Embarcações dos SEAL no Vietnã

O LCM-6 "Mike" foram recebidos novos em 1966. Foram usados inicialmente seis LCM-6 adaptados chamados HSSC (Heavy SEAL Support Craft). Também era chamado de mini couraçado dos SEAL.

Os HSSC tinham abafadores de som e blindagem adicional na forma de placas cerâmicas de 1,2 x 1,2 metros, colada em blindagem de aço de 6mm que pesava cerca de 200kg cada. Eram instaladas 60cm da estrutura da ponte de comando.

A rampa de desembarque e a superestrutura foram cortadas para reduzir a silhueta. A embarcação recebeu armamento extra que era adaptada a missão. As armas iniciais eram 6 metralhadoras .50, duas 7,62mm, cinco lança-granadas Mk-18 coaxial com as .50, um morteiro 81mm, um canhão sem recuo de 106mm, 8 fuzis AR-15, 8 pistolas 9mm, granadas e armas dos Seal.

A blindagem e armas do HSSC compensavam a lentidão. Era necessário planejar o trajeto de acordo com a correnteza e marés. O HSSC subia com corrente lenta e descia com a maré saindo. Uma cortina anti-estilhaços cobria as laterais, motor e ponte. O HSSC só não podiam se defender de mina aquática detonada a distância.

O Heavy SEAL Support Craft (HSSC) deslocava 75 toneladas, tinha 18,6 metros de comprimento, 5,8 metros de boca e 1,2 metros de calado. Era propulsado por dois GM 6-71 a diesel, com 348 hp que impulsionavam 2 hélices. Podia atingir 12 nós. Eram tripulados por um oficial e sete marinheiros. Foram usados entre 1967 e 1971.


O HSSC da área especial de Nha Be em 1969. A rampa era maior que o HSSC de Nam Can.


O MST-2 operava dois HSSC. O HSSC-1 de Nha Be estava equipado com um morteiro Mk 2 Mod 0 de  81mm, uma metralhadora Mk 21 Mod 0 7,62mm, cinco metralhadores .50 AN/M-2 HB, um canhão sem recuo M-40A1 106mm e uma Minigun GAU-2B/A 7.62mm. A Minigun mostrou ser muito eficiente para suprimir fogo inimigo.

O HSSC-2 de Nam Can tinha um morteiro Mk 2 Mod 1 de 81mm com metralhadora coaxial 50 BMG, quatro M-60 7.62mm, cinco .50 AN/M-2 HB, um canhão sem recuo M-40A1 106mm e uma Minigun GAU-2B/A 7.62mm.

A configuração das armas era o morteiro Mk2 na proa com a .50 coaxial. A munição fica do lado. Era seguido da Minigun e do convôo. O canhão M-40A1 ficava no meio do convôo. Debaixo tinha um par de .50. mais a M-60. Outra .50 cobria a popa.


O canhão sem recuo 106mm M-40A1 tinha um fuzil M-8C calibre 12,7mm de pontaria. O M-8C tinha uma munição 12,7mm mais curta com a mesma balística da munição HEAT e HEP de 106mm. Se atinge o alvo, marcado com fumaça, a munição real irá acertar. Pode destruir até carro de combate. O cone de estilhaços traseiros do canhão se estende por 75metros mais 150 metros de largura. A munição APERS tem 6.000 flechetes.


HSSC ainda sem "bar armour"
.


A cobertura da ponte era de lona que foi trocada depois por uma de madeira após ser derrubada.


A unidade MST-2 tinha "Priority One" e podia chamar qualquer recurso (apoio aéreo, artilharia, apoio de fogo dos contratorpedeiros etc) se necessário. Na foto um F-4 da US Navy lança napalm contra uma posição inimiga.

O HSSC geralmente opera sozinho por vários dias e usa a baleeira Boston ou IBS para inserção. A inserção é feita de madrugada, com chuva ou sem luar. A embarcação de inserção é lançada duas a três milhas acima ou abaixo correnteza e guiada pelo radar.


O HSSC leva bote inflável IBS (Inflatable Boat Swimmer) para inserção e extração em águas rasas.


LCPL Mark IV

O MSSC provisório era o LCPL Mark IV de 36 pés convertido. Foram despachados quatro inicialmente. Eram confiáveis e robustos. O MST não queriam trocar após receber outras embarcações. Recebeu silenciadores e eram mais silenciosos que os HSSC. O LCPL era de aço e receberam blindagem interna similar ao HSSC e cobria as mesmas áreas, mas o tamanho não permitia usar "bar armor" e nem cobertura superior. Um recebeu mais 200 tiros numa emboscada ferindo 12 dos 13 homens a bordo, nenhum seriamente. Um foi atingido por um projétil de canhão de 57mm que atravessou a embarcação.

O pequeno tamanho significava ser mais vulnerável que HSSC e menos armas. Por outro lado podia fugir mais rápido a 15 nós mais a corrente. O Vietcong aprimoraram suas táticas, e as embarcações envelheceram, ficaram mais lentas e barulhentas, e as armas mais pesadas.

As armas originais eram três .50 laterais e traseira e duas .30 na proa. Depois recebeu um morteiro de 60mm no cockpit. No fim do conflito, quando foram substituídos pelo MSSC, o LCPL levava uma Minigun e um morteiro de 60mm com capacidade de fogo direto, mais lança-granadas de  40mm e metralhadores M-60, além das armas pessoais da equipe SEAL. Podiam concentrar muita poder de fogo. O LCPL testou até CSR de 57mm e 75mm e vários casulos de foguetes. O MST-2 tinha 6 LCPL .


Landing Craft Personnel (Large) (LCPL) Mk IV tinha casco de aço e pesava 9 toneladas. Tinha 12 metros de comprimento 3,5 metros de boca e 1 metro de calado. Era propulsado por um Gray Marine diesel, 225 hp, com uma hélice que permitia alcançar 14 nós. Tinha quatro tripulantes. Eram armados com um Minigun 7,62mm, um morteiro de 60mm Mk 4 Mod 0, duas ou tres metralhadores .50 BMG, quatro metralhadoras M-60 e um lança-granadas Mk19 de 40mm.


LCPL do destacamento ECHO com morteiro 60 mm Mk 4 Mod 0 e Minigun na proa


LCPL Mk IV.


O Landing Craft Swimmer Reconnaissance (LCSR) e LCSR (L) [Light] foram projetados para substituir o LCPL Mk IV das equipes UDT para uso de mergulhadores. Usavam turbinas a gás com vários problemas.

MSSC


O MSSC (Medium SEAL Support Craft) foi projetado para apoiar as operações dos SEAL. Foram construídos 10 MSSC pela Atlantic Research que entraram em serviço em 1969.

O MSSC tinha casco trimaram, pesava 17 toneladas, tinha 12 metros de comprimento, 4,5 metros de boca e 65cm de calado.

Era tripulado por um oficial e 4-5 marinheiros, podendo levar 17 Seal. Os tripulantes manejavam as armas que podiam ser aumentadas pelas armas do SEAL se necessário, além dos próprios fuzis M-16.

As armas eram quatro M-60, três .50 ou 2 .50 e uma Minigun, e um morteiro 60mm Mk 4 Mod 0. A .50 traseira podia ser substituídas por um lança-granadas Mk-19 ou uma Minigun.

O interior do compartimento carga tinha placas de blindagem de cerâmica e cortina anti-estilhaços e foi coberto por uma lona para defletir foguetes (como todos queriam acreditar). Uma falha eram os controles sem duplicação que corriam só de um lado do casco.

O MSSC levava sampanas para inserção silenciosa em locais onde o MSSC não podia ir. O LSSC leva sampanas pequenas. Operavam em duplas assim como o LSSC ou com outras embarcações.


O MSSC era propulsado por dois Chevrolet 427 a gasolina, com 350 hp, que impulsionavam duas hélices MerCruiser. Acelera de 0 a 35 nós em 30 segundos. Era um dos mais rápidos no rio. Os exaustores com silenciador ficavam de baixo d'água. Os 300 galões de combustível eram instalados na popa externamente em tanques de 75 galões.


O MSSC foi equipado com uma rede de lona ou cordas de nylon para abordagem na proa. A escada de metal usada inicialmente quebrava com frequência.



O timoneiro e comandante ficavam na proa e operavam o radar Pathfinder e o rádio AN/VRC-46 FM.


Minigun traseira mostrando a proximidade em que operavam nos rios e canais infestados de Vietcongs.


Outra vista da Minigun traseira e do interior do compartimento de carga.



MSSC durante a abordagem de uma sampana.



Interior de um MSSC com tropas Seal. Os Seal pareciam piratas. Usavam camisetas, bandanas, tênis, jeans e eram armados até os dentes. Odiavam ser previsíveis. Os Seal usavam armas estrangeiras como o fuzil chinês Type 56 (AK-47) e Heckler & Koch G-3 para despistar e não parecer americanos com a assinatura sonora. Se a missão for no exterior era possível mascarar que era uma operação dos EUA.

LSSC


O Light SEAL Support Craft (LSSC) deslocava 5 toneladas, tinha 8 metros de comprimento, 3,2 metros de boca e 50 cm de calado. Era propulsado por dois Ford 427 a gasolina com 350 hp que propulsavam dois jatos Jacuzzi permitia atingir a velocidade de 40 nós em 15 segundos. Levavam dois ou três tripulantes e 6-7 SEAL. O destacamento Golf do MST-2 usava o LSSC com três tripulantes.  

Foi projetado para operações que necessitavam de um esquadrão SEAL. Operavam em duplas. Eram apertados e simples. Era feito de alumínio. 16 foram construídos pela Grafton Boatworks e entraram em serviço em 1968.

Eram equipados com duas metralhadores M-60 calibre 7,62 a meia nau e uma .50 BMG na popa. A caixa de munição era a mesma usada pelos helicópteros artilhados. A metralhadora .50 tinha caixa de munição com 100 tiros. A blindagem de cerâmica e cortina anti-fragmentos protegia os tripulantes e motor. Estava equipado com radar Pathfinder e rádios AN/PRC-25 ou AN/PRC-77F.

O LSSC era difícil de manter e foram retirados gradualmente de serviço e substituídos pelo STAB com mais capacidade e melhor blindagem.


O armamento do LSSC era bem variado. Como operavam em duplas podiam combinar as armas de duas embarcações como vários tipos de metralhadoras e lança-granadas.


Alguns LSSC tinham uma metralhadora na proa.
O lança-granadas M-79 era usada para iluminar alvos com flare para ajudar as aeronaves de apoio aéreo.


Interior de um LSSC.
As metralhadoras M-60 podiam ser equipadas com óculos de visão noturna AN/TVS-2 Starlight.


Um helicóptero CH-47 foi usado para testar a inserção de um LSSC em área que o Vietcong considera segura. Foi testado três vezes sendo que na terceira o LSSC vibrou muito e foi ejetado. Nenhum teste foi em combate.


LSSC com danos de batalha de RPG-2 (B-40). O "pad eye" defletiu a explosão e sem causar baixas.


LSSC numa inserção de equipe Seal. O segundo Seal está com os pés descalços para confundir os rastreadores do Vietcong.


Os SEALS também receberam 22 Strike Assault Boat (STAB) em 1970. O ComStabRon 20 usou 20 STAB. Também eram chamados de LSSC. Era uma embarcação menor que pesava 7 toneladas, porém rápida. Os dois motores Chevrolet 427 tinham 350hp que permitia atingir 35kts. Tinha três tripulantes e podia levar seis SEALs. Era armada com quatro metralhadoras 7,62mm, um lança-granadas de 40mm Mk 20 Mod 0 ou uma metralhadora .50 BMG. O
STAB ou LSSC Mk II era dois pés maior e usava hélices MerCruiser externo ao invés de jatos Jacuszzi.


O SEAL Team 2, que iniciou operação no Delta em 1967, testou 20 lanchas de fibra modificadas como SEAL Team Assault Boat (STAB) capaz de levar 5-6 SEALs e 2-3 tripulantes. Era armado com quatro metralhadoras M-60 7,62mm e um lança-granadas Mk18 Mod 0 de 40mm. Pesava 3 toneladas e podia atingir 35 nós com os dois motores externos de 110hp.
Próxima parte: Boat Support Unit ONE



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