 toneladas.
Armamento: 5 estações para metralhadoras  7.62mm, .50 BMG, lança granadas Mk-19 de 40mm e  GAU-17/A Minigun. Está equipado com um canhão d'água de alta pressão para interceptação. Entre as novas armas estão um canhão 25mm na torreta Mk38 e o míssil Stinger.


O MkV é interoperável com o RIB e PC.


Popa do MkV. Cada MkV custa cerca de US$ 5 milhões.


O PC (Patrol Coastal) Cyclone entrou em serviço no início de 1993. Tem missão primaria de patrulha e interdição costeira, com missões secundaria de apoio as atividades da Naval Special Warfare como presença avançada, operações de monitoramento e detecção, escolta, evacuação de não combatentes e defesa interna, operando em ambiente de conflito de baixa intensidade. Missões específicas inclui extração e infiltração de longo alcance dos SEAL, operações de mergulho tático, coleta de inteligência, operações de despistamento e apoio costeiro e fluvial. É usado pelo Special Boat Squadrons 1 e 2.


PC Cyclone. Os 13 navios encomendados custaram US$550 milhões.

Os requerimentos iniciaram das deficientes do Mk III e Mk IV PB em patrulhas costeiras em mar de estado 4 ou maior. O programa Patrol Craft Coastal (PCC) foi proposto para substituir estas embarcações de 65 e 68 pés com um sistema único. Os Seals também queriam um Special Warfare Craft Coastal (SWCC) para apoiar requerimentos de operações especiais. Os dois requerimentos foram unidos no programa Patrol Boat, Coastal (PBC), depois chamado Patrol Coastal. Os PC operam em pares com apoio em terra do Maintenance Support Team (MST). A US Navy usa 13 (PC-1 a PC-13).

O convés e superestrutura são de alumínio com blindagem em áreas criticas contra armas leves. É propulsado por quatro Paxman Valenta diesel com 3.500hp cada. Acelera até 35 nós em 100 segundos. Vai de toda velocidade a 15 nós de ré máxima em 60 segundos.

O requerimento operacional inclui operar em mar estado 5 (ondas de 8 pés e ventos de 30 nós) e usa estabilizadores para diminuir o balanço. Os estabilizadores ajudam em curvas em alta velocidade. Em mar agitado vai a no máximo 15 nós. A capacidade de combustível é de 12.800 galões podendo atingir um alcance máximo de 2000 milhas a 12 nós. A 35 nós tem autonomia de 10 horas.

É tripulado por 4 oficiais e 24 marinheiros podendo levar um destacamento SEAL de 9 homens. Operou com 45 passageiro extras no Haiti. Um guincho na popa é usado para baixar e elevar embarcações RIB e CRRC. Também tem rampa de acesso rápido na popa.

O COC, centro de operações de combate, está equipado com GPS, LORAN e monitor de radar. Os sensores no mastro incluem TV baixa visibilidade e FLIR que são usados para varrer a selva antes da infiltração dos Seal.

O armamento consiste de dois canhões de 25mm Mk38, quatro pedestais de metralhados e lança-granadas, estação de mísseis Stinger, dois lançadores chaff  Mk 52 Mod 0 (seis tubos). O canhão Bushmaster tem pontaria ótico. Foi planejado sua substituição pelo Stabilized Weapons Platform System (SWPS) com canhão de 25mm, mísseis Stinger (seis) e Hellfire, mas foi cancelado. O canhão atual é o Mk 96 estabilizado com canhão de 25mm e lança-granadas Mk19 com pontaria na cúpula a esquerda do canhão.

Além de patrulha fluvial, o PBR tinha missão secundária de inserção, extração e apoio de forças especiais, busca e salvamento e embarcação de apoio de assalto. Continuou em uso em pequenas quantidades até a década de 90.


SOCR.

O Special Operations Craft Riverine (SOCR) é a mais recente embarcação do SBT. É uma embarcação rápida para rios. Foi projetado pela Naval Special Warfare para subsitituir o PBR e equipar os SBT. Foram entregue em 2002 no SBT-22 (vai receber 18). Tem 11 metros de comprimento, 3 metros de boca e calado de 20cm. Os dois motores diesel com 440hp cada permite acelerar até 78km/h. É construída de alumínio e pode levar 9 toneladas de carga ou pessoal. Pode ser transportado pelo CH-47 Chinook e CH-53 Stallion. É construído de alumínio, tem proteção balística e cinco estações de armas para metralhadores e lança-granadas.

SOCR - Dados Técnicos
Comprimento: 11 metros
Boca: 3 metros
Calado: 66 cm
Combustível: 190 galões
Propulsão: dois 440hp Yanmar 6LY2M-STE diesel. Jatos de água Hamilton HJ292
Velocidade Máxima: 40 nós
Velocidade de cruzeiro: 30 nós
Alcance: 195 milhas
Deslocamento: 8,5 toneladas
Carga: 4,2 toneladas ou  4 tripulantes + 8 tropas
Blindagem: 650kg
Armamento: 5 estações para metralhadoras 7,62mm, 12,7mm, Minigun e lança-granadas Mk-19

Outra embarcação usada pelos SEAL era o Mini-Armored Troop Carrier (ATC) ou mini-ATC ou MATC. Apenas 15 foram construídos e usados em operações na América do Sul e América Central. Eram usados para patrulha de alta velocidade, interdição e assalto de combate nos rios, portos e áreas costeiras protegidas (mar estado 3). Era apropriada para operações de desembarque. Podia levar tropas e carga no grande compartimento de carga. A rampa hidráulica ajudava na extração e inserção tropas e equipamentos. A cobertura era removível.

Tinha quatro tripulantes e podia transportar até 20 homens. Eram feitas de casco de alumínio com blindagem de cerâmica. Pesava 15 toneladas carregado e tinha 12 metros de comprimento, 4,2 metros de boca e 1,2 metros de calado. As setes estações de armas podiam receber metralhadoras 7,62mm, .50, Mk-19 e Minigun. A silhueta pequena dificultava a detecção em todas velocidades. Era silencioso, principalmente a baixa velocidade. Estava equipado com radar e rádios para operações em qualquer tempo e operações de comando e controle. Os dois General Motor 8V72  com 283 Hp cada propulsavam dois jatos de água Jacuzzi 20YJ, podendo atingir 28 nós. Os 432 galões de combustível permitia um alcance de 200 milhas



Mini ATC.



O Light Patrol Boat (PBL) (ou Patrol Boat, Light - Counterdrug (PBL-CD) é uma baleeira Boston sem blindagem construída de fibra. Tem dois motores externos e é muito manobravel. É usada para interdição de ameaças leves, ações policiais, controle de portos, operações de mergulho e vigilância, guerra fluvial, interdição ao trafico de drogas e outras operações ofensivas. As três estações de armas podem levar metralhadoras e lança-granadas. É considerada ideal para operações fluviais devido ao pequeno calado. Tem autonomia de 8 horas a 25 nós. A velocidade máxima é de 30 nós e o alcance máximo é 160 milhas. Pesa 3 toneladas carregados e tem três tripulantes e 6 Seals. Pode operar em estado de mar 2.


O Riverine Assault Craft (RAC) é uma plataforma ribeirinha com características de velocidade, manobrabilidade e sobrevivência para conduzir operações de escolta armada, comando e controle, transporte, reconhecimento armado, perseguição/interceptação, apoio de fogo direto, guerra eletrônica, e patrulha em ambientes ribeirinhos. Pode ser usado para patrulha costeira.

A estrutura é de alumínio. Pode ser transportado por navios anfíbios, helicópteros CH-53 externamente, C-130 e caminhão M-923 (5 ton). É usado pela Companhia de Embarcações Leves do Batalhão de Comando da Segunda Divisão de Fuzileiros Navais americanos. Está em uso pelo Comando Sul dos EUA (CINC South).


RAC

RAC - Dados Técnicos
Comprimento: 10,6 metros
Boca: 2,8 metros
Calado: 66 cm
Deslocamento vazio: 6,1 toneladas
Deslocamento carregado: 7,4 toneladas
Velocidade: 68,8 nós
Aceleração de cruzeiro a 65 nós: 10 segundos
Alcance: 640 km
Combustível: 560 litros
Autonomia: 8 horas
Propulsão: Dois Cummins Diesel 300. Jatos d'água Hamilton
Tripulação: 4-5
Capacidade: 10-15 tropas em mar estado 2
Comunicações: RAY-90 HF/VHF UHF
Navegação: radar R40X, GPS, LORAN
Armamento: tripé na popa e proa para metralhadoras 7,62 e .50 e lança-granadas de 40mm. Mais postos laterais para metralhadoras 7,62mm.


O Small Unit Riverine Craft (SURC) é um requerimento do USMC para operações em ambiente ribeirinho (Military Operations in a riverine environment (MORE)) e em mar aberto para dar mobilidade tática e plataforma de armas para o Ground Combat Element (GCE) de uma Marine Air GroundTask Force (MAGTF). O SURC irá substituir o Rigid Raiding Craf (RRC) que não foi projetado para operações ribeirinhas. O USMC usa o RAC, CRRC e RRC nestas missões. O SURC irá complementar o RAC. A quantidade deve ser suficiente para mover um batalhão (520 tropas) de fuzileiros até a praia ou aproximadamente (40-60 embarcações). O pedido de propostas foi emitido em 2000. A Raytheon foi escolhida para fornecer 100 SURC por US$30 milhões. Os requerimentos incluem velocidade de 30 nós (35 nós objetivo), transporte de 13 fuzileiros equipados (18 objetivo), dois tripulantes e transporte pelo CH-53 e V-22. As missões previstas incluem incursões, evacuação de não combatentes, policiamento, despistamento, mostra de força, segurança, missões de paz, anti-drogas, reconhecimento, vigilância, escolta armada, comando e controle, transporte e perseguição.


O blindado anfíbio AAV-7 é usado pelos fuzileiros em operações ribeirinhas. Entrou em serviço em 1972 e deve ser usado até 2010 quando será substituído pelo AAAV.


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