Embarcações da TF-115


Os EUA e Vietnã do Sul trabalhavam juntos para cortar as linhas de comunicações marítimas do Vietcong na operação Market Time. O grupo de transporte naval do Vietnã do Norte usava  traineiras modelo 125 de 100 toneladas para infiltrar no sul, além de juncos e sampanas.

A Força de Vigilância Costeria TF-115 usava os Patrol Torpedo Fast (PTF), Patrol Gunboats (PG), Hydrofoil Gunboats (PGH), Fast Patrol Boats (PTB) e Fast Patrol Craft (PCF). AS PTF e PCF também ajudaram na patrulha dos rios.

Em julho de 1965, o controle da operação Market Time passou da 7a frota para o grupo de conselheiros que ativou a TF-115 para cumprir a missão. O comando aumentou em abril de 1966 quando foi estabelecida a "Naval Forces, Vietnam".

A US Navy criou oito setores de patrulha que cobre 1.200 milhas do Vietnã do Sul, do paralelo 17 até a fronteira do Camboja e 40 milhas dentro do mar.

Em 1968 foi dividida em três zonas: o setor de vigilância aérea; a barreira externa com navios da US Navy; e a barreira interna ou águas rasas com força costeira.

A Inshore Undersea Warfare Surveillance Group (cinco no total) eram usados desde 1966 para cobertura de portos e eram uma cobertura adicional. Estavam equipados com 16 LCPL, 25 baleeiras Boston e 8 Picket na operação "Stable Door".

A operação Market Time atuou também de outras forma. Realizava apoio de fogo naval para tropas em combate próximas a costa. Também realizou bloqueio de operações próximas a costa e grandes rios, transporte de tropas e civis, construiu escolas, doava comida e roupas e realizava outra ações civis.

Entre 1965-1968 a TF-115 usou os navios piquete radar DER, 24 patrulheiros WPB e cinco WHEC da USCG. O WPB era capaz de permanecer cinco dias mar. Também foram usados varredores costeiros de minas ( MSC e MSO).


DER.


WPB.

Cerca de 84 lanchas PCF "Swift" foram comprados para formar a força principal da TF-115 pelo Boat Squadron 1 (depois Coastal Squadron 1) com cinco divisões.

Os A-1 Skyraider embarcados foram usados para vigilância costeira no Vietnã do Sul por curto período em 1965. A US Navy passou a usar os P-3A Orion baseados nas Filipinas para esta tarefa além de sete SP-2H Neptunes em Tan Son Nhut.

A rede de vigilância foi completada por radares costeiros contra infiltração no sul do Mekong e centros de comando na costa. Mais de 700.000 embarcações foram inspecionada entre 1966 a 1967.  


Em 1967 apareceu patrulheiro Asheville (PG) que também foi usado nos rios principais. O da foto foi atingido por um RPG-2 na proa. O PG (Patrol Gunboats) era armado com um canhão de 76mm na proa, um de 40mm na popa e quatro metralhadora .50. Alguns tinham sistemas computadorizados de controle de tiro. O armamento primário era usado para defesa aérea mas também era muito eficiente contra alvos de superfície e na praia. Os canhões principais podiam causar danos pesados em embarcações leves e pessoal na praia. O PG desloca 245 toneladas, tem 49 meros de comprimento, 8 metros de boca e 2,3 metros de calado. É propulsado por uma turbina LM1500 a gás e dois motores diesel  podendo atingir  35 nos. Era tripulado por quatro oficiais e 20 marinheiros. Os PG-84 a 90 foram usados no Vietnã.

 
Os Patrol Craft Fast (PCF), ou "Swift Boat", eram empregados por civis na TF-115. Originalmente usados para apoiar plataformas de petroleiro, estas embarcações rápidas se tornaram as mais numerosas na operação Market Time. Foram usados para vigilância costeira e patrulhas anti-infiltração, incursões nos rios e canais e apoio de fogo. Podia operar por 36 horas. O primeiro chegou no Vietnã em outubro de 1965. O PCF tinha um morteiro 81mm junto com uma metralhadora .50 acima da ponte, ou lança-granadas Mk19 de 40mm e metralhadoras M-60. A embarcação podia ficar 24-36 horas no mar. O PCF tinha blindagem leve e a defesa era velocidade e agilidade.


O Mark V Picket era usado para defesa de portos.


33 Skimmers foram usados para patrulha de portos.

Outros dois LCPL Mk 12 com casco de fibra de vidro foram operados pelo Inshore Undersea Warfare Group ONE para patrulha de segurança, escolta nos rios e portos. Não eram usados para interdição que era feito pelos PBR nos rios e PFC/WPB na costa. Era armado com duas BMG .50.

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