TF-116 -
River Patrol Force

A doutrina de anti-guerrilha americana no Vietnã do Sul tinha três passos:

- Controlar e proteger as áreas populosas;
- Patrulha agressiva para restringir os movimentos inimigos e manter a iniciativa;
- Varrer bases suspeitas inimigas e negar qualquer santuário ao inimigo.

A área não permitia usar equipamentos, métodos e procedimentos normais do US Army. A mobilidade convencional em terra não existia. O trafego seria por ar ou água e precisava de novas soluções.

O conceito de operação no Delta girou em torno do controle das vias aquáticas. O US Army pediu ajuda a US Navy que apresentou o conceito de guerra ribeirinha.

A "Brown Water Navy" foi criada para apoiar o movimento do US Army, e patrulhar as águas como parte de doutrina anti-guerrilha. O US Army usou helicópteros para manobras.


Os americanos iniciaram a presença no Delta do Rio Mekong em 1957 com conselheiros substituindo os franceses.

Em 1959 o Vietnã do Norte iniciou uma longa campanha para destruir o governo do Vietnã do sul através de subversão política e ações armadas. O objetivo era unificar o Vietnã com a liderança de Ho Chi Minh. Para atingir este objetivo, os norte-vietnamitas enviaram comunistas para o sul para infiltrar guerrilheiros e preparar uma linha de suprimento, chamada trilha Ho Chi Minh, através do Laos.

Os EUA logo enviaram a US Navy para apoiar os governos aliados no Sudeste Asiático e em 1961 a crise já estava controlada. Mesmo assim os EUA manteram conselheiros para apoiar estes governos.

Também foi enviada ajuda material para a Marinha do Vietnã do Sul que permitiu a criação de duas River Assault Groups (RAG) de 19 embarcações e 250 tripulantes em Saigon e navios para patrulha costeira para cortar as linhas de comunicações navais do Vietcong.

Na Segunda fase da guerra, os conselheiros americanos, que já estavam apoiando os River Assault Groups (RAG) da Marinha do Vietnã do Sul, recomendaram criação de um força de 120 embarcações de patrulha fluvial apoiadas por navios de desembarque LST. Assim foi criada a  TF-116, com nome oficial de River Patrol Force, para cumprir a operação Game Warder de interdição das linhas de comunicações ribeirinhas e cortar o suprimento para o Vietcong na região do Delta do Mekong.


A TF-116 estava sob o comando do COMNAVFORV (Comandante da Força Navais Americanas no Vietnã), estabelecida no dia primeiro de abril de 1966. O COMNAVFORV também comandava a TF-115, Seabees e conselheiro americanos.

A missão da TF-116 era patrulhar as águas interior (rios, estuários e canais), executar o toque de recolher, realizar buscas no trafego nos rios e negar ao Vietcong a oportunidade de infiltrar tropas e suprimentos e e manter o trafego amigo seguro.


O Vietnã estava dividido em quatro áreas durante as operações americanas naquele país. A área do IV Corpo, que incluía o Delta do Mekong, tinha menos tropas. A zona desmilitarizada (DMZ) era mais quente (Corpo I - pronuncia EYE).

O Delta do Mekong era muito povoado (200 habitantes/km2) com a população concentrada nos rios, o que dificultava a instalação de tropas sem deslocar população e os rios dificultavam movimento por terra.

O Mekong é o maior delta do mundo. Fica no nível do mar, com área predominante plana, maior parte alagada e usada par cultivar arroz. A maior parte também estava foram do controle do governo e era selvagem. A inundação piorava nas monções.

O fértil Delta do Mekong tinha grande população, era o principal produtor de arroz do país e com grandes centros populacionais. As estradas e ferrovias eram rudimentares enquanto os canais davam acesso fácil aos recursos principais.

Até 1965, o Vietnã do sul exportava arroz, e depois passou a importar. Cerca de 40% da população vivia sob intimidação ou controle do Vietcong. O Vietcong obtinha comida, pessoal, suprimentos e dinheiro da população local.
O lado que controla-se os rios e canais iria controlar o coração do Vietnã.

A importância econômica dos rios de Delta do Mekong levou os líderes dos EUA a criar uma frente nos 3.000 milhas de rios, canais e pequenos riachos para comandar estas águas.


O Delta de Mekong vai de Saigon até o Golfo da Tailândia com fronteira no Camboja. São 40 mil km2 e 8 milhões habitantes, ou 1/4 da área total e população do Vietnã do Sul. O Delta tinha terreno ideal para operações aerotransportadas com muitas zonas de pouso de helicópteros. Os movimentos em terra eram restritos pelos canais e represamentos. As estradas eram poucas, ruins, sem asfalto e com muita lama nas chuvas. A drenagem de canais no Delta iniciou 800AC somando aos 2400km de navegáveis naturais um total de 4 mil de canais artificiais. A movimento de tropas danificava plantações e drenagem, sendo impopular com fazendeiros. A umidade dava muito problemas nos pés dos infantes. Os povoados davam proteção ao Vietcong e eram áreas frequêntes de operação. Também atrapalhava a ocultação de operações e evitava o elemento surpresa pelos americanos.


Canais do Delta do Mekong.

A operação Market Time foi iniciada em 1965 para interdição marítima da costa do Vietnã do Sul. A TF-115 foi ativada em julho de 1965 para realizar esta operação junto com a marinha do Vietnã do Sul. O resultado foi o maior uso dos rios e serras pelo Vietcong para enviar suprimentos e tropas para o Vietnã do sul. Foi mais uma das motivações para a criação da TF-116.


A River Patrol Force (RPF) foi criada em 18 de dezembro de 1965 para controlar os rios. Até março de 1966, a US Navy iniciou a compra de lanchas de patrulha PBR como navios primários da RPF. O primeiro esquadrão foi designado River Patrol Squadron 5 que era o comando administrativo.


O PBR era considerado adequado para abordagem das sampanas e juncos encontrados nos rios e rápido para fugir de emboscadas. Os PBR também faziam guerra psicológica com gravações anunciando o toque recolher, instruía os Vietcongs a rendição e distribuía panfletos e comidas.


Em 1965, as tropas do Vietcong na área do IV Corpo era estimado em 82.545 homens, sendo 19.270 tropas regulares, 1.290 de apoio, 50.765 guerrilheiros e 11.220 trabalhadores que formavam 28 batalhões. O Camboja era área de retaguarda para mais de 10 mil tropas. As armas eram o fuzil 7,63mm chinês, o AK-47, carabina SKS, metralhadora RPD, e lança-foguetes RPG-2 (B-40) capaz de penetrar 150mm a 100-200 metros. Os Vietcongs realizavam operações de molestação, terrorismo, sabotagem, despistamento, penetração e ocultação. Operavam até nível de batalhão.

O Vietcong também controlaram as passagens no Rung Sat e transportava armas e suprimentos do Camboja, mudava unidades, e cobrava impostos da população.

As minas e canhões em recuo usadas pelo Vietcong iniciaram baixas nas embarcações. Isto levou ao uso de novas táticas e concentração de forças. A resposta foi melhores armas inimigas e táticas mais agressivas. Os EUA passaram a usar embarcações blindadas LCM(M) adaptadas, melhor equipado, caça minas, melhores armas nos PBR e caça-minas MSB.

Para realizar operações de maior escala foi criada a Mobile Riverine Force (MRF)/Task Force-117 em 1967.

O Vietnã do Sul tinha uma força ribeirinha de seis RAG, com um total de seis LCM-6M de comando, seis LCM-6M "monitor", 36 LCM-6 blindados e 36 LCVP. Também havia o River Transport Escort Group com quatro monitores, seis PB e 20 LCVP blindados. O River Transport Group (logístico) operava seis LCU.

A defesa contra o Vietcong era formada pela milícia local com barcos próprios, guarnições do Exército do Vietnã do Sul, embarcações do RPF como elemento de corte de suprimentos, e o MRF e RAGs em operações de larga escala.

A operação Game Warden era responsável pelas missões de inteligência e varredura de minas com sonar e corrente para cortar fios. Helicópteros ajudavam no reconhecimento.

Em fevereiro de 1967 a River Patrol Force tornou-se um comando separado da Naval Forces Vietnã. Passou a comandar o esquadrão de helicópteros Seawolf, varredores de minas e equipes SEAL.

Em 31 de agosto de 1968 já havia cinco divisões em operação, cada uma com 2 seções de 10 barcos operando a partir de bases nos rios principais e navios posicionais nos rios. O navio operava como base de um seção mais um destacamento de helicópteros.


A River Patrol Flotilla Five foi estabelecido em setembro de 1968 com o unidade da Força Anfíbia da frota do Pacífico após o desmantelamento do River Patrol Flotilla Five.

Em março de 1969 havia 130 PBR Mark II e Mk II Alfa e 120 PBR Mk I operando no Delta do Mekong, região de Rung Sat, Zona I e nas Mobile Support Base com 1.600 homens na River Patrol Flotilla Five.

 
Os LST apoiavam os PBR. Os navios principais se movem de dia. Em 1966 os LSD e LST foram reposicioados em terra pois as marés dificultavam as operações.

Entre 1966-1968 foram abordados 400 mil embarcações, capturaram 2.000 embarcações Vietcongs e causando mais de 1.400 baixas, com perda de 39 tripulantes mais 366 feridos e 9 desaparecidos.

O Vietcong logo mudou de táticas com a ação dos PBR. Passou a usar canais adjacentes aos rios e usar pequenas sampanas pois percebeu que os maiores eram sempre revistados.


No total, a TF-116 matou mais de 3.000 Vietcongs e afundou, danificou ou capturou mais de 6.500 sampanas. Além dos números, os vietnamitas puderam transportar sua produção sem medo do assédio do Vietcong.

Em novembro de 1968, a River Patrol Force tornou-se uma força conjunta com as forças tarefas TF-115 e TF-117 chamando-se SEALORDS (South-East Asian Lake, Ocean, River, and Delta Strategy), que passaram a atuar juntas com contra inimigo com o nome de TF-194. O Sealords eram uma operação para bloquear canais e suprimentos do Vietcong por todas as vias aquáticas.

Os PBR foram passados para a Marinha do Vietnã do Sul e usados nos River Interdiction Divisions (RID) e River Patrol Groups (RPG).


O Vietnã do Sul usou aerobarcos para patrulha dos rios.


A Sea Float foi instalada no fim de 1969 na península de Ca Mau na região de Nam Can, coberta de florestas e pântanos. A operação Sea Float/Solid Anchor foi usada para controlar esta área junto com o Vietnã do Sul em 1970. Foram usadas 11 barcaças com 700 tropas mais tropas do Vietnã do Sul em LCIL ou LSSL apoiadas por destacamentos do HAL-3, embarcações das RAGs, dois destacamento MST com 2 LSSC, 2 MSSC e 1 HSSC, 3 pelotões Seal, um destacamento UDT, 6-8 juncos, e lanchas PCF do Vietnã do Sul e US Navy. O Sea Float foi estabelecido em junho de 1969, passou para Solid Anchor (em terra) em setembro de 1970 e depois foi transferido para o Vietnã do Sul em abril de 1971.

 


Próxima parte: Embarcações da TF-116



Voltar ao Sistemas de Armas



2003 ©Sistemas de Armas

Site criado e mantido por Fábio Castro

     Opinião

  FórumDê a sua opinião sobre os assuntos mostrados no Sistemas de Armas
  Assine a lista para receber informações sobre atualizações e participar das discussões enviando um email
  em branco para sistemasarmas-subscribe@yahoogrupos.com.br