Notícias de 2005

Notícias de Janeiro de 2005

O A-29 Super Tucano realizou uma campanha com armas inteligentes israelenses da família Lizard da Elbit. As versões guiadas a laser foram apontadas pelo FLIR Star Safire.

Taiwan pretende comprar 400 mísseis AGM-114M Hellfire da versão auto-explosiva por de US$ 50 milhões como parte do programa FMS.

O US Army está estudando um míssil SAM com propulsão a turbojato para complementar o SLAMRAAM. O programa Army Extended Range Attack Missile (AERAM) irá usar hardware já existente e deve ser usado contra ameaças subsônicas como mísseis cruise e UAV a distancias de mais de 100km. A necessidade apareceu em 2003 quando um míssil "Seersucker" disparado pelo Iraque atingiu um guindaste no Kuwait.  A plataforma de lançamento será a mesma do SLAMRAAM.

A Força Aérea Espanhola adquiriu os mísseis KEPD 350 para equipar seus F/A-18.

A Kentron/Denel da África do Sul está desenvolvendo o kit de bomba guiada modular Umbani para ser adaptada nas bombas Mk82 e Mk83. Os testes de vôo devem começar em 2005. Os kits usam código GPS C/A até próximo ao alvo e guiamento terminal por IR, TV ou laser semi-ativo. Um kit de foguete e/ou asas pode ser usado para aumentar o alcance.

O fuzil FNC da FN Herstal belga venceu a concorrência do programa SCAR (SOF (Special Operations Forces) Combat Assault Rifle) para fornecer um fuzil para o comando de operações especiais americanos. O programa SCAR foi lançado em outubro 2003 para a aquisição de um fuzil capaz de trocar o cano entre os calibre 5,56mm, 7,62 mm da OTAN ou do AK-47 ( M43 calibre 7,62x39mm) e talvez outros como o 6.8x43 Remington SPC. Também deveria ser mais rústico e confiável (e caro para fabricar) que o novo fuzil XM-8 que tinha requisitos mais genéricos. O concorrente era o XM-8. O SCAR terá versão leve (5,56mm) (SCAR-L) e pesada (7,62mm) (SCAR-H). Um total de 155 mil fuzis devem ser adquiridos sendo 84 mil do modelo leve (Standard  (S)), 28 mil de combate aproximado da versão leve (Close Quarters Combat (CQC)), 12 mil de sniper da versão leve (Sniper Variant (SV)), 15 mil da versão pesada, 7 mil para combate aproximado da versão pesada e 12 mil sniper da versão pesada. A versão leve pesa 3,5 kg e a pesada 3,86kg. As armas terão trilhos Picatinny (MIL-STD 1913) para receber óticos e miras adicionais.O XM-8 ainda poderá ter chances se apresentar uma versão melhorada. O fuzil FNC é usado no Exército Brasileiro e conhecido como FAL.


Portugal selecionou o blindado austríaco Steyr Pandur 2 para equipar o Exército (260 veículos) e Fuzileiros navais. O custo total do programa será de 344 milhões de Euros.

A Alemanha assinou um contrato para aquisição de um lote inicial do blindado de combate de infantaria Puma por US$464 milhões. Os Puma são fabricados pela KMW e Rheinmetall. A Alemanha pretende comprar um total de 410 veículos por 3 bilhões de Euros.

O Canadá adquiriu 29 helicópteros H-92 por US$4,2 bilhões para substituir os seus Sea King. As entregas devem iniciar em 2008. Serão usados para guerra anti-submarina, SAR e utilitário.

A Bell Helicopter é um dos concorrentes do programa coreano Korea Multi-role Helicopter (KMH). O KMH se refere a um programa de helicóptero de ataque e utilitário com várias partes em comum. O KMH-1Z de ataque será baseado no AH-1Z com fuselagem marinizada, motores T-700-GE-701K, pás composta quádruplos, sistema de aquisição de alvos BEST e HMD. O KMH-1Y é baseado no UH-1Y e terá capacidade de levar 10 tropas ou 2700kg cargas. Será armado com metralhados 12,7mm, foguetes de 70mm, tanques auxiliares e guincho.Os componentes em comum na fuselagem, motor, rotor, aviônicos, controles e mostradores serão de 84% e facilitam a montagem, manutenção e diminuição dos custos. O KMH será fabricado localmente.

A USAF está estudando o uso de aeronaves de combate não tripuladas (UCAV) muito maiores que os protótipos atuais do programa J-UCAS (X-45 e X-47). A nova aeronave terá a capacidade de levar 4,5-7 toneladas de armas com peso máximo de decolagem de 45 toneladas e autonomia de 50 horas.

A SAGEM francesa, a Rheinmetall Defence Electronics (RDE) alemã e a Bell Helicopter assinaram um acordo para desenvolver um UAV VTOL tático. A aeronave será baseada no Eagle Eye. A SAGEM e a RDE irão fornecer as estações de controle, datalink, sensores IR e EO, simuladores e integração.

A França mostrou uma maquete de seu novo porta-aviões "R9X" ou "PA2". O novo navio terá propulsão convencional e levará 32 Rafale-M, 3 E-2 Hawkeye e 3 helicópteros. Atingirá uma velocidade de 27 nós, terá 284 metros de comprimento e deve entrar em operação em 2012.

O Canadá assinou um contrato para compra de três navios de apoio múltiplo por US$1,77 bilhões no programa Joint Support Ship (JSS) para substituir dois navios de apoio atuais.

A RO Defense está propondo uma modernização do canhão naval Mk 8 Mod 1 para o calibre de 155 com o cano do obuseiro AS-90 Braveheart. O programa se chama 155 TMF (Third generation Maritime Fire support). A cúpula também pode ser substituída com uma de formato furtivo e teria angulo de tiro mais elevado. O TMF teria opção de cano de 39 e 52 calibres com 80% das peças mantidas. O carregador poderá ser automático ou manual. A cadência de tiro pode chegar a 18 TPM. O 155 TMF foi proposto para equipar as fragatas Type 45 junto com a munição guiada Volcano.



Notícias de Março
de 2005

O programa FX foi oficialmente cancelado em 22 de fevereiro de 2005. O programa visava a compra de 12 caças por US$700 milhões para substituir os Mirage III de Anápolis. A desculpa foi que os caças da concorrência já estavam ficando obsoletos e a FAB espera que caças mais avançados entrem na concorrência como o Rafale e Eurofighter. A FAB planeja adquirir ou alugar um caça provisoriamente como os F-16 holandeses, Cheetah da África do Sul, Kfir israelenses, Mirage 2000C franceses ou dos Emirados Árabes, Su-30 russos, MiG-29 ucranianos e Gripen Suecos. Também podem ser usados F-5EM deslocados de Santa Cruz.

As forças especiais indianas fizeram uma encomenda de 3.074 fuzis Tavor TAR-21 calibre 5,56mm da IAI israelense no valor de US$15 milhões e inclui munição. Os fuzis serão equipados com um lança-granadas M203 de 40mm.  A IAI já tinha fornecido 350 a 400 TAR-21 sem lança-granadas US$1,5 milhões para as forças especais de fronteira. Em 2002 foram encomendados 120 fuzis Galil 7,62mm na configuração sniper.

Israel decidiu não comprar os blindados Stryker para equipar duas brigadas blindados e deve projetar um novo transportador de tropas blindados baseado no chassi do Merkava I e II que estão sendo retirados de serviço. A nova viatura se chamara Nemerah (tigresa) e terá a torreta removida. A outra opção poderá ser o aumento da blindagem dos M-113.


A Bell respondeu ao programa ARH do US Army como modelo Bell 407 que será decidido em junho de 2005 para compra de 368 aeronaves. As entregas serão entre 2006 a 2011. A Boeing anunciou que irá participar como MH-6 Little Bird

A Aermacchi assinou memorando com o Ministério de Defesa Grego para a produção do treinador M-346 no país.

A Lockheed Martin venceu concorrência do programa VX para substituir os helicópteros VH-3 e VH-60 que servem ao presidente dos EUA. O US-101 teve a vantagem de ter três motores. Os 23 helicópteros irão custar US$1,7 bilhões com entregas entre 2009 e 2014.


A Rússia está desenvolvendo o radar Bars-29, uma versão menor do N011M Bars do Flanker para equipar o MiG-29M2 MRCA. O radar foi mostrado na feira AeroIndia para participar da concorrência de 126 caças leves e modernizar 50 caças MiG-29 indianos. O radar tem varias interfaces e pode ser instalado até no Mirage 2000 com barramento francês. A Índia já estudou a instalação do Bars do Su-30 no Mig 29. A nova antena tem 60cm e pesa 50-60kg a menos que a original que tinha diâmetro de 96cm. O peso total é de 350-400kg ou 100kg a menos. O projeto pode estar terminado em  em 2008.

A Turquia relançou um programa para compra de  90 helicópteros de ataque.  A Turquia tinha lançado um programa há 8 anos quando AH-1Z foi escolhido em 2002. A nova compra será de 30 helicópteros por US$1-2 bilhões. Devem participar o AH-64 Apache, AH-1Z, S-70, Tiger, A-129, Mi-28 e Rooivalk.

Os Emirados Árabes Unidos assinaram um
contrato no valor de US$2 bilhões para compra de 60 treinados T-50 Golden Eagle da KAI coreana. O UAE foi o primeiro comprador estrangeiro. A Coréia do Sul adquiriu 94 com entregas até 2011.

A Índia adquiriu três aeronaves Embraer EMB-145 para serem usadas como plataforma para um radar para serem usados como aeronave de alerta aéreo avançado (AEW). A Índia  já comprou 5 jatos Legacy em 2003.

A Força Aérea Venezuelana adquiriu seis helicópteros Mi-17V5, três Mi-35M e um Mi-26T por US$120 milhões. A Venezuela já tinha assinado um contrato para compra de 100 mil fuzis AK-103 para substituir seus fuzis FAL. A FAV também anunciou que pretende comprar 12 aeronaves AMX por US$260 milhões e 24 ALX por US$ 445 milhões.  

A EADS vendeu 30 sistemas de alerta de aproximação de mísseis MIDS F para equipar os F-16 dinamarqueses. O MIDSF já equipa aeronaves Tiger, NH90, CH-47 e C-130 de vários paises.

Singapura adquiriu seis S-70B Seahawk para operar nas seis novas fragatas classe La Fayette. O primeiro deve ser entregue em 2008. O S-70B concorreu com o AS- 532SC e NH-90. 

A CATIC ofereceu o treinador K8 e Lockheed Martin Argentina ofereceu o AT-63 Pampa para concorrer no programa de substituição dos A-37B e OV-10A colombianos mesmo sabendo que a concorrência não considera jatos. O requerimento mínimo era de raio de combate de 555km, velocidade de cruzeiro de mínimo de 370 km/h a 4900m. O requerimento é para um turboélice de dois lugares, com capacidade ar-ar e ar-superfície, com cockpit compatível com óculos de visão noturna, visores multifuncionais e controles HOTAS. Os outros concorrentes são o KAI KTO-1, o EMB-314 Super Tucano e o PC-21. O contrato é de US$234,5 milhões para compra de  24 aeronaves com opção de mais 24. O resultado deve ser anunciado em 21 março.

A Tailândia voltou a estudar a aquisição de caças Su-30 após cessar as negociações com a SAAB que não aceitava a troca do Gripen por frango. A Tailândia pretende comprar 8 caças com 18 opções.

A Turquia selecionou a Alenia para fornecer dez aeronaves ATR-72 ASW para a marinha.  O ATR-72 já é usado pela Itália para patrulha marítima.


Israel planeja adquirir mais dois submarinos alemães da classe Dolphin por US$700 milhões para se juntar a frota de três embarcações. A Alemanha tentou barrar a compra por achar que iriam usar mísseis cruise com ogiva nuclear. Em 2000, Israel testou um míssil cruise com alcance de 1500km que pode ser lançado de submarino.

A USAF assinou contrato com a Lockheed Martin para compra de 288 mísseis cruise JASSM (Joint Air-to-Surface Standoff Missile) por US$112 milhões.

A KPB russa anunciou o desenvolvimento de uma nova versão do míssil Metis chamado Metis-M1. A nova melhoria inclui um maior alcance e melhor imunidade a interferência. O alcance aumentou de 1500m para 2000m e diminuição do tempo de vôo. Também terá opção de ogiva termobárica para ser usada contra construções e blindados leves.


O Sultanado de Omã escolheu o Javelin como seu novo míssil anti-carro. Devem ser adquiridos 100 mísseis junto com posto de tiro e apoio.

A Índia assinou contrato com a Rafael israelense para a aquisição de 20 mísseis Derby para armar os Sea Harrier da aviação naval. O contrato inclui seis mísseis de treino e apoio logístico. O programa iniciou em 2000 e foi lançado em 2003. Os mísseis devem ser entregues 30 meses após a assinatura do contrato. A força aérea indiana também procura um novo míssil de longo alcance (BVR) armar seus caças Mirage 2000H, Su-30MKI, Jaguar e MiG-29. A necessidade apareceu em 2003 após dificuldade de combater jatos franceses em combates simulados e armados com mísseis MICA.

A Republica Checa adquiriu o míssil RBS-70 BOLIDE por US$29 milhões com entrega entre 2005-2007.


O exercito russo adquiriu 100 sistemas de mísseis 9K339 Igla-S, o novo modelo do tipo. O novo míssil usa eletrônicos digitais e leves, podendo aumentar a ogiva para aumentar a letalidade. Também usa uma espoleta laser com raio letal de 5 metros e ogiva que direciona a energia. O alcance passou de 5.500m para 6000m. O teto é de 3.500m, a velocidade do alvo de 400m/s ou 320m/s frontal. A estação de tiro pode receber o visor noturno 0S520 e pode ser integrado a sistema de C3 como o 9S80 Sborka, 9S737 Ranzhir e antigos como o 9S482 (PU-12). O míssil é bem rústico e pode ser colocado na água por 30 minutos e a vedação se mantém a até 12 mil metros sem pressurização. O míssil pode cair em concreto de uma altura de 2 metros. O míssil já foi entregue para o Vietnã.

A USAF iniciou estudos para saber se precisa de um novo míssil cruise com ogiva nuclear (Enhanced Cruise Missile) para modernizar suas forças estratégicas. A nova arma também teria papel convencional com penetrador de bunker ou armas de energia eletromagnética. O AGM-86 ALCM e o AGM-129 ACM devem atingir o fim da vida útil por volta de 2030 e são os candidatos a serem substituídos pelo ECM.




Notícias de Maio
de 2005

O EMB-145 foi escolhido para ser a plataforma AWACS indiana. Os outros concorrentes eram a Bombardier e Gulfstream. As aeronaves devem ser entregues em 2007 para receber um radar local.

O México mostrou interesse na compra de 30 ALX para substituir seus 66 PC-7. O México já usa 3 EMB-145 AEW & C/RS.

O Eurofighter Typhoon foi desclassificado da concorrência do FX de Singapura por não poder cumprir os prazos da entrega. Os concorrentes restantes são o Rafale e F-15.

O Paquistão planeja comprar 70 F-16 Block 50/52 de última geração por US$3 bilhões.

O Japão anunciou um programa para compra de 40 caças para substituir os F-4. Os primeiros 7 caças devem ser comprados em 2008-2009. O Japão estuda a compra de um caça de 5a geração. Os concorrentes podem ser o F-15, F/A-18, Typhoon, F-35 e F/A-22. A concorrência se chama programa FX. O F-35 será opção mesmo se não estiver disponível em 2012-2013 que é a data de entrega. O caça F-2 não foi projetado como interceptador e querem um caça mais capaz que o F-2.

A China iniciou discussões para compra de 210 Mirage 2000-9CS por 12 bilhões de Euros. O contrato inclui 1200 mísseis MICA e já enviou pilotos para treinamento.

O Reino Unido escolheu o Lynx é o preferido para o programa Future Rotorcraft Capability na versão naval e terrestre. O programa deve chegar a 1,5 bilhões.

A USAF planeja modernizar 356 A-10 Wharthog para o padrão A-10C “precision engagement”. O A-10C poderá levar armas guiadas mais modernas como o WCMD e JDAM. Outras modernizações incluem mostradores coloridos no cockpit e HUD. As aeronaves devem ser modificadas entre 2006-2009 por US$168 milhões. As aeronaves devem voar até 2028.

O F-16 e F/A-18 estão sendo considerados pela Índia para uma concorrência de compra de 125 caças leves para substituir os MiG-21. Os outros concorrentes são o Saab Gripen, Dassault Mirage 2000 e MiG-29. O custo total deve chegar a US$ 9 bilhões.

A Bell anunciou que Bell 407 irá participar do programa Armed Reconnaissance Helicopter (ARH). A escolha será em junho de 2005 para compra de 368 helicópteros que devem ser entregues entre 2006-2011. O mock-up (foto) foi mostrado na AUSA em fevereiro.

A Nova Zelândia encomendou 12 helicópteros NH90 para substituir seus UH-1.

A África do Sul assinou contrato no valor de 830 milhões de Euros para compra de 8 aeronaves de transporte Airbus A400. Também se tornou parceiro no programa e tem opção para compra de mais seis aeronaves com o custo chegando a 1500 milhões de Euros.

A Austrália lançou um programa para compra de casulos de designação de alvos no valor de US$78 milhões  para equipar os F/A-18. Serão comprados 24 a 37 casulos que fazem parte do programa de modernização dos Hornet.

O Congresso Americano foi notificado do interesse australiano de comprar mísseis Standoff Land Attack Missile-Expanded Response (SLAM-ER). A quantidade pode chegar a 260 por US$430 milhões incluindo suporte, treino e peças de reposição. O novo míssil irá armar os F/A-18 e AP-3C.

A US Navy anunciou que irá construir o catamarã de alta velocidade X-Craft que será usado para apoio logístico. O navio desloca 1000 toneladas e tem capacidade de levar dois helicópteros MH-60. A propulsão será por duas turbinas LM2500 e dois motores MTU 16V 595 TE90 dando ao navio a capacidade de atingir mais de 50 nós.

O programa amercano Maritime Preposition Force-Future FPF-F, ou Sea Base, está tomando forma e pode custar 45 bilhões para compra de 18 navios. Deve ser uma família de navios com grande parte em comum. As variantes incluem transporte de tropas, carga pesada e aviação. Navio multifuncional estão sendo descartado por custarem mais caro. O custo de uma pista de aviação adiciona US$ 400 milhões em custo. As propostas incluem modelo melhorado de navios atuais como Wasp, LHD, LDP-17 e LMRS Bob Hope pois será mais rápido e barato de projetar. Os navios devem entrar em serviço em 2013-2014 e pode levar a modernização de navios atuais para manter capacidade atual. Os novos navios farão parte do 3o escalão de assalto e por isto tem requerimentos de sobrevivência maior que navios civis.

A Carnegie Mellon University Robotics Engineeering Consortium (NREC) e a Unidet Defense receberam um contrato US26,4 milhões para o desenvolver do veículo não tripulado terrestre (TUGV em inglês) Gladiator para uso pelos USMC. O Gladiator irá atuar como batedor, reconhecimento e vigilância. O Departamento de Defesa americano quer que 1/3 dos veículos terrestres em 2015 sejam teleoperados ou não tripulados.

O fuzil anti-material calibre 12,7mm M-107 foi aprovado para uso pelo US Army. Os testes devem estar completos em 2008.  Comparado com o M-24, o novo fuzil é mais potente e tem melhor óticos de pontaria, podendo engajar tropas a 1500 m e material a 2000 m como aeronaves estacionadas, centros de radar, munição e veículos leves. Também tem alcance para atuar como contra-sniper. O carregador tem capacidade de 10 tiros. Está planejado o uso de um supressor de assinatura sonora, brilho e fumaça.

A US Navy está estudando a compra do fuzil anti-material AS50 calibre 12,7mm para equipar suas forças de elite como os SEALs. O fuzil dará capacidade de destruir alvos a longa distância. O fuzil tem carregador de 5 tiros, pode ser montado em três minutos e pode ser usados por outras forças.






Notícias de julho
de 2005

    A França, Suécia e Reino Unido realizaram um acordo no valor de US$ 72 milhões para desenvolver um demonstrador de tecnologia de um sistema de míssil de combate terrestre chamado de European Modular Missile (EMM). Os estudos de arquitetura será realizado entre 2005 e 2008 com entrada em operação em 2015. O míssil irá usar ogiva modular multiplataforma. A Alemanha, Itália e Espanha estão interessados no programa. Estes paises tem requerimentos comum de um míssil com capacidade de engajar alvos além do alcance visual e além da linha de visada. O EMM deve ser lançado de infantaria, veículos e helicópteros e ser empregado contra vários tipos de alvos. Cada pais desenvolverá um programa paralelo sendo o Modular Munition no Reino Unido, Concept de Missile pour l'Engine Blindé Modulaire na França e EMM na Suécia. A MBDA será responsável pelos dois primeiros e a SAAB Bofords Dynamics na Suécia.
    O EMM terá capacidade todo tempo, além do campo visual e curto alcance com navegação por GPS e INS, com capacidade “dispare-e-esqueça” e “man-in-the-loop”. Os dados de alvos são alimentados por observador avançado, UAV ou outra fonte. O alcance pode ser 8, 12 ou 24km. O diâmetro de 135 a 180mm. O desenvolvimento será entre 2009 a 2014 e o preço previsto de EUR 145.000 por míssil.

    A DARPA está estudando uma modificação de bombas JDAM MK84 com motor foguete Black Brandt. O projeto chamado HyperJAM (hypersonico joint attack munitions) daria um alcance de mais de 700km as munções JDAM para atacar alvos de alto valor bem defendidos.

    A IMI e IAI israelenses se uniram para produzir a munição para lançadores de foguete de artilharia chamada EXTRA. A munição tem 4m de comprimento e 30cm de diâmetro, peso de 450kg e ogiva de 125kg de carga única ou cacho. Terá alcance de 150km com precisão de 10m com guiamento por GPS e INS. Poderá ser disparado do MLRS. Os testes de vôo iniciarão em 2006.

    A Lockheed está oferecendo a USAF uma versão do AGM-158 JAASM para ataque contra navios. A modificação consistiria de um datalink de via dupla que poderia ser instalado na versão de alcance de 350km e na futura versão com alcance de 900km que estará pronta em 2006. Outra proposta é o kit LongShoot para bombas burras com capacidade anti-navio com alcance de 70km para alvos menos defendidos.

    A USAF está testando o demonstrador de tecnologia de mísseis ramjet Variable Fflow Dducted Rocket (VFDR). O míssil tem o tamanho do AMRAAM e cabe no compartimento de armas do F/A-22 e F-35. Poderá  substituir e/ou complementar os mísseis AIM-9x e AIM-120. Poderá ter capacidade de curto e médio alcance e capacidade ar-solo, ou com todas capacidades juntas. O trabalho foi iniciado em 1986 com teste em solo em 1997.

    A Boeing recebeu um contrato de US$18,5 milhões para produzir 201 bombas guiadas GBU-39 Small Diameter Bomb e 35 lançadores múltiplos BRU-61A lançadores. A entrada em operação será em 2006. A primeira aeronave a usar a bomba de 129kg será o F15E que pode levar 12 SDB em três lançadores. O SDB tem alcance de 70km contra alvos estacionários. O número total de compra deve chegar a 24 mil SDB e 2000 lançadores.

    A Itália está estudando a construção de porta-helicóptero de assalto capaz de levar 750 tropas e atuar como centro de comando. O navio deve ter 200 m de comprimento e deslocar 20 mil t. Deverá ser capaz de levar quatro LCM. Existe a possibilidade de vir a substituir o Guiseppe Garibaldi tendo capacidade de levar o F-35 e AV-8B Harrier.

    A Vought recebeu um contrato da DARPA no valor de US$500 milhões para demonstrar a viabilidade de um UAV anfíbio chamado de Kingfisher II. A aeronave deverá ser capaz de realizar missões de inteligência, retransmissão de comunicações, guerra anti-submarina e apoio a operações especiais. A aeronave deve ser capaz de operar a partir do Litoral Combat Ship. A aeronave deverá ter 11,5m comprimento, 12,5m de envergadura e peso máximo de 4,3t. Será impulsionado por um turbofan PW525B e poderar atingir uma velocidade de 450km/h com autonomia de seis horas a 450 km. A capacidade de carga será de 1300kg. O UAV terá asas dobráveis para armazenamento interno.


    O UCAV demonstrador da Alenia Sky-X voou em 31 de maio na Suécia. A aeronave tem uma forma bem diferente da mostrada em 2003 para poder levar mais carga. A aeronave pesa 950kg e pode levar 200kg de carga. Voa a até Mach 0.7 e os dados serão usados no Neuron.

    A empresa chinesa Norinco está desenvolvendo um sistema de defesa aproximado chamado LD-2000 para defesa de alvos estratégicos como bases aéreas, postos de comando e centro logísticos. O sistema é montado em um caminhão 8x8. O sistema consiste de um radar de controle de tiro e um canhão rotativo de 7 canos calibre 30mm capaz de realizar 4 mil tiros por minuto e com mil tiros prontos para disparo. O alcance máximo é de 3km, mas engaja a 1000-1500m. O sistema fará parte de defesa em camadas cobrindo a parte interna e recebem dados de posto central. Os alvos podem ser até mísseis ar-superfície.

    O Reino Unido pretende modernizar 494 blindados Warrior com um canhão mais potente no programa WLIP (Warrior Lethality Improvement  Programme) junto com um programa par aumentar a vida útil por 30 anos. O projeto deve custar US$947 milhões. Outros 125 serão convertidos para o programa ABSV (Armoured Blattlefiedl Support Vehicle) como transporte de tropa armado apenas com metralhadora no topo substituindo FV 432.

    A aeronave ERJ-145 foi retirada do programa Aerial Common Sensor (ACS) devido a questões de relativas a tamanho, peso, energia e refrigeração. Os estudos iniciais não consideraram os cabos que conectariam os sistemas e pesam muito. Deve ser procurado uma plataforma maior e o Gulfstream 550 e o Embraer 190 estão entre as plataformas possíveis.

    O ALX da Embraer se tornou a única candidata na licitação aberta na Colômbia para a compra de 22 aviões de combate. Os outros concorrentes decidiram se retirar alegando que a companhia brasileira está sendo favorecida.

    A Sikorsky planeja construir um helicóptero demonstrador de tecnologia de hélice coaxial chamado X2. A aeronave deve ser capaz de atingir 450km/h. O programa deve terminar no fim de 2006. A aeronave não deverá ter problemas de vôo pairado como outros projetos de helicópteros de alta velocidade.

    O Future Lynx foi aceito para o programa Future Rotorcraft Capability (FRC) para um helicóptero de observação/utilitário do exército e helicóptero de ataque da Royal Navy. O programa deve custar US$ 1,87 bilhões. O Merlin e NH90 devem competir para a aeronave peso médio do programa FRC para carga. A aeronave de carga pesada poderá ser helicópteros Chinook novos. O programa Future Lynx também é conhecido como Battlefield Light Utility Helicopter (BLUH) e Surface Combatant Maritime Rotorcraft (SCMR) para a marinha.


    A Lockheed Martin está propondo a versão KC-130J Sea Herk para a US Navy como aeronave de apoio ao projeto Sea Base usando a pista de 366m do Rapid Strategic Lift Ship (RSLS). A aeronave poderá apoiar o V-22 e CH-53 aumentado o alcance e apoio logístico além de aeronaves de ataque.




Notícias de Setembro de 2005


A FAB escolheu o Mirage 2000C como seu caça provisório no lugar do programa FX. Foram adquiridos 10 Mirage 2000C e 2 biposto Mirage 2000B da Força Aérea Francesa. As 12 aeronaves foram compradas por 5 milhões de Euros cada e mais 20 milhões de Euros para treinamento, apoio e manutenção. Serão pagos em seis parcelas anuais até 2010 e as aeronaves virão em 3 lotes anuais de 4 aeronaves entre 2006 a 2008 e terão vida útil até 2025. A proposta russa era de 11 Su-27 e 1 Su-27UB junto com peças de reposição, ferramental e treinamento por US$132 milhões e a Holanda ofereceu 14 F-16AM por US$5 milhões cada.

A Força Aérea Brasileira está negociando a compra de cinco F-5E e quatro F-5F Tiger II com a Arábia Saudita para equipar o 1/4 em Natal para reativar o CATRE. O esquadrão também receberá os três F-5F atuais e todas as aeronaves serão atualizadas para o padrão BR.

A Royal Navy está estudando novos requerimentos da frota de combatentes de superfície para depois 2020. A força de contratorpedeiros, fragatas e navios mineiros devem ser substituídos por uma força de navios mutitifuncionais. A atual força de 25 escoltas deve aumentar em número com navios mais simples e menos capazes. Os planos para o FSC (Future Surface Combatant) foi cancelado. A força futura será formada pelos Type 45 e Type 23, um Medium Vessel (Derivative) (MV(D)), que deve entrar em serviço em 2016 e o Versatile Surface Combatant (VSC), que deve entrar em serviço em 2023. O MVD deve substituir quatro Type 22 Batch 3 entre 2016 e 2019. Os estudos incluem requerimentos de tamanho, velocidade, furtividade e arquitetura aberta.

O USMC iniciou um  programa de aquisição de UAV de longa autonomia para apoiar comandantes de batalhão e brigada com capacidade de inteligência, vigilância e reconhecimento. O programa Tier II deve entrar em operação 2009-2010 e preencher o  nicho entre o Dragon Eye Tier I e o RQ-2 Pioneer Tier III. Deve ter alcance de25-50 milhas e de autonomia 24horas para realizar missões de reconhecimento, designação de alvos, guerra eletrônica, inserção de sensores, retransmissão de comunicações, inteligência de sinais, detecção biológica, apoio CSAR, operações de informações, avaliação de danos de batalha e mapeamento digital. Poderá escoltar o MV-22 Osprey, mas não deve ser armado. A Northrop deve propor o KB-3 e a Boeing o Scan Eagle para participar do programa.


A General Atomics recebeu um contrato de US$ 214 milhões para desenvolvimento e projeto do programa Extended Range/Multi-Purpose (EF/MP) cujo contrato pode chegar a mais de um bilhão de dólares para compra de 11 sistemas de UAV Predator, cada um com 12 aeronaves. A entrada em operação deve ser em 2009. A aeronave será chamada de Warrior e deve levar dois Hellfire em cada asa, com opção de lançar Stinger, Viper Striker e APKWS.  A aeronave será usada para ataque, reconhecimento e retransmissão de comunicações com capacidade de voar por 36 horas a 7 mil metros. O Predator competiu com o Northrop-Grumman Hunter II. A USAF também quer aumentar o número de Predator para ter 15 esquadrões nos próximos 10 anos.

A Plasan Sasa israelense mostrou a nova versão blindada do Humvee chamado M-PAV2. A versão tem blindagem também na traseira contra a M-PAV1 que não tem esta proteção e retém a proteção contra minas e balística. A traseira agora pode acomodar 1m3 de carga, ou 900kg, ou mais dois ocupantes, tornando-se um veiculo de seis lugares. Também tem escotilha no teto para receber sensores. O veículo ficou 20cm mais alto.
plasan sasa mpav


A empresa croata Produkt mostrou o fuzil HS 2000 calibre 5,56mm. A arma está equipada com uma mira que permite atirar com os dois olhos abertos.
HS2000


O Reino Unido cancelou o programa FOAS que substituiria os Tornados GR4 por uma UAV de grande altitude e longa autonomia que terá também capacidade de realizar missões de inteligência, vigilância e reconhecimento. O programa se chamará Strategic Unmmaned Aerial Vehicle Experiment (SUAVE) e testara novas tecnologias e fará parte do programa conhecido com FCAC (Future Combat Air Capability) que inclui os meios atuais além de UCAVs e UAVs do programa SUAVE. O FOAS foi iniciado na década de 90 e substituiria o Tornado em 2018. O F-35 cumpriria parte da capacidade, e o Reino Unido ja participa do programa desde 2001, além dos mísseis cruise Tomahawk e Storm Shadow. O Tornado pode ser modernizado para voar alem de 2020 e o X-45 e X-47 podem ser candidatos.


A Itália está considerando substituir seus Tornados pelo F-35 JSF. Já planejava comprar 131 F-35 para substituir o AMX e Harrier e agora pode chegar a encomendar mais de 200 opções. O programa corre junto com opção de fabricação da aeronave junto com outros paises para divisão da produção.

Os britânicos ainda estão estudando se a versão do JSF escolhida para equipar a seu NAe CVF será o F-35B STOVL ou o F-35C embarcado. A versão F-35B STOVL foi anunciado em 2002 como o escolhido. O CVF já permite mudar de configuração de STOVL para CTOL e a escolha foi tido como prematura para o Programa JCA (Joint Common Aircraf) da RAF e RN.

A Grécia anunciou a compra de mais 30 F16 block 52+ por US$ 1,32 bilhões sem incluir armas e equipamentos de guerra eletrônica, além de mais 10 opcionais. As aeronaves serão entregue entre 2008-2009. A Grécia já tem 60 block 52 e deve manter a encomenda futura do Eurofigher.

A Turquia escolheu a Alenia para fornecer 10 aeronaves ATR-42 adaptadas para patrulha marítima por US$210 milhões. O ATR competiu com o CASA/EADS C-295.

O Bell model 407 foi escolhido em 29 julho pelo US Army para o programa O programa deve custar US$ 3 bilhões para compra de 368 aeronaves até 2013 para substituir o OH-58D Kiowa Warrior. A entrada em operação deve ser em 2008. O programa ARH foi iniciado após o cancelamento do RAH-66 Comanche com a capacidade de ataque sendo transferida para o AH-64 Apache Block 3. O ARH irá realizar reconhecimento armado, ataque leve, inserção de tropas e operações especiais.

A Bell está oferecendo o Bell Model 210 para programa LUH (Light Utility Helicopter) para substituir os UH-1H  do US Army e UH-60 (MEDEVAC) e OH-58 da Guarda Nacional. Serão adquiridos cerca de 322 aeronaves para realizar Evacualção Médica, transportes, Busca e Salvamento civil e operações anti-narcóticos. Os concorrentes são o Agusta A109, EADS North America e American Eurocopter UH-145 (EC-135), UH-1 remotorizado da DynCorp, e o Lockheed MD500 Explorer.

A Lockheed recebeu contrato para continuar o desenvolvimento de um blimp não tripulado no valor de US$137 milhões em  4 anos. O programa High Altitude Airship (HAA) terá propulsão solar, 131 m de comprimento e 45 m de altura, teto de 18300 m, 227kg carga. Deve voar em 2008. Será equipado com sensores EO, FLIR e radar para proteger contra mísseis cruise e balísticos. Terá capacidade de deslocar para um teatro para proteger tropas e retransmissão de comunicações.

A China comprou 38 aeronaves de transporte IL-76MF por US$ 1,5 bilhões.

Cingapura escolheu o F-15K como seu futuro caça. Devem ser adquiridos 20 aeronaves por cerca de US$ 1 bilhão. A aeronave concorreu com o Rafale, Eurofighter e Su-35.

A US Navy está estudando formas de defender submarinos de aeronaves e embarcações pequenas. O programa LWW (Littoral Warfare Weapon) deve estar operacional em 2009. A arma deve disparar debaixo da água encapsulada. O AIM-9X é uma opção com três mísseis em cada laçador vertical do submarino Virginia. O Programa Advanced Sail irá projetar uma vela com capacidade de lançar 44 a 48 mísseis do tipo.

A ATK americana está desenvolvendo um míssil cruise ultra-rápido capaz de voar a Mach 5.0 com uma carga de 113kg a até 600 milhas. A ATK cita que pode estar pronto bem antes que qualquer projeto considerado pelo Pentágono. A companhia já é considerada líder na tecnologia de motor scramjet. A míssil usaria componentes existentes e não precisaria desenvolver tecnologias. O motor scramjet usará combustível JP-10 e pode ser testado em 3 anos. Será acelerado até mach 5.0 por motor foguete podendo ser disparado de submarinos, navios e aeronaves.
ATK cruise


O a granada guiada de 127mm Raytheon EX-171 ERGM da US Navy está sob risco de ser cancelado por não ter estratégia de aquisição devido a requerimentos não definidos. A US Navy cita que fundos devem ser adicionados em fim 2005 para aquisição. O custo de desenvolvimento subiu de US$523,7 milhões para US$1,37 bilhões devido a problemas no desenvolvimento. A US Navy planeja testes reais com o concorrente, a Ballistic Missile Trajectory  Range Munition da Alliant technology. O vencedor pode ser escolhido no fim de 2005. O numero de munições a ser comprado está indefinido mas o lote inicial pode chegar a 8500. A longo prazo pode chegar a 50 a 400 mil para armar os contratorpedeiros DDG-51 (apenas estes 32 navios).

A Espanha estuda a compra de 60 mísseis Tomahawk para equipar suas fragatas F-100 e quatro submarinos S-80. Os EUA já liberou a venda.

A Denel recebeu um contrato para terminar o míssil demonstrador de tecnologia A-Darter. O míssil foi escolhido provisoriamente para armar os JAS-39 Gripen sul africanos.





Notícias de Novembro de 2005

A FAB está modernizado as 10 aeronaves C-130H recebidas da Itália em 2001 por US$ 28 milhões.  As aeronaves irão receber cockpit digital e sistemas de autodefesa como alerta radar, chaff e flare.

A MB solicitou a compra de 20 torpedos pesados Mk48 Advanced Technology por US$ 60 milhões, incluído material de apoio, peças de reposição e treinamento.

O US Army irá colocar em operação o veiculo não tripulado ARV (Armed Robotic Vehicle) em 2010. O ARV está sendo projetado pela BAe Systems com um contrato de US$ 212 milhões. Será o maior veiculo do programa FCS e terá a versão ARV-R e ARV-A de reconhecimento e assalto respectivamente. O ARV-A será armado com um canhão Mk 44 de 30mm e quatro mísseis Javelin em um casulo blindado. O ARV-R irá usar melhores sensores e fazer avaliação de danos de batalha. Será armado apenas com um lança granadas XM-307 de 25mm para autodefesa.

ARV-A

A Bell está propondo uma versão armada do Bell 407 que venceu o programa ARH para competir com o UAV VTOL Fire Scout como aeronave de vigilância a nível de Brigada (class IV) do US Army. A entrada em serviço é esperada para 2014. A aeronave deve ser capaz de levar 454kg de cargas e voar por 10 horas.

A Elta está desenvolvendo o radar de varredura eletrônica ativa EL/M-2052. O radar será comercializado como parte de programas de modernização de outras aeronaves como o MiG-29, Su-27, F-16, F-15, Mirage 2000 e LCA. A Elta cita que a varredura eletrônica permite aumentar a disponibilidade, resistência a contramedidas eletrônicas, aumentar o alcance e operar com modos simultâneos (ar-ar e ar-solo). A Elta cita que o radar é capaz de rastrear 64 alvos simultaneamente. A Força Aérea Israelense poderá instalar o radar no seus F-16I visto que já mostrou estar insatisfeita com o desempenho do radar AN/APG-68(V)9. O radar deve pesar entre 130 a 180kg, com 1500 unidades de transmissão/recepção e alcance no modo ar-ar de até 250-290km.
EL/M-2052

O Chile está estudando a compra de 100 carros de combate Leopard 2 da Suíça ou Alemanha. O requerimento é de 300 blindados comprados até 2012-2014 para substituir os Leopard 1 e AMX-30. O Chile já tinha estudado a compra de 96 Leopard 2 holandeses em 2004. As propostas atuais são mais atrativas financeiramente e podem fornecer uma frota maior. O contrato para modernizar os sistemas de pontaria para Leopard 1 deve ser cancelado e o Chile está procurando compradores para sua frota de 190 Leopard 1 e 100 AMX-30, incluindo o Brasil, com a permissão da Alemanha.

A BAe Systems mostrou seu canhão leve M-777 Porté projetado para participar do programa britânico Lightweight Mobile Artillery Weapon System (gun) ou LILMAUS(G). O M-777 consiste de um canhão M-777 de 155mm montado em um veiculo SUPACAT HMT 8x6, com peso total de 12,3t e pode ser levado pelo C-130H. O canhão também pode ser desmontado e levado em um helicóptero se desejado. O US Army e USMC compraram 233 e 263 M-777, respectivamente, em 2005. O M-777 irá concorrer com o CAESAR da Giat francesa para um requerimento do exército britânico.

O US Army e USMC estão estudando a substituição de pelo menos parte da frota de Humvee em operação desde 1985, por um veiculo maior e mais resistente. O USMC utiliza 20 mil Humvee, enquanto o US Army tem mais de 120 mil. O Humvee foi projetado para ser um veículo utilitário durante a Guerra Fria e não para o combate. As duas forças querem mais proteção e outras capacidades. O veículo já foi modernizado com proteção contra bombas escondidas e ataques suicidas. A carga extra diminui a mobilidade e não é compensada com melhor suspensão ou motor. O USMC já está desenvolvendo o Combat Tactical Vehicle (CTV) e o US Army está desenvolvendo o Light Tactical Vehicle (LTV), mas podem se tornar o mesmo projeto. A capacidade de sobrevivência é o requerimento principal. O US Army esta querendo um casco em "V", para refletir explosões de minas e um sistema de proteção ativo contra granadas de RPG-7. A blindagem básica será leve com módulos de proteção extra. A blindagem de cerâmica é desejável mas o custo demonstrou ser proibitiva. Está sendo estudado o uso de propulsão híbrida diesel-elétrica, armas e sensores "plug-and-play", suspensão ativa e capacidade de gerar água. Cerca de 30% das tropas americanas levam sua própria água. A opção de veículos comercial está sendo considerada. O novo veículo deve custar cerca de US$ 200 mil e deve ser capaz de levar seis passageiros e equipamentos enquanto Humvee só leva quatro. A entrada em operação é esperada para 2011. O USMC quer outro veículo menor utilitário com dois ou quatro passageiros. O Humvee continua sendo produzido nas novas versões  M-1151 e M-1152.

O Exército Britânico está estudando a criação de uma brigada de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR em inglês). A brigada irá reunir unidades de reconhecimento de cavalaria, inteligência eletrônica,  aeronaves não tripuladas (UAVs) e observadores avançados de artilharia. Os fuzileiros navais britânicos já têm uma unidade similar desde 2000 chamada de Command Support Group com 450 tropas incluindo patrulhas de longo alcance, unidades de defesa aérea, inteligência eletrônica  e comando e controle (C2). Serão realizados experimentos para saber se é viável e recomendável a criação da nova unidade.

Cingapura escolheu o F-15K para ser seu novo caça, vencendo o Rafale francês. Inicialmente serão comprados 8 aeronaves com mais 12 opcionais, com um custo inicial de até US$ 1 bilhão, enchendo armas, com entregas entre 2008-2009. A diferença de dólar e Euro fez o caça americano ficar 25% mais barato, apesar do Rafale ter metade do custo da hora de vôo do F-15. A aeronave irá substituir 30 caças A-4SU Skyhawk e outros 25 F-5S poderão ser substituídos em 10 anos, possivelmente pelo JSF.

A Suíça adquiriu um lote inicial do turboélice de treinamento PC-21. A aeronave irá substituir os Hawk Mk66 já retirados de operação por serem caros de operar. O PC-21 tem custo de ciclo de vida 5 vezes menor. A Força Aérea Suíça irá testar o conceito de operação com pilotos passando diretamente para o F/A-18 ou por um estagio no F-5 antes de ir para o F/A-18, sendo a primeira opção considerada mais econômica.

O projeto Personal Recovery Vehicle agora virou CSAR-X, podendo ser uma aeronave única ou varias plataformas, para substituir os helicópteros HH-60G Pave Hawk da USAF, e pode virar o programa Common Vertical Lift Support  Plataform (CVLSP) se for substituir também o UH-1N.  O CSAR-X tem requerimento de 141 aeronaves, sendo 22 de reserva, e pode chegar a 196 se formar o CVLSP. O CSAR X deve diminuir o tempo reação, aumentar a capacidade de sobrevivência, alcance, carga, consciência situacional do campo batalha e voar em qualquer tempo. A nova aeronave deve ser capaz de recuperar pilotos abatidos ou outros militares em terreno urbano e penetrar território inimigo em profundidade. A aeronave será adquirida em dois lotes, com o Block 0 iniciando produção em 2008 e entrada em operação em 2011. Dependendo dos fundos o programa pode ser acelerado para entrar em operação em 2008. O block 10 inclui modernização do block 0 e entrada em operação em 2018. Os 105 helicópteros HH-60G da USAF estão no fim da sua vida útil e é considerado lento, não paira a grande altitude e só pode levar uma pessoa extra devido ao espaço para a equipe de resgate e combustível. A Boeing está oferecendo o HH-47 (foto), a Sikorsky o HH-92 SuperHawk e a Lockheed Martin ofereceu o US101. O Bell-Boeing V-22 Osprey não participará pois os fundos e requerimentos de velocidade e alcance favorecem os helicópteros. O V-22 continuará atuando como plataforma de penetração de profundidade para resgate de combate e infiltração/extração de forças especiais. O custo do V-22 é de US$70 milhões contra US$ 17 milhões do S-92.

CSAR-X HH-47

O programa LUH do US Army está recebendo novos participantes com a AgustaWestland propondo o AB319 chamado de US319. A Bell ofereceu o modelo 412EP biturbina mesmo excedendo os requerimentos de autonomia, velocidade, alcance, carga, capacidade de crescimento, disponibilidade e outros. A EADS está oferecendo o EC-145, a Lockheed-Martin o com Explorer, e a Bell também já ofereceu o modelo 210. O LUH é um projeto para compra de 322 helicópteros para substituir os UH-1 do US Army e Guarda Nacional. O contrato deve ser de US$ 1,3-1,5 bilhões com escolha em abril de 2006.

O Marrocos irá modernizar seus 27 Mirage F-1 por US$ 420 milhões em 2006 incluindo US$ 120 milhões em armas como o MICA e AASM.

O Paquistão comprou 50 mísseis Harpoon block II disparados do ar para equipar seus caças. O contrato de US$ 62 milhões inclui apoio logístico.

O Paquistão solicitou a compra de 300 mísseis AIM-9M por US$ 29 milhões e inclui mais 10 mísseis cativos de treinamento.

O US Army quer que seja desenvolvido uma versão mais leve dos sensores a serem instalados nos aviões EMB-145 do programa ACS (Aerial Common Sensor). A aeronave brasileira foi escolhida numa primeira análise pelo custo, desempenho e índice de nacionalização. Porém, o equipamento previsto para ser instalado a bordo superou em 1.360 Kg a capacidade máxima da aeronave. A aeronave foi inicialmente desqualificada. A disputa permanece aberta, apesar das propostas feitas para a substituição do 145 pelos modelos concorrentes Embraer 190, Bombardier “Global Express”, Gulfstream G550 e Boeing B.737.  Uma aeronave maior pode resultar em mais custos e menos aeronaves. Enquanto o EMB-145 custa US$10-12 milhões, o ERJ-190 custa US$22 milhões e os outros custam ainda mais.

A marinha do México está estudando uma expansão da sua aviação para proteger seus campos petrolíferos. Entre as compras inclui 8 aeronaves para defesa aérea e ataque marítimo. Inicialmente foi estudado a compra de treinadores armados como o L-159, mas agora estão querendo algo maior como o Gripen e Su-27. A marinha do México já recebeu quatro patrulheiros Casa C-212 de uma encomenda de oito aeronaves. Os 11 helicópteros Bo-105 serão modernizados e deve receber cinco helicópteros Mi-17TV1.

A Força Aérea Russa anunciou seus planos futuros que incluem modernizar seus bombardeiros Tu-95MS, Tu-160 e TU-22M3 com novos aniônicos e armas guiadas; os caças Su-27SM modernizados devem voar por mais 15 anos, os Su-24M2 serão modernizados e também devem voar por mais 15 anos sendo progressivamente substituídos pelo Su-34 que já terminou fase de testes; os Su-25 serão modernizados para o padrão Su-39 com alguma capacidade de disparar munição guiada; os MiG-29 devem ser modernizados para aumentar a vida útil para 40 anos ou 6000 horas passando para o padrão MiG-29OVT; os MiG-31 serão a aeronave padrão para defesa aérea de longo alcance; serão adquiridos 200 aeronaves de treinamento Yak-130; a força de transporte será formada de 70% de aeronaves Il-76 que poderão operar em 80% dos aeroportos russos, uma aeronave de transporte menor IL-112B deve substituir os An-26 e An-12.

A Índia assinou contrato para compra de seis submarinos Scorpene por US$ 3,5 bilhões. O contrato inclui a compra de 36 mísseis SM-39 Exocet e a possibilidade de instalar propulsão AIP. O primeiro submarino deve ser entregue em 2012 e o último em 2017. O programa faz parte do projeto 75 para compra de 24 submarinos convencionais até 2015. A maioria deve ser construída localmente

Cingapura comprou dois submarinos classe Västergötland da Suécia. Os navios devem entrar em serviço em 2010.

Marinha russa pretende adquirir 10 a 20 fragatas multifuncional de longo alcance Chamada Mk 22350 até 2015. O navio terá capacidade de guerra anti-submarina e de superfície com deslocamento de 8 a 9 mil toneladas. A Marinha russa também pretende construir dois navios anfíbios.
Class 22350


Devido ao aumento dos custos, as fragatas Type 45 Daring da Royal Navy, pelo menos nos lotes 1 e 2, serão menos equipadas do que o planejado. Os lotes iniciais não receberão mísseis antinavio, a defesa aproximada foi substituída por dois Phalanx e que agora não serão instalados, os sistemas de guerra eletrônica terá capacidade limitada, o sistema de  Engajamento Cooperativo (CEC) não seria instalado inicialmente, o sistema de defesa de torpedo não terá a parte ativa (hard-kill) e o helicóptero será o Lynx HMA.8 e não o Merlin HM.1. O navio manterá a capacidade defesa antibalística com o PAAMS. Os navios do lote 3 (batch 3) poderão ter melhorias como o canhão Mk8 substituído por um Mk45 de 127mm ou Mk8 com tubo de 155mm e equipados com granadas guiadas e poderá receber Tomahawk ou SCALP para ataque terrestre. Estas limitações sugerem que terá que operar junto com as Type 23 para ter capacidade de guerra anti-submarina, defesa de ponto e guerra eletrônica.





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