Notícias de 2001

Notícias de Março de 2001

    A Marinha Alemã testou com sucesso a plataforma de sensores modular STN Atlas Elektronik MSP 500 instalada numa lancha de ataque rápido Type 143A FGS Ozelot(P-6128). A unidade de sensores estabilizada de eletro-óticos diurno/noturno esta conectada a um módulo de controle de disparo da Signaal Kiel e integrado ao canhão Otobreda 76mm do navio.
Nos disparado reais contra alvos de superfície de 16 x 4m, o Ozelot atingiu 100% dos disparos na primeira salva a 8 km. Os resultados contra alvos aéreos foi melhor do que o equipamento WM 27 utilizado antes da modernização. Alvos Dornier SK 6 rebocaram birutas a 300 milhas/h sendo engajados a distâncias de 3 km e altura de 1,5km que incluía a ejeção de flares em duas rajadas de quatro cartuchos por rajada.
    Em testes em mar agitado foi atingido alvos a 6-8km na praia com 48 acertos em 50 disparos em condições de vento de 100milhas/hora e ondas de 5m de altura.
Um total de 21 sistemas serão entregues até 2003 a um custo de US$ 500 mil por unidade.
O sensor MSP 500 gera imagem térmica de alta resolução na banda de 8-12µm, CCD para uso diurno, tem telemetro laser e capacidade de acompanhamento de alvo por vídeo. Um total de 12 câmeras de imagem térmica de terceira geração da banda 3-5µm serão adquiridas para equipar navios preparados para deslocamentos para áreas tropicais como a região do Golfo Pérsico. O sistemas foi vendido para o Canada, Finlândia, Malásia e Reino Unido.


Impacto de disparos de 76mm em alvo flutuante com zoom de 20x a 8km de distância

    O "Blue Team", formado pela General Dynamics Bath Iron Works e Lockheed Martin, revela seu projeto do DD21 Land Attack Destroyer(ver foto abaixo).

    A USAF ira estudar um Laser Tático Avançado(Advanced Tactical Laser) em uma plataforma menor que o AL-1(Boeing 747) com a mesma tecnologia. Terá uma capacidade de cerca de 100 disparos de 300kW a partir de um Hercules com capacidade de engajar mísseis cruise.

    A empresa BAe Dynamics recebeu uma encomenda francesa de 1.537 mísseis MICA no valor total de US$ 845 milhões. As entregas começarão em 2004. O primeiro grupo de 225 mísseis já tinha sido entregue entre 97-99.

    A US Navy  ira gastar US$ 25 milhões para integrar o Link 16 no míssil JSOW para melhorar a capacidade contra alvos móveis.

    A china adquiriu meios de manter suas turbinas AL-31 que equipam seus Su-27 de fábricas na Ucrânia.

    O Japão tem planos de desenvolver uma aeronave comum para patrulha marítima e transporte, mas a versão C-X terá asa alta e a MPA asa baixa. Os primeiro vôos serão em 2006 ou 2007 se o programa seguir adiante.

    A Itália escolheu o F-16 como seu novo caça. 30 F-16 ADF Block 15 serão alugados por 7 anos com direito a 45 mil horas de vôo a um custo de US$ 800 milhões.

    A Força Aérea Israelense ira aumentar a capacidade de suas aeronaves de detectarem alvos no solo e no ar por si próprias o invés de serem apoiadas por aeronaves não tripuladas(UAVs) o que significa que os F-15 e F-16 serão modernizados com novos aviônicos.

    O segundo protótipo do An-70 caiu sem fazer vítimas. Depois de falha em dois motores a aeronave atingiu um descampado após a pistas sem baixar o trem de pouso. A aeronave deve voar novamente em alguns meses.

    O programa de modernização dos soldado sul-africanos, o African Warrior, foi aprovado recentemente. O projeto deve ser integrado nas tarefas das forças de segurança da AF (SANDF) que são dissuasão, projeção de estabilidade regional e projeção de estabilidade interna.
As melhorias tem quatro objetivos gerais de implementação que são genéricos, pessoais, específicos de missão e equipamentos não operacionais. Além desses que também são equivalentes aos projetos da OTAN, como letalidade, sobrevivência, mobilidade, auto sustentação e C2, a ANDF adicionará o item psicologia. O objetivo é cobrir a preparação para prontidão e cultura situacional.


Impressão artística do African Warrior

    A Northrop Grumman revela o demonstrador de aeronave de combate não tripulada(UCAV) Naval. O veículo mede 8,46m de comprimento e 8,44m de largura e é feito de materiais compostos. A propulsão é uma Pratt & Whitney Canada JT15-D 5C. As missões iniciais planejadas são supressão de defesas aéreas, ataque em profundidade e missões de vigilância. O envelope de vôo será uma aproximação a 4graus de ângulo de ataque com uma velocidade de decida de de 5m/s. Ele usará um sistema de pouso em porta-aviões que usa GPS.


Impressão artística do UCAV-N




Notícias de Abril de 2001

A Força Aérea Sueca esta estudando novas tecnologias a serem integradas nas futuras versões do Gripen. A aeronave chamada Advanced Gripen poderá ter tanques conformais, vetoramento de empuxo, casulo de reconhecimento tático, radar de varredura eletrônica(AESA) e será baseada na versão biposto com combustivel extra levado no lugar do assento traseiro.

O X-31 reiniciou testes de vôo no programa VECTOR alemão em testes de aproximação de pouso ESTOL(Extremely Short Take-off and Landing and Tail-less Operational Research) a 40 graus de ângulo de ataque automático e velocidade abaixo de 90milhas/hora. O trem de pouso frontal é baixado logo apos tocar o solo.

A aeronaves não tripulada RQ-1 Predator disparou dois mísseis Hellfire designando os alvos com seu próprio sistema laser e IR.

O novo casulo ASTRID (Airborne System for Target Recognition Identification and Designation) esta sendo desenvolvido pela GB, França, Itália, Espanha e provavelmente Alemanha. Ele desempenhara automaticamente tarefas de classificação de imagens formadas por laser.

No dia 6 de fevereiro a EMBRAER fez um anuncio surpresa oferecendo o AMX-T para a India apesar do BAe Hawk já ter sido selecionado. O AMX é 30% mais barato que o Hawk adquirido em número de 66 aeronaves.

Israel adquiriu 24 helicópteros UH-60L Black Hawk por US$ 211,86 milhões.

A justificativa para a não instalação de um canhão no Typhoon é economizar US$54 milhões na aquisição do equipamento e US$6 milhões por ano a cada ano. O canhão também danifica sistemas eletrônicos devido ao choque e recuo, efeitos dos gases corrosivos do disparo, desgaste na fuselagem e custo de treinamento, como alvos e disparos removidos do ambiente.

A Suíça adquiriu dois transportes CASA C-295M. Venceu o C-27J devido ao custo operacional menor.

O primeiro disparo real do míssil cruise Storm Shadow/Scalp EG foi realizado em dezembro 2000 no sudeste da França. O míssil foi disparado de um Mirage 2000N e voou 250km a Mach 0.8 a baixa altitude até atingir o alvo.

A Itália alugou 35 F-16A ADF no período de 2003 a 2010 por 1.600 bilhões de liras italianas. Ele irá substituir os F-104 ASA e os Tornados F.3 Alugados até 2006 até a entrega de todos os Eurofighter em 2010. Outro concorrente era o Mirage 2000-5 que custaria 2.600 bilhões de liras italianas para 28 aeronaves. O Mirage foi considerado mais caro e a Itália ainda teria que comprar novos tipos de munição.

O helicóptero russo Mi-28N é o favorito do requerimento sueco de um helicóptero de ataque para o Exército e irá participar do segundo estágio do programa. O helicóptero voará com sistemas russos mas as negociações incluem a instalação de aviônicos suecos se a aquisição se concretizar.

A Fokker revelou um conceito de veículo não tripulado ultra-leve desenvolvido para o Exército Norueguês conhecido como MATE(Man-portable Aerial Terrain Explorer). O veículo tem baixo custo, será leve(6kg) e uma autonomia de 30 minutos com alcance operacional de 5km. Foi projetado para melhorar a consciência da situação a nível de companhia ou pelotão. Tem 90cm de comprimento e é ejetado de um tubo por pressão até 50-60 metros de altura no estilo morteiro. As asas são então desdobradas com largura de 2,4m. Após o lançamento o MATE voa em padrão pré-programado através de um laptop com interface serial numa altitude de 300m com GPS para navegação. Pode enviar imagens de uma câmera CCD estabilizada por espelho através de rádio de linha de visada incluindo os dados do GPS interno. Sensores de visão noturna podem ser instalado mas diminuem a autonomia em 5 minutos devido ao aumento de peso. Ele pode entrar em ação em menos de 10 minutos incluindo o planejamento de missão através de clique na localização dos pontos de balizamento no mapa digital mostrado no laptop. Pode ser recuperado em um ponto de vôo pré-estabelecido, mas a princípio é descartável. O custo típico é de US$  20 mil baseado num requerimento de 600-800 veículos.

A DCN ira construir dois porta-helicópteros(LHD) para a Marinha Francesa no valor de US$500 milhões iniciando os trabalhos em 2002 para entrega no início de 2005 e o segundo navio em meados de 2006. Os navios são conhecidos como NTCDs (Nouveaux Transports de Chalands de Debarquement) e terão deslocamento de 21.000 toneladas e chamados Mistral e Tonnerre. Serão o centro de forças tarefas anfíbias junto com os LSDs Foudre e Sirocco. Serão navios de comando para FT conjuntas sendo equipados com sistemas de comunicação de alto desempenho com data links do padrão francês e da OTAN, links seguros e sistema de comunicações completos de voz e dados.
    Os navios terão padrão de construção comercial. O comprimento será de 210m, largura 28m e velocidade máxima de 20 nós. O alcance será de 19.800km a 15 nós com autonomia de 45 dias. Terá tripulação de 160 mais acomodações para 450 tropas. A capacidade de carga inclui 20 helicópteros NH 90 ou Cougar e o convôo de 5.000m2 terá capacidade de lançar ou receber 7 helicópteros simultaneamente permitindo que mais de 140 tropas sejam lançadas ou extraídas em uma única onda. O hangar na popa é ligado ao convôo por dois elevadores. O navio tem 1.600m2 para carga incluindo carros de combate Leclerc. A doca pode levar 4 LCM ou dois LCAC em operações multinacionais. A propulsão será elétrica(dois Azipod) com dois geradores diesel de 5.2MW(não selecionados). Os casulos de propulsão serão 30dB mais silenciosos que o da geração anterior.O sistema de defesa inclui lançadores de mísseis Mistral e canhões de 30mm. Um radar 3-D pequeno será o sensor principal.

A Fincatieri recebeu um contrato para fabricar um porta-aviões/navio de assalto anfíbio chamado Nuova Unita Maggiore(NUM) de 22 mil toneladas no valor de US$ 781 milhões sendo que 20% do valor esta relacionado com apoio logístico. A construção será iniciada em Junho de 2001 com entrega e 2007.
As dimensões são de 235m de comprimento por 39 largura. As 4 turbinas podem imprimir uma velocidade máxima de 28 nós com alcance de 7.000 milhas a 16 nós.
O convôo tem rampa Ski-jump para operar os Harrier e seus substituto futuro(provavelmente o JSF) e terá seis posições de lançamento para helicópteros do porte do NH-90 e EH-101. O hangar tem 2.500m2 e é ligado ao convôo por dois elevadores e rampa para acesso de veículos.

O US Army selecionou o LAV III como seu novo blindado para equipar 6 brigadas num total de 2.131 veículos. O contrato inicial de US$ 580 milhões para 366 veículos. As entregues se iniciarão em 2002 pela GM GDLS Defense Group - uma companhia formada pela General Motors e General Dynamics Land Systems. O valor total do contrato pode chegar a US$ 4 bilhões com as entregas terminando em 2008. Os veículos terão uma variante de transporte de tropa(IFV) e outra de sistema de canhão móvel (MGS) mostrado na foto abaixo e mais oito versões(morteiro, reconhecimento, anti-tanque com mísseis, apoio de fogo, apoio de engenharia, comando e controle, evacuação médica e reconhecimento QBR). Cada companhia terá três pelotões com 4 veículos IFV armados com estação remota Rafael com metralhadora .50 ou lança-granadas Mk19 e um lançador de mísseis Javelin. O veículo pode ser levado pelo C-130. O MGS terá um canhão de 105mm com carregador automático Aries.

 


Noticias de Maio de 2001

A FAB poderá adquirir um caça temporário para substituir os Mirage IIIEBR até a entrada em serviço do FX após 2005. Poderá ser o F-16A/B usado ou o F-5E/F. A FAB já esta procurando adquirir 20 a 24 caças F-5 adicionais.

A FAB irá lançar um RFI para um míssil ar-ar de longo alcance(sigla BVRAAM em inglês).

O Chile esta integrando o BVRAAM Derby israelense nos seus F-5E/F Tiger IV.

O programa JSF está sob questionamento. O JSF foi proposto desde o início como tendo três variantes com formas externas similares e nunca foi estudado os custos relativos e benefícios das divergentes missões de cada um para cada serviço embora usem os mesmos aviônicos, sistemas, motores, materiais e processos. Embora o custo de cada programa fosse mais alto, cada aeronave poderia ser potencialmente mais efetiva ou mais barata e os programas ainda poderiam aproveitar das tecnologias desenvolvidas para o JSF.
    O JSF foi construído ao redor da estrutura do poder aéreo atual. Qualquer mudança na estrutura como o aumento do número de bombardeiros ou de Porta-Aviões, ou mudança das missões dos Fuzileiros, afetará as necessidades do JSF.
    O desing do X-32 e X-35 seriam bem diferentes se não houvesse uma aeronave STOVL. A necessidade de um caça STOVL para os Fuzileiros nunca foi questionada. Os caças STOVL do USMC nunca entraram em combate sem a companhia de outras unidades aéreas. Esta sendo questionado se o USMC realmente necessita de um caça capaz de cobrir todas as missões, de ataque em profundidade a interceptação. Existe até a questão se os EUA precisam de três forças de jatos.
    O requerimento do JSF da USN foi o que mais afetou o CTOL e o STOVL. A configuração de cauda quádrupla foi escolhida para preencher os requerimentos de padrões de compatibilidade com porta-aviões. As missões do JSF CV também se sobrepões ao F-18E/F e a única vantagem do JSF é a furtividade. A US Navy também tem intenção de confiar as missões de ataque em profundidade para mísseis cruise como o Tactical Tomahawk e SLAM-ER.
O JSF também terá problemas na exportação de tecnologia furtiva. Materiais e software de planejamento de missão podem ser comprometidos e permitirão ao adversário aprimorar as defesas anti-furtivas ou criar a sua própria tecnologia furtiva. Uma versão mais simples para exportação significa duplicar engenharia, produção e apoio e as aeronaves não serão intercambiaveis.

Nove companhias da indústria naval alemã estão conduzindo um estudo informal para o futuro combatente de superfície alemão. Conhecido como 'Fregatte der Zukunft 2020' ou FDZ 2020(fragata do futuro 2020) será a base para o programa fragata Type F-125.
    A FDZ 2020 terá formas furtivas e pelo menos 6 mil toneladas com velocidade máxima de 30 nós e tripulação menor que 100. A autonomia será de 90 dias no mar .
    A propulsão será feita por quatro células de combustível apoiadas por duas turbinas a gás.
A FDZ terá seis lançadores de mísseis vertical modulares com 48 mísseis. As torres de sensores serão retrateis assim como os lançadores de mísseis RAM para autodefesa.
    O Centro de Informações de Combate terá padrão semicircular onde sete operadores estarão de frente a frente ao redor de uma grande mesa de conferência. No centro haverá um elevatório de display e as paredes do COC terão telas grandes para visão conjunta. O sistema de comunicação será altamente integrado e operado por apenas três tripulantes..

O míssil israelense Python 4 foi modificado para ser disparado por aeronaves que não tem mira montada no capacete o que não era possível na configuração original.

A força aérea Israelense poderá lançar um microsatélite (menos de 80kg) com o foguete desenvolvido do Black Sparrow e com um motor maior, levado externamente no F-15, com uso para detecção de mísseis de superfície incluindo SAM.

Os Jaguares da RAF serão equipados com sistemas de compressão de vídeo para permitir a transmissão de vídeo pelos seus sistemas de rádio. 50 equipamentos PRISM (Photo Reconnaissance Intel Strike Module) com MD-129/A IDMs (Improved Data Modem) foram adquiridos.

A Lockheed Martin Missiles e Fire Control-Orlando estão desenvolvendo um sistema de armas naval, chamado Seagull, baseado no AGM-114M. O Seagull inclui 6 mísseis, sendo 2 montados na lateral de uma torre de canhão de 25mm e 4 instalados num mastro que também leva sensores com FLIR e designador laser.
    O preço do AGM-114M é de aproximadamente US$70.000 por disparo e pode afundar navios de 600-700 toneladas. O míssil atinge 4km em 13s e 8km em 39s com uma velocidade de 150m/s a 5km ou 80m/s no alcance máximo. No último caso ele ainda mantém a capacidade de penetrar o casco antes da espoleta de atraso ativar a cabeça de guerra de 12,5kg(contra 9,7 do modelo anti-carro).
    A Lockheed Martin esta entregando o primeiro lote de 100 AGM-114M para a US Navy para equipar os SH-60B para defesa de perímetro de frota e com potencial para equipar os helicópteros dos USMC para uso em operações urbanas. A marinha Turca já adquiriu o míssil para armar seus S-70 e a JMSDF planeja comprar de 6 a 10 mísseis por ano.

A versão naval do caça indiano LCA deverá voar em 2004. Ela tem alguma modificações em relação ao modelo original como uma espinha reforçada, nariz rebaixado para maior visibilidade frontal, trem de pouso reforçado e mais longo, gancho de parada e controle de vortex nas bordas de ataque. Canards retrateis serão adicionados na parte da frente para reduzir a velocidade de pouso.

Durante a feira aeroespacial AERO INDIA 2001, a empresa IAI mostrou um Mi-17 chamado "Peak 17" - "Performance for Peak of the World". A aeronave é otimizada para operações diurnas e noturnas com um casulo eletro-ótico(HMOSP) com FLIR e NVG com proteção de um sistema de guerra eletrônica da IAI Elta. O upgrade é baseado no mesmo sistema oferecido para o Ka-50-2. O casulo estabilizado com TV e FLIR pode ser apontado para um alvo e indicar alvos para os mísseis, no caso um Rafael Spike guiado por fibra ótica, e disparar o míssil no modo "dispare-e-esqueça" ou "dispare-e-atualize". O sistema tem a capacidade de praticar o lançamento antes do disparo real. A trajetória do míssil pode ser rastreada num mapa móvel na tela do display multifuncional. Este mesmo mapa móvel pode ser mudado para um modo tridimensional e, com realidade virtual, o piloto pode olhar as melhores posições de ataque. O mapa pode ser mudado novamente para o padrão bidimensional e pode-se praticar várias lançamentos simulados antes do disparo real(se não for só treinamento). Ao se ativar o sistema de guerra eletrônico o mapa móvel mostra áreas em vermelho que são as áreas ocupadas pelo inimigo e o alcance de suas armas. O sistema também indica as áreas a serem evitadas.

A empresa belga FN Herstal apresentou o fuzil de assalto modular F2000 de calibre 5,56mm.
O projeto considera requisitos de missões para-militares e operações de paz, apoio a lei como controle de distúrbio e ajuda humanitária. O conceito modular permite que os componentes podem ser mudados ou adicionados novos e pode ser rapidamente modernizado ou adaptado a novos requerimentos. Ergonomia foi introduzida com peso leve e facilidade de manuseio incluindo por canhotos. O fuzil usa mira ótica montada num adaptador MIL-STD-1913 com mira comum de emergência. O carregador é o mesmo usado no M16 com 30 cartuchos. O fuzil pode levar um lançador de granadas de 40mm que pesa 1kg(mais 3,5kg do fuzil).
    A FN Herstal decidiu não desenvolver uma munição nova devido aos custos e riscos comerciais, e muitos compradores em potencial não desejam algo melhor, apesar das limitações da granada de 40x46mm.  Um sistema de controle de fogo(FCS) desenvolvido pela  da Noptel Finlândesa foi desenvolvido para disparar a granada com precisão e também pode ser usado para disparar o fuzil. O FCS funciona colocando o ponto de pontaria no alvo e apertando o botão abaixo do gatilho. Um telemetro laser de baixa potência é disparado. O alcance, com precisão de 1 metro, é mostrado na mira com uma luz vermelha. Colocando o fuzil na elevação correta, a luz muda para verde quando o ângulo correto é atingido. Uma mira convencional é mantida. FCS pode ser programado para munições de 20mm, 30mm e outros calibres que aparecerem além de outros modelos de granada de 40mm.
    Uma bateria fornece energia para o FCS e qualquer outro acessório. O fuzil tem provisão para bipé duplo dobrável, baioneta, mira noturna no lugar do FCS e é compatível com NVG. A ROF é de 300/400 tiros/minuto e máxima de 850 tiros/min.
De cima para baixo: fuzil básico com mira ótica; fuzil com lança granada de 40mm; e por último o FCS adicionado ao fuzil.



Notícias de Junho de 2001

A FAB irá adquirir mais 4 aeronaves P-3A para formar dois esquadrões de patrulha, junto com os 12 P-3A/B já adquiridos e que entrarão em serviço até 2008. Três aeronaves servirão como fonte de peças de reposição. Entre as empresas interessadas em modernizar as aeronaves estão a EADS/CASA, Alenia e Lockheed Martin.

O Exército finalizou a aquisição de 8 helicópteros AS-532U2 Cougar Mk II por US$ 160 milhões, a serem montados na Helibrás, com entregas a partir de janeiro de 2002.

Está sendo estudada a possibilidade de adiamento para após 2007 do programa de aquisição de novos caças para a FAB. Após essa data, a FAB escolheria um avião de última geração, como Rafale, Typhoon, Su-35 ou JSF, quando eles estariam terminando a fase de desenvolvimento e entrando em operação. Um caça provisório seria adquirido, sendo o mais provável a aquisição de 20 a 24 F-5E, a serem modernizados para o padrão do F-5BR.

A empresa Elletronica está oferecendo o casulo de interferência Cross Eye para o upgrade dos AMX da FAB.

Os russos estão desenvolvimento um novo caça de 5ª geração como resposta ao JSF americano. Representantes das maiores indústrias e centros de pesquisa russos assinaram um acordo para a criação do novo caça. Os russos acham que a partir de 2010, o MiG-29 e o Su-27 não serão mais competitivos. Os planos preliminares serão mostrados até o fim do ano. Com recursos suficientes, a nova aeronave pode voar em 2006 e entrar em produção em 2010, com entregas em 2011-2012.

    A Sukhoi lidera o programa com participação da Mikoyan e da Yakovlev. O programa se chama PAK FA (Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoy Aviatsii - Sistema Aéreo Futuro    para Forças Aéreas Táticas), que antes era chamado de LFS (Logkiy Frontovoy Samolyot - Caça Tático Leve), com tamanho e peso entre o F-22 e o JSF  O projeto será de um caça de superioridade aérea, com capacidade de ataque adicional e não será baseado no S-37 Berkut e no Mig 1.42, que são apenas demonstradores de tecnologia.
    No projeto inicial, o peso de decolagem será  de 20 toneladas, dimensões entre o MiG-29 e o Su-27 e propulsado por dois turbofans AL-41F. O novo caça terá superagilidade, furtividade e supercruzeiro.
    Será equipado com um radar de varredura eletrônica e armas ar-ar e ar-solo, a serem desenvolvidos, e poderá levar um canhão móvel controlado por computador.
    O novo caça terá um sistema integrado de controle de tiro, data link, guerra eletrônica, navegação e comunicação. O data link poderá transferir dados entre aeronaves, bases aéreas e meios espaciais. O raio operacional de 1.200 km é necessário para operar nas redes de bases esparsas no norte e no leste da Rússia.
    Por outro lado, de acordo com a Sukhoi, que lidera o programa, será desenvolvido um caça monomotor nem pesado nem leve, com peso de decolagem de 23 t e alcance de 3.680 milhas para voar missões de defesa aérea na Sibéria.
    A furtividade não será prioridade, pois pode reduzir carga útil, a superagilidade com vetoramento de empuxo também não será usada, pois é raramente usada e o novo caça não será capaz de realizar supercruzeiro. Os russos irão investir em aviônicos de última geração. O custo da nova aeronave gira em torno de US$ 30 milhões, o que o torna bastante competitivo com o JSF.
    O principal problema será o financiamento. As fontes serão o Estado, participantes através de cooperação técnica e parceiros estratégicos, como Belarus, Kasaquitão e Ucrânica, e outros países, como Índia, China e, talvez, França e Alemanha.
    Os militares russos concordam em aceitar estrangeiros. A Força Aérea Russa não tem    condições de fazer o caça voar até 2006 sem investimentos estrangeiros. A Índia é o investidor estrangeiro mais provável e já tentou participar do desenvolvimento do S-37 Berkut. O custo de desenvolvimento é estimado em US$ 2 bilhões.
    Além do PAK FA, a Rússia irá operar apenas outras duas aeronaves de alto desempenho, o Su-27IB (Su-32FN/Su-34) e o treinador avançado Yak-130 ou MiG-AT. Os russos abandonaram os planos de desenvolverem dois caças, simultaneamente, que seriam um caça biturbina multifuncional (MFI) e um caça de linha de frente monoturbina (LFI).

Os governos de Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Espanha e Itália, através das empresas EADS, BAe, Dassault, Alenia e SAAB, se juntaram para desenvolver um caça que possa operar com ou sem piloto, e que irá substituir o Eurofighter, o Gripen e o Rafale, entrando em operação em 15 anos. O primeiro protótipo poderá estar pronto entre 2005 e 2010.

O secretário de defesa americano, Donald Rumsfeld, está considerando aumentar o número de F-22 a serem adquiridos e o tipo de missão que realizariam. Os 339 F-22 Raptor de superioridade aérea seriam suplementados por 423 novos caças desenvolvidos para operações ar-superfície.

A aeronave de ataque americana A-10 Warthog irá passar por modernizações. Entre os itens estão um motor mais silencioso e potente, CF34 com 6.400 kg de empuxo (2 t a mais que o atual), medidas furtivas, Link 16 SADL (Situation Awareness Data Link), TERPROM/DTS para navegação à baixa altitude e alerta de vôo controlado contra o terreno e capaz de mostrar distância do alvo, sistema de navegação integrado com INS e GPS,  casulo de alerta de ameaças IR, casulo de contramedidas eletrônicas ALE-213, 2 telas multifuncionais na cabine para mostrar um sistema de gerenciamento de cargas MIL-STD-1760, que permitirá compatibilização com a JDAM e WCMD, e casulo designador laser.
    A USAF opera, atualmente, 367 A-10 e pretende manter a frota em serviço até 2028. O A-10 é barato de operar e manter, sendo capaz de operar em bases avançadas, ao contrário do F-16. O A-10 demonstrou ser útil em operações CSAR/RESCO e o seu canhão GAU-8 já disparou de média altitude em Kosovo contra alvos como baterias antiaéreas.
    As táticas atuais mudaram de vôo a baixa altitude para evitar radares, para guerra à distância (stand-off warfare), fora da área do alvo, através do vôo a média e grande altitude e uso de armas de longo alcance. As armas guiadas também se tornaram importantes para evitar danos colaterais.

O míssil ar-ar israelense Derby foi mostrado oficialmente pela Rafael, após uma década em operação. O peso de 118 kg, o comprimento de 3,6 m e o diâmetro de 160 mm o tornam compatível com o cabide do Python 4. O míssil usa algumas tecnologias do Python 4 como as barbatanas atrás das superfícies de controles frontais.
    O míssil pode ser disparado com trancamento antes e após o lançamento e possui contra-contramedidas eletrônicas programáveis, de acordo com as necessidades do comprador.


O novo míssil de precisão americano SDB (Small Diameter Bomb) deverá entrar em serviço na USAF em 2007. O míssil pesa entre 75-125 kg, com alcance de 60 km. Usa guiamento de meio curso por GPS e INS e guiamento terminal por radar de onda milimétrica. O sistema está sendo testado nos F-111 australianos, em testes de lançamento supersônico.
    A arma é destinada a atingir alvos móveis e de grande valor com precisão, sendo mais    barata que os meios que a poderiam conter. As bombas Mk82 com kit de GPS (JDAM) realizarão sua função, provisoriamente, até sua entrada em  serviço.

A RAF revelou que está desenvolvendo uma nova arma de ataque de superfície para atacar alvos a 50-100 km e que poderá ter velocidade supersônica ou até hipersônica. O programa chama-se SPEAR.

Um míssil de cruzeiro JASSM demonstrou sua total capacidade ao atingir um alvo, simulando defesa aérea, após ser lançado de um F-16. O míssil usou guiamento por GPS de meio curso resistente à interferência, com guiamento final por imagem infravermelha e com software de reconhecimento de alvo para pontaria. O míssil pesa 1 tonelada e está previsto para operar nos F-16, F/A-18, B-52, B-1 e B-2.


A US Navy está considerando o desenvolvimento de um míssil antiaéreo de alcance ultralongo para conter a ameaça de mísseis de cruzeiro anti-navio. O conceito pode envolver uma variante do Standard (SM-5) com capacidade além do horizonte, usando dados de um E-2C Hawkeye modernizado. O objetivo é permitir que os navios operem mais próximos da costa durante um conflito, sendo que os modelos atuais do Standard cuidariam das ameaças de mísseis balísticos.
A equipe Gold Team, liderada pela Boeing, Litton Ingalls Shipbuilding, Northrop Grumman e Raytheon, mostrou um modelo em escala do seu projeto de destróier de ataque terrestre classe Zumwalt DD-21 O modelo usa dois sistemas de canhão avançado de 155 mm na proa com hangar e convôo na proa para 2 SH-60R Seahawk, um MV-22 ou um sistema de UAV de decolagem vertical (VTUAV) com três veículos.
    A propulsão será elétrica com hélices convencionais. A furtividade será cerca de 1/64 de um navio de superfície atual. O navio levará mais de 250 mísseis em lançadores verticais e incluem o Tomahawk, o ALAM, o Standard SM-2 e o ESSM. Dois canhões Boford de 40 mm serão usados como canhão de defesa aproximada.

A marinha grega recebeu em janeiro de 2001 o primeiro hovercraft de classe Zubr. A embarcação foi classificada como navio de transporte rápido e chamado Kefallinia (L-180).
    A embarcação pesa 550 toneladas com 57 m de comprimento e velocidade de 55 nós, podendo alcançar distâncias de 300 milhas. A autonomia é de 5 dias e a principal função será transportar 350 soldados para as ilhas no mar Egeu. O navio é equipado com dois canhões de 30 mm AK-630 controlados por radar e lançadores de mísseis Igla-M, que poderão ser substituídos pelo Stinger. Os lançadores de foguetes de 140 mm MS-227 foram mantidos.

Os 22 blindados Centauro 8x8 encomendados pelo Exército Espanhol já começaram a ser entregues. O veículos foram para o Regimento de Cavalaria Lusitânia, que é o centro da Força de Deslocamento Rápido Espanhol.
    A Itália adquiriu 400 veículos para equipar 8 regimentos e o veículo participou das operações da ONU na Somália em 83, na Bósnia, na Albânia e no Kosovo. O Exército americano alugou 16 veículos para testes com seu conceito de Brigada de Combate.


Notícias de Julho de 2001

A FAB e a Força Aérea Italiana irão lançar um Request for Proposal para uma modernização de meia vida do AMX. A Alenia e a Embraer formarão uma equipe com a Elbit para fornecer os aviônicos do cockpit. Os radares FIAR Grifo e o Telecom SCD-01 são os candidatos para equipar a aeronave.

A FAB esta testando um novo esquema de camuflagem para o AMX. O esquema já é usado no Super Tucano.

O projeto JSF está sob risco. A administração Bush tem preferência em comprar mais bombardeiros de longo alcance B-2 e acelerar o programa da Boeing da aeronave de combate não tripulada (UCAV) X-45.
    As mudanças são resultados da estratégia de fazer guerra à distância (com o B-2) e diminuir o risco de baixas (com o UCAV). O JSF precisa operar próximo de bases da área de operação e existe o risco de elas não estarem disponíveis ou sob risco de ataques por mísseis balísticos.
    O JSF terá alcance de 1.000 milhas sem reabastecimento em vôo, o que é pouco para qualquer conflito futuro na Ásia (ou Amazônia), onde as distâncias são grandes para a tarefa de projeção de poder.
    O B-2, por outro lado, tem alcance de mais de 6.000 milhas sem reabastecimento.
    Os EUA mantêm o requerimento de projeção de poder no exterior e a defesa de seus aliados, sendo que a nova estratégia americana é baseada na premissa de que as futuras ameaças serão os mísseis balísticos e as armas de destruição em massa, sendo que os futuros adversários tentarão restringir o acesso americano a bases, portos ou a própria permanência em território aliado. O novo governo está estudando alternativas relacionadas com as forças convencionais.

Como medida de economia, o governo Bush poderá retirar de serviço o bombardeiro B-1 Lancer.
Existem 93 em operação. O governo já questionou o congresso sobre a retirada de 30 aeronaves. As aeronaves restantes serão mantidas em duas bases, Dyees no Texas e Ellsworth na Dakota do Sul.

Os alemães estão em dúvida se participam do projeto da aeronave de transporte A-400. Os alemães têm recursos para adquirir 40 aeronaves, ao invés das 75 pretendidas, inicialmente. As 75 aeronaves darão uma capacidade de transporte 4 vezes maior que a frota de Transall atualmente em uso pela Luftwaffe, mas os alemães sempre preferiram uma aeronave derivada do An-70, que seria mais barata de manter e comprar.

A Raytheon Missile Systems está desenvolvendo uma família de pequenos veículos não tripulados (UAV), chamados SilentEyes, para tarefas como avaliação de danos de batalha (BDA). O veículo não tem propulsão e é lançado do ar, não tendo assinatura audível, e é barato o suficiente para    ser descartável.
    O veículo é derivado do Microglider, testado no exercício JEFX 99. Tem 560 mm de comprimento, pesa menos de 3,65 kg e pode levar 1,8 kg de carga.
    O veículo demonstrou capacidade de navegação autônoma e pode orbitar uma área em uma padrão pré-programado, e transmitir imagem de vídeo para estações em terra ou plataforma aéreas, como o Rivet Joint.
    O novo veículo tem estrutura tubular e pode ser lançado por lança foguetes de 70 mm ou artilharia de até 155 mm. O comprimento varia de 550 mm a 1,25 m, e pode lavar cargas de mais de 22,7 kg.
    O veículo é lançado a 1.000 m em uma missão de avaliação de danos de batalha. A razão de descida é de 10:1 e a    velocidade de cerca de 100 km/h em um padrão em curva para a esquerda ou 3-4 curvas.720 imagens podem ser tomadas em 5 minutos e transmitidas via UHF (355 MHz) além da linha de visão a distâncias de mais de 160 km. As imagens podem ir para o JSTAR, satélites, e além do Rivet Joint.
    O custo deve chegar a  US$ 5.000-6.000 em uma aquisição de 5 mil unidades. Outras cargas, além do vídeo, podem ser um radar laser (LIDAR), interferidores, ou ogiva. O veículo pode ficar no ar por 30 minutos, se lançado a 12 mil metros e percorrer 100 km.

O conceito de um demonstrador do programa Loitering Electronic Warfare Killer (LEWK), coordenado pelo Comando Europeu dos EUA e USMC, irá testar um UAV com cargas letais e não-letais de 90kg.
    O objetivo é demonstrar um veículo modular para baixa altitude, custando menos de US$ 40 mil,    que possa desempenhar tarefas como supressão de defesas aéreas(SEAD), engajamento de alvos em curto espaço de tempo, avaliação de danos de batalha (BDA) e operações de informações.
    Na    função de SEAD, o LEWK pode agir como despistador ou interferidor para operações do V-22, ou como interferidor de curto alcance ou ataque direto. A submunição BLU-108 é uma opção. Uma câmera no nariz fará (BDA). O LEWK também poderá agir como retransmissor de comunicações.
    O veículo tem 2,92 m de comprimento, com diâmetro de 35 cm, e peso de 295 kg.  Os aerofólios dobráveis de 2,13 m servem como asa. Um motor traseiro aciona a hélice e dá uma autonomia de  8 horas.

A Suécia está estudando o requerimento de uma aeronave não tripulada (UAV) de longo alcance (HALE), como parte de seu plano de longo prazo de construir uma rede de Comando e Controle baseado na Internet. A SAAB definiu um UAV HALE chamado Gladan (pipa), que poderá levar uma versão do radar AEW Erieye. O veículo será propulsado por dois turbofan e pesará 8 toneladas, com 30 m de largura. O veículo deverá voar a grande altitude e bem acima do tráfego aéreo civil.

A USAF está estudando novas tecnologias a serem incorporadas em mísseis balísticos. Os novos mísseis deverão ter a capacidade de completar a aquisição do alvo em 15 minutos antes do lançamento, ter alcance global com tempo de vôo de 30-60 minutos e precisão de 3 m com guiamento terminal. Serão equipados com data link e sistema de navegação por GPS. O veículo também poderá ter capacidade de requisição, identificação e engajamento de alvos autônoma.

A Guarda Costeira da Arábia Saudita adquiriu cinco hovercraft armados Griffon 8000TD(M) da  empresa britânica Griffon Hovercraft Limited of Southampton. Ela já opera 16 hovercraft SRN6 há 30 anos e os cinco Griffon são o primeiro lote para substituí-los. Os novos hovercraft    não precisam de manutenção do estilo de aeronaves e operam como barcos.
    Os novos barcos usam motores diesel com turbocharged resfriados à água e atingem a mesma velocidade de > 80 km/h do SRN6, que usa turbinas e que tem barulho e gastos muito maiores.
    O 8000TD(M) terá uma tripulação de quatro e pode levar uma carga de 8 toneladas, sendo capaz de levar um Land Rover ou similar na proa. A cabine principal pode ter 16 assentos. A Guarda Costeira Indiana adquiriu seis hovercraft 8000TD(M) e já opera dois.

O escritório de projetos Gibbs & Cox ofereceu à Marinha Australiana uma versão diminuída do destróier da classe Arleigh Burke DDG 51 com sistema AEGIS para preencher os requisitos de um navio de defesa aérea de área.
    O comprimento será de 144m e o deslocamento de 5.875 toneladas. A tripulação será de 262 contra 345 no DDG-51.
    O navio terá radar 3-D SPY-1D, com sistema de varredura eletrônica, e dois radares de    seguimento de alvos AN/SPG-62, e um radar de vigilância aérea AN/SPS-73.
    O navio será armado com um lançador vertical MK 431 com 48 células, que levará o ESSM e o Standard SM-2. Um lançador de mísseis RAM será montado acima do hangar. O armamento anti-superfície consiste de 8 mísseis anti-navio Harpoon e um canhão Mk 45 Mod 4. Um par de canhões Valkyrie de 35mm serão usados como canhão de defesa aproximada.
    A propulsão será por duas turbinas a gás com 6.5000 shp e dois motores diesel (CODOG). A velocidade máxima será de 30 nós, com alcance de 4.500 nm a 18 nós. O hangar poderá levar um SH-60 ou similar.

O escritório de programa de sistemas estratégicos da marinha americana planeja estudar a definição de um programa, exploração de conceitos e análise de riscos de uma proposta para conversão de quatro submarinos de mísseis balísticos (SSBN) Trident em plataformas de mísseis de cruzeiro (SSGN). O SSGN teria lançadores de mísseis Tomahawk Block III e Tactical Tomahawk, no lugar dos mísseis balísticos.

O primeiro protótipo do veículo blindado sobre rodas 8x8 Armored Infantry Fighting Vehicle (AIFV) da Singapore Technologies Kinetics (STK) foi terminado. O veículo será levado para o Reino Unido para testes pela DERA. O veículo participará da concorrência para um veículo de apoio blindado e é um concorrente direto do Mowag Piranha.
    O veículo básico pesa 13 toneladas, com 6,8 m de comprimento,  2,1 m de altura e 2,7 m de largura, podendo ser levado em um C-130. Pode levar 2 tripulantes e 12 tropas equipadas / 8 tropas e 2 tripulantes em uma torre.
    A blindagem é capaz de barrar projéteis de 7,62 mm x 51, podendo ser extendida para suportar projéteis de 14,5 mm, com aumento do peso para 17,5 toneladas. A carga máxima é de 11 toneladas e o peso máximo é de 24 toneladas (uma tonelada a mais que o Piranha IV).
    O protótipo tem um motor diesel com turbocharged Caterpillar C9 de 400bhp com transmissão    automática. A velocidade máxima é de 120 km/h, com capacidade de transpor obstáculo vertical de 1 m e trincheira de 2,5 m.
    O veículo transpõe áreas alagadas de até 1,5 m de profundidade e o radio de giro é de 7,5 m. O armamento varia de torretas de metralhadoras ou canhões automáticos, até canhões de 105 mm, passando por morteiros de infantaria.

A metralhadora leve Minimi da FN Herstal belga está fornecendo uma nova versão adaptada para operações especiais para a Marinha Americana. A nova metralhadora tem a designação Mk 46 Mod 0 Light Machine Gun.
    O novo modelo tem 70 % de componentes em comum com o modelo M-249 usado pelas forças  armadas americanas. As forças de operações especiais da US Navy irão usar a metralhadora para situações de combate aproximado e combate em localidade com alcance ao redor de 300 m para supressão de fogo.
    O cano não será substituído manualmente e, se for necessário, um cano quente será simplesmente descartado e trocado. Um atirador levará uma carga típica de 600 tiros, que podem ser disparados em dois minutos sem trocar o cano. O peso foi reduzido em 1,8 kg em comparação com a M-249.
    A nova metralhadora não tem capacidade de usar o carregador do M-16, não tem provisão para tripé ou suporte em veículo, o cano é mais curto, o cano aceita silenciador e é coberta com Teflon para aumentar a resistência à corrosão.



Notícias de Agosto de 2001

O Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica (DEPED), por intermédio do Subdepartamento de Programas e Projetos (SDDP), lançou no dia 1º de agosto de 2001, a entrega do Pedido de Oferta (RFP) às empresas interessadas em participarem do Projeto FX-BR.
    Os concorrentes que devem participar são a francesa Dassault/EADS com o Mirage 2000BR e o Rafale, as empresas européias Saab/British Aerospace com o JAS-39C Gripen, as americanas Boeing-McDonnell Douglas com o F/A-18E/F e Lockheed-Martin com o F-16C/D Block 50/52, e as empresas russas RAC-MIG com o MiG-29SMT e Rosoboronexport com o Sukhoi Su-30Ki.
    As empresas deverão apresentar suas ofertas técnico-comerciais até o próximo dia 1º de outubro. A primeira fase do processo de seleção encerrar-se-á até novembro deste ano, quando será definida uma lista com os participantes que apresentarem as melhores ofertas. O processo de seleção prosseguirá, em sua segunda fase, que culminará com a escolha da empresa vencedora em dezembro de 2001 ou até o início de 2002. A terceira e última fase do processo se dará até junho de 2002, quando deverá ser assinado o contrato comercial.

    Na tarde do dia 30 de julho foi realizado o primeiro catrapo do AF-1 no A-12 São Paulo e no dia 1º de agosto, às 08:16 h, a primeira catapultagem, ambos com sucesso.

Os AMX italianos terão bombas com guiamento a laser Lizard da Elbit a um custo de 21 milhões de Euros. Os kits poderão adotar um receptor GPS para permitir o emprego sob qualquer condição climática.

A China assinou um novo contrato de US$ 2 bilhões com a KNAAPO para a aquisição de um lote adicional de caças Su-30MKK. A China já opera 10 aeronaves desse modelo de uma compra anterior de um lote de 40 aeronaves e cerca de 70-100 do modelo Su-27SK de contratos assinados a partir de 1992. A China também opera outras 10 aeronaves do modelo Su-30MKK de  montagem local de um contrato para mais de 100 aeronaves.

A aeronave não tripulada da Northrop Grumman UCAV-N foi designada de X-47A. Os testes de vôo devem começar no fim deste ano.

Além do projeto do caça Azaracksh, uma cópia de engenharia reversa do F-5E, o Irã está projetando um interceptador da classe do F-14 com dois motores e cauda dupla chamado Sa'eqeh-80 (relâmpago). O primeiro vôo deve ocorrer no fim do ano ou inicio do ano que vem.

Novidades sobre o projeto de caça russo PAK-FA. O peso de decolagem será em torno de 20 toneladas. Será bimotor, mas usará o turbofan VK-10M de 120 kN, derivado do RD-33 de 80 kN e não a AL-41F de 175 kN. A configuração aerodinâmica ainda não foi definida. Será mais lento que o Su-27 e o MiG-29, porém terá capacidade de super-cruzeiro. O protótipo Su-30PD está testando um sistema de 3 grandes telas LCD que serão usadas no novo caça, e depois terá somente uma gigantesca tela cobrindo todo o painel à frente do piloto.
    Usará o radar de varredura eletrônica N0014 ainda em desenvolvimento e, acoplado a várias antenas distribuídas pelo avião, dará uma cobertura de 360°, podendo atirar mísseis para trás enquanto segue alvos adiante. Essas antenas de radar também podem funcionar como interferidores de radar.
    Terá um compartimento ventral para mísseis ar-ar K-37M de 160 km de alcance, ou R-77 de 100 km e/ou R-73M de 10 km. Os militares russos esperam um primeiro vôo em 2006, entrada em operação em 2010-12, mas precisam obter alguma parceria para dividir os custos. A foto abaixo é de uma das configurações para um programa anterior de caça leve chamado LFI.

A Boeing está estudando uma versão anti-radiação do míssil ar-ar de longo alcance Meteor com propulsão ramjet como sucessor do AGM-88 HARM.

A Millennium Jet Inc (MJI) recebeu US$ 5 milhões da DARPA para desenvolver e testar um veículo VTOL monoposto para o programa Exoskeleton for Human Performance Augmentation. A MJI está conduzindo testes em terra do Solo Trek XFV (Exo-Skeletor Flying Vehicle), que voará ainda este  ano.
    O veículo será entregue ao Comando de Operações Especiais americano em 2003 para testes e avaliação. O uso potencial militar inclui vigilância, guerra em localidade, assalto leve e busca e resgate. O ocupante fica em pé no veículo, que voa a 70 km/h com autonomia de 90 min.
    O motor de dois tempos será substituído por um turboshaft com 120-140 hp. O motor faz girar duas hélices em dutos. As 7 pás de ventilador giram a 4.000 rpm. Os dutos são móveis. Altura de 2,3 metros  por 2,65 m de largura e 1,5 m de comprimento. Peso vazio de 125 kg e máximo de 325 kg. Alcance de 130 milhas e pode pairar até 8.000 pés.

A USAF está estudando um conceito de aeronave não tripulada (UAV) de grande altitude e longo alcance (HALE) chamada Sensor Craft. O projeto está sendo conduzido pelo Air Vehicles Directorate do USAF Research Laboratory,  junto com o grupo Phanton Works da Boeing e a Nasa. O sistema poderá substituir as atuais plataformas do AWACS e JSTARS.
    A idéia por trás do Sensor Craft é projetar uma aeronave em torno dos seus sensores, usando a tecnologia mais avançada disponível. A configuração atual é de uma asa em diamante coplanar desenvolvida pelo Phanton Works. As asas têm forma de diamente com dimensões e geometria simétricas de 45º, com uma fuselagem central onde fica o propulsor. Antenas de grande abertura de varredura eletrônica são integradas nas bordas de ataque e fuga, cobrindo todos os quadrantes.
    O Phanton Works vem construindo e testando modelos pequenos para testes em vôo. A Boeing  planeja modificar um S-3 Viking com uma asa combinada, para estudar as características aerodinâmicas e estruturais do projeto.
    O Sensor Craft também está ligado ao programa "memtennas" da DARPA, sobre antenas de varredura eletrônica, que usam tecnologia de micro-mecânica. A vantagem da tecnologia "memtenna" é poder reduzir a espessura e o peso da antena, com baixo custo e que poderá operar em um alcance de frequência de 10:1.
    Isso permitirá que uma única antena possa operar em ondas curtas, para dar alta resolução e discriminação para alvos aéreos, e ondas longas necessárias para radares penetradores de folhagem (FOPEN).
    Com essa tecnologia de antena, o Sensor Craft poderá usar um ou dois de seus quatro segmentos de antena para buscar alvos, enquanto usa os outros para comunicações. Ao invés de uma plataforma AWACS e outra JSTARS, com operadores e processadores dentro da aeronave, eles ficariam no solo a centenas de quilômetros de distância, ligados por data links de banda larga. As antenas também poderão ser compatíveis com detectores e rastreadores biestáticos.
    O tamanho do Sensor Craft dependerá do tamanho da antena necessária, mas não será pequeno. A largura não será menor que a do Global Hawk (35 m) e poderá ser mais de 50% maior, da mesma ordem do B-2 ou B-52. O desempenho inclui autonomia de 60-80 h, alcance acima de 8.300 km e voar a altitude muito alta.
    Uma aeronave demostradora poderá voar entre 2005 e 2010, dependendo do desenvolvimento das antenas.

A empresa sueca Bofors lançou mais detalhes sobre a munição de defesa aérea para canhão de carro de combate de calibre 120 mm, chamada Reatil ("reaction projectile"). O peso é de 25 kg e uma massa de 10 kg de aço é direcionada para o alvo a mais de 90 m de distância para o lado da trajetória por uma espoleta laser. A munição não precisa de interface nos controles, além de uma chave liga/desliga para determinar a zona de engajamento.



Noticias de Setembro de 2001

No dia 7 de agosto, a EMBRAER anunciou a assinatura formal do contrato de US$ 420 milhões para a aquisição do EMB-314M Super Tucano sendo 25 monopostos A-29 e 51 AT-29  com opção para mais 23 aeronaves. A primeira entrega deve ocorrer em 2003. Do total de 99 ALX adquiridos, 49 serão monopostos A-29 e 50 bipostos AT-29. 30 AT-29 serão usados para treinamento e 20 configurados com sensores FLIR para operações noturnas na Amazônia.

O Gripen é o único concorrente no programa de caça da Republica Checa. Cerca de 36 caças foram oferecidos a um custo que varia de US$ 55 a 73 milhões cada, sem armas, e com treinamento e peças de reposição para operar por 3 anos. Uma oferta de 24 caças foi anunciada por 54 milhões por aeronave.

O helicóptero Tiger da Eurocopter, subtipo HCP, venceu a concorrência Australiana para um helicóptero de reconhecimento e ataque. Serão adquiridos 22 Tigers a um custo de US$ 670 milhões que devem entrar em serviço em 2004.

O Japão escolheu o AH-64D Apache Longbow como seu novo helicóptero de ataque. O Japão deve adquirir pelo menos 55 aeronaves.

A Malásia esta estudando a aquisição de um esquadrão de aeronaves de ataque que pode ser formado pelo F/A-18E/F ou Su-30MK.

A RAK MIG vai comercializar o MiG-29M1 monoposto e o MiG-29M2 biposto(foto) no lugar do MiG-29M. Os novos caças usarão as asas dobráveis do MiG-29K além de outras características em comum.

A Suécia irá cooperar com o Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha no desenvolvimento de uma aeronave de combate de próxima geração.

A Boeing recebeu uma encomenda para fabricar 131 capacetes com visores tipo JHMCS  (Joint Helmet Mounted Cueing Systems) no valor de US$34 milhões. Eles equiparão 55 F-16 Gregos e 28 da USAF, 39 F/A-18E da US Navy e 9 F-15 da USAF.

A Marinha alemã esta estudando como ela substituirá seus Tornados. As alternativas incluem uma modernização e repotencializações dos seus Tornados para operarem até 2020, o JSF, UCAVs e até mesmo aeronaves embarcadas.

Os EUA venderam 48 mísseis ar-ar AIM-120C-5 AMRAAM para Israel e 8 para a Tailândia.

A Saab-BAE Systems assinou um acordo com a empresa israelense Rafael para armar o Gripen com suas armas. Foram oferecidos inicialmente o míssil ar-ar Python 4 e a bomba guiada por TV Spice.

A França deve decidir sobre a construção de um segundo NAe para complementar o NAe Charles de Gaulle entre 2003-2008.

A Marinha Japonesa (Japanese Maritime Self-Defense Force) vai construir mais dois contratorpedeiros AEGIS da Classe Congo nos próximos dois anos. Os dois novos navios irão se juntar aos quatro do mesmo modelo já operado por aquela força.

A Jordânia adquiriu cerca de 200 carros de combate Challenger de 2a mão do Reino Unido. Os carros de combate foram usados por cerca de 20 anos e sofreram uma revitalização antes de serem repassados.



Notícias de Outubro de 2001

As entregas de propostas para concorrer ao programa FX terminou no dia 16 de outubro. A data previstas era dia 1o mas foi prorrogado devido a dúvidas de alguns concorrentes. A Boeing desistiu de concorrer pois seu caça F/A-18E/F não iria preencher os requisitos de custos de aquisição e operação. A EADS também não enviou propostas do Eurofighter Typhoon e MAKO. As empresas que enviaram propostas foram a Embraer/Dassalt com o Mirage 2000BR, a Lockheed Martin com o F-16C/D Block 50, a Saab com o JAS-39C Gripen, a Rac-MigMiG-29SMT e a Rosoboronexport com o Sukhoi Su-30Ki/Kii.
    Os requerimentos incluem 100% em offset para a indústria brasileira. Uma seleção de 2 ou 3 concorrentes será anunciada até o fim do ano com o resultado final até janeiro de 2002.

A Hungria irá alugar 12 caças suecos JAS-39 Gripen por 12 anos no valor de US$500 milhões. A Hungria também esta negociando a modernização de 14 MiG-29 e pretende manter mais 13 MiG-29 operacionais sem modernização.

A Áustria adquiriu 30 caças SAAB Gripen. O anuncio surpreendeu até os suecos que esperam uma encomenda menor. A intenção dos Austríacos era adquirir 20 caças por US$ 1,87 bilhões.

A Boeing iniciou os testes em túnel de vento do Super Hornet de guerra eletrônica designado EA-18. Ele terá a mesma capacidade de combate dos caças normais quando não levar casulos de interferência externamente.

Taiwan anunciou que pretende adquirir os quatro contratorpedeiros classe Kidd dos EUA.

A Itália irá participar do desenvolvimento do míssil ar-ar Meteor. Será responsável por 12% do total e irá adquirir 400 mísseis.

O exército britânico emitiu o RFI para aquisição de mísseis anti-carro para o programa Light Forces Anti-Tank Guided Weapon System (LFATGWS) num contrato de cerca de US$440 milhões. Cerca de 300 postos de tiro e 5.000 mísseis serão adquiridos com a entrada em serviço a partir de 2005. Estão concorrendo o Spike da Rafael israelense e o Lockheed Martin/Raytheon Javelin. O míssil escolhido ira substituir o MILAN.

A Avibrás vendeu o Astros II para a Malásia num contrato de US$ 180 milhões. O contrato inclui 12 veículos lançadores que devem ser entregues até 2002.

Krauss-Maffei Wegmann (KMW) esta estudando o uso de um veículo de apoio de fogo com lançadores de mísseis verticais e um canhão de médio calibre. O objetivo é permitir que as armas sejam empregadas por tropas fora do veículo.
    O míssil será da classe do Barak israelense com uma ogiva de múltiplas funções para destruir alvos de alto valor como aeronaves, helicópteros, mísseis, blindados, postos de comando e áreas de preparação. A versão de defesa aérea tera dois canhões de 35mm. Os trabalhos fazem parte dos programas alemão NGP (Neue Gepanzerte Plattformen) e  Armored Family of Vehicles americano.




Noticias de Novembro de 2001

    O modelo do Flanker oferecido para o Programa FX é o Su-35 junto com o modelo biposto Su-35UB. A aeronaves também esta concorrendo no Programa FX da Coréia do Sul. A aeronave é equipada com TVC e radar Phased Array. A aeronave satisfez 75% dos requisitos técnicos e superou os outros 25%.

    A aeronave X-35 da Lockheed Martin foi a vencedora do Programa JSF. A aeronave se chamará F-35 e serão adquiridas 1.763 na versão CTOL para USAF por US$ 40 milhões cada, 480 na versão CV para US Navy a US$ 47 milhões cada e 609 da versão STOVL para a USMC por US$ 50 milhões cada. As entregas começam em 2008. Os britânicos pretendem adquirir 150 aeronaves.

    O consórcio russo-ucraniano Medium Transport Airplane International (MK STS) participara de uma concorrência para uma aeronave de transporte médio para a Força Aérea Canadense. A aeronave proposta é o An-7X. Os outros concorrentes são o Airbus A-400M e o C-130J. O custo do An-70 é de US$ 50 milhões para uma produção de 300 aeronaves.

    A China esta planejando projetar uma aeronave de treinamento supersônica chamada L-15. A aeronave terá duas turbinas, controle de vôo FBW, HUD e HOTAS. A aeronave poderá atingir Mach 1.4 e terá capacidade secundária de ataque. O turbofan AI-25 que equipa o K-8 poderá ser escolhido como propulsão assim como a variante WS-11.

    A Marinha de Taiwan pretende comprar quatro aeronaves P-3 AEW para proteger os contratorpedeiros da classe Kidd que adquiriu recentemente.

    A Boeing esta negociando a venda de 60 a 100 AV-8B Harrier II Plus para Taiwan. As entregas devem ocorrer em 2005. A aeronave terá tecnologia comparável aos últimos modelos do F-16. O motivo da compra é a ameaça de mísseis balísticos Chineses que inutilizariam as pistas das bases aéreas de Taiwan em caso de conflito.

    O Paquistão irá receber ainda este ano seis helicópteros AH-64D Long Bow Apache por US$ 73 milhões para proteger suas fronteiras com o Afeganistão.

    Os fuzileiros navais americanos estão pesquisando a aquisição do AC-130 para operações de apoio aéreo aproximado. A autonomia e poder de fogo mostraram ser úteis no conflito recente do Afeganistão.

    O projeto DD-21 americano para um navio de combate de superfície agora será chamado de DD(X).

    Os RQ-1 Predador americanos dispararam mísseis Hellfire contra alvos no Afeganistão. Foi o primeiro uso  operacional ofensivo de uma aeronave não tripulada.

    A Royal Navy pretende adquirir um lote de 48 Tomahawk Block III para repor os mísseis usados no Afeganistão. O valor do contrato é estimado em US$ 87 milhões.

    A Espanha assinou um acordo para participar do programa do míssil Meteor. A Alemanha, Itália, Reino Unido, França e Suécia são os outros participantes. A Espanha pretende adquirir entre 200-250 mísseis.

    A FMV sueca recebeu um demonstrador de tecnologia SAT/Mark (Signatur Anpassnings Teknik)  com capacidade furtiva desenvolvido por um contrato de empresas suecas. A torre e chassi é baseada no CV9040.  O veículo tem formas furtivas e é coberto com material especial. As esteiras são parcialmente cobertas. O peso é de 13,5t com velocidade máxima de 85km/h.

    O Kuwait comprou um segundo lote de canhões autopropulsados chineses PLZ45 de 155mm para equipar um batalhão. O contrato anterior assinado em 1997 compreendia 27 canhões por US$186 milhões também para equipar um batalhão.

    A General Dynamicas Land System (GDLS) esta planejando adquirir o sistemas ativos de defesa para blindados Arena de fabricação russa. O radar Arena é usado para detectar projéteis disparados contra o blindado equipado com o sistema. Quando o projetil esta no alcance, o sistema automaticamente dispara cargas explosivas para destruí-lo. A GDLS pretende instalar o sistema em blindados de exportação e americanos. A foto abaixo é de um T-80 russo equipado com um radar Arena sobre a torre.



Notícias de Dezembro de 2001

A FAB terminou a primeira fase do Projeto FX ao selecionar os cinco candidatos para substituir os Mirage III na primeira encomenda do Projeto. O Mirage 2000BR, o F-16, o MiG-29, o Gripen e o Su-35 passaram na primeira fase técnica. Na próxima fase serão analisados as ofertas nos aspectos técnicos, logísticos, industrial, comercial e contrapartidas econômicas. A decisão final caberá ao Conselho de Defesa Nacional que escolhera o finalista em março de 2002.

O Exército adquiriu um sistema de visão noturna FLIR com datalink para equipar os Esquilo e Fennec da AVEX.

Os 8 helicópteros AS-532 Mk-1 100 Courgar adquiridos pelo EB terão de pouso fixo, cabine alongada e serão equipados com metralhadoras laterais na cabine traseira. Os dois primeiros helicópteros devem ser entregues em junho de 2002 com mais três entregas anuais até 2004.

A Dassault Aviation apresentou no Salão de Dubai 2001 o Mirage 2000AT. A nova aeronave é um versão de treinamento avançado baseada no Mirage 2000. Ela não terá os sistemas sofisticados das aeronaves de combate como radar e sistemas de guerra eletrônico mas será equipada com o Link 16 e sistema de simulação de combate. A aeronave receberá dados de estações em terra ou outras aeronaves para simular o complexo ambiente de combate em missões de treinamento. O conceito permitiria que um piloto passar diretamente de um treinador turbohélice para um jato de alto desempenho. Os franceses reconhecem que a aeronaves só é apropriadas para as forças éreas que já operam o Mirage 2000.

A Hungria decidiu realizar o leasing de 14 caças Gripen batch 2 por 10 anos. Os aviões serão retirados da dotação da Força Aérea da Suécia, e sofrerão adaptações mínimas. A Suécia só pretende manter 165 Gripen operacionais para satisfazer suas necessidades e não mais 204. As entregas devem iniciar em 2004.

A República Checa vai comprar 24 JAS-39 Gripen por US$ 1,3 bilhões (54 milhões por aeronave). O valor inclui a poio logístico, peças de reposição para toda vida da aeronave, instalações de apoio no solo, treinamento e assistência técnica por 35 anos. Também inclui uma modernização de meia vida em 2020. O custo operacional será de US$ 13 milhões por ano. Serão gastos mais US$ 130 milhões com a aquisição de armamento. O primeiro esquadrão deve estar operacional em 2005. O Gripen era o único concorrentes que aceitou as condições de contrapartidas e ajudar nas vendas do Aero Vodochody's L-159.

A Boeing completou os testes iniciais do demonstrado da aeronave conceito EA-18 Airborne Electronic Attack (AEA). Foi usado um F/A-18F Super Hornet equipado com três casulos ALQ-99 de interferência eletrônica e dois tanques de combustível. O EA-18 é uma das plataformas consideradas para substituir o EA-6 Prowler na tarefa de guerra eletrônica a partir de 2008. A nova aeronaves ira desempenhar tarefas de reconhecimento e ataque eletrônica de radares e comunicações inimigas.

O US Southern Command dos EUA irá avaliar o UAV Global Hawk em operações anti-drogas em 2002. Os sensores serão modificados com modos ar-ar para detectar aeronaves pequenas em vôo. O UAV irá voar da base aérea de Edwards na Califórnia e retornará sem pousar na América Latina.

A USAF esta considerando o testes de mísseis Stinger no UAV RQ-1 Predator após a integração bem sucedida do Hellfire. Outros esforços para aprimorar a capacidade do Predator inclui um sensor hiperespectral capaz de detectar alvos escondidos, camuflados, e expandir a capacidade de operação com outras plataformas como o JSTARS e centros de operações aéreas (CAOCs). Esta em estudo a instalação do estação de controle no JSTAR ou RC-135. O Predator funcionaria como sensor externo destas plataformas, como por exemplo, realizar reconhecimento aproximado de ligações telefônicas ou alvos móveis detectados por estas plataformas a longa distância.

A munição QuickLook (mostrada abaixo), FASM e LEWK do programa Artillery Launched Observation Rounds (ALOR) defense technology objective (DTO) conduzido pelo Fire Support Armaments Center no Armament Research, Development and Engineering Center (ARDEC) do US Army irão usar asas infláveis. As munições serão disparadas por canhões terrestres ou navais e irão conduzir reconhecimento de áreas alvos ou realizarão avaliação de danos de batalha.

Os britânicos e americanos estão desenvolvendo um míssil de emprego múltiplo capaz de ser lançado de terra ou ar. O míssil será usado contra blindados, casamatas, instalações de radar e outros alvos como postos de comando. As entregas podem começar em 2008-2010, se o desenvolvimento chegar a fase final, com produção de 73.000 mísseis para os dois países. O novo míssil deverá ser compatível com outros sistemas como o TOW e Hellfire, mas com novas capacidades.

A Coréia do Sul esta desenvolvendo um míssil superfície-ar portátil chamado K-PSAM, similar ao míssil francês Mistral em termos de desempenho e especificações. A velocidade é de Mach 2.4 e o alcance de 5km. O objetivo é a defesa contra a infiltração de aeronaves An-2 e helicópteros Norte Coreanas que transportam forças especiais. O míssil deve entrar em produção em 2003 com produção esperada de 1.500 mísseis.

A Marinha francesa esta estudando uma família de fragatas modulares multifuncionais para substituir suas escoltas atuais. Esta planejada a aquisição de 17 navios que podem chegar a 50-60 incluindo exportações. A Marinha alemã ofereceu o projeto F-125 para o programa. A nova fragata terá capacidade de luta anti-submarina, anti-superfície, antiaérea, anti-míssil balístico e ataque terrestre.

A USAF esta estudando tecnologias para detectar pessoas através de paredes, sob pouca luz e tempo ruim no programa Tactical Remote Assessment/Surveillance Radar (TRASR). Os meios/técnicas devem ser compactos, portáteis e capazes de penetrar 20 cm de parede de tijolo ou concreto, e detectar a assinatura de movimento ou psicológica a 15m em ambiente urbano ou 60 m em terreno aberto.



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