Notícias de 2006

Notícia de Janeiro
de 2006

A Turquia comprou 298 carros de combate Leopard 2A4 da Alemanha no valor de US$430 milhões. As entregas serão entre 2006  2007.

A USAF revelou uma arma a laser portátil não letal para controle de multidão. A arma é conhecida como Personnel Halting and Stimulation Response (PHaSR) e tem o mesmo tamanho e peso de uma metralhadora M-60 com 9kg. A arma dispara um laser de baixa potência que atrapalha a visão de um individuo temporariamente, como olhar para o brilho do sol. O laser não causa dano permanente pois a arma tem um telêmetro para ajustar a potência, para poder ser suficiente a longa distância e fraco a curta distância.


A Índia comprou 24 sistemas antiaéreos móveis Tunguska M-1 russos por US$ 400 milhões.

A Arábia Saudita escolheu o Eurofithter Typhoon para substituir seus Tornado ADV. O contrato de pelo menos 48 aeronaves, com mais 24 opções, tem um valor de cerca de US$ 10 bilhões. A compra total pode chegar a 200 aeronaves e US$ 60 bilhões incluindo armas e manutenção. O acordo inclui o pagamento em petróleo.

A HyperStealth irá testar um esquema de camuflagem digital em um F-16 para a Jordânia (ver montagem na foto abaixo). A camuflagem já foi testado em um Blackhawk. A empresa já testou a camuflagem para forças armadas, polícia, alfândega e para o batalhão antiterror Jordânia.


A Malásia assinou um contrato para compra de quatro aeronaves de transporte pesado Airbus A-400 por US$ 235 milhões. Não há mais detalhes sobre o contrato.

O Pentágono cancelou definitivamente e a compra de 38 aeronaves EMB-145 para reconhecimento devido ao peso dos componentes estar acima do esperado.

Os EUA vetou a compra de 12 aeronaves AMX-T e 24 ALX para a Força Aérea Venezuelana sob pena de embargo de comercialização das aeronaves da Embraer no país. O contrato é de cerca de US$ 500 milhões. Os EUA também vetou a venda de 12 aeronaves de transporte C-235 espanhóis para a Força Aérea Venezuelana.

A Turquia lançou um programa de aeronave de treinamento avançado turbohélice com glass cockpit para substituir os jatos T-37B/C. A intenção é comprar 36 aeronaves com opção para mais19 no valor de US$ 350-450 milhões. Estão concorrendo o EMB-314 Super Tucano, o KT-1 coreano, o PC-9 da Pilatus suíça e o T-6A Texan 2 da Raytheon americana. A decisão será em 2007.

A Força Aérea Chilena comprou 18 caças F-16AM/BM holandeses por US$ 180 milhões para substituir os Mirage 5. As entregas serão entre 2006-2007 após serem reformados. As aeronaves ainda têm cerca de 15-20 anos de vida útil.

A China está estudando uma versão avançada do caça J-10, chamado de Super-10, equipado com um motor mais potente, vetoramento de empuxo e radar de varredura eletrônica.

A Coréia do Sul mostrou seu novo míssil antinavio. O míssil ainda não tem nome e é da classe do Harpoon. O projeto foi iniciado na década de 90. O míssil tem guiamento terminal por radar ativo e meio curso por INS/GPS, usa espoleta de impacto ou penetração e motor turbojato. O míssil atinge velocidade subsônica e tem alcance 140km.


Taiwan está desenvolvendo uma versão cruise do míssil antinavio Hsiung Feng II chamado Hsiung Feng IIE. O novo míssil será lançado de terra com alcance 600km podendo atingir a China. Os planos são de comprar 500 por US$ 300 mil cada um. O guiamento deve ser por GPS e o míssil terá características furtivas. A ogiva pesa 227kg.

A Finlândia comprou 150 mísseis AIM-9X, 11 DATM e 40 CATM por cerca US$100 milhões para usar nos seus caças F/A-18 Hornet.

A Alemanha irá construir dois submarinos para Israel da classe Dolphin por US$ 1,17 bilhões. Israel já recebeu três navios da mesma classe e os novos navios devem receber propulsão AIP e terão autonomia aumenta de 30 para 45 dias.

O Congresso holandês aprovou a compra de 30 mísseis Tomahawk block IV para equipar dois navios da classe LCF De Zeven Provincien. Os mísseis devem ser recebidos em 2008 e custarão US$ 67 milhões. Serão instalados nos lançadores verticais MK41. A Holanda é o terceiro pais a usar o míssil além dos EUA e Reino Unido. A Espanha pretende equipar suas fragatas F-100 e submarinos S-80 com o Tomahawk.

A Marinha de Singapura comprou dois submarinos Type 17 da Suécia por US$128 milhões. O contrato inclui um pacote logístico, treinamento e reforma dos navios. Os navios devem entrar em serviço em 2010.

O Reino Unido revelou seu demonstrador de tecnologia de aeronave de combate não tripulado (UCAV) chamado Corax que voa desde 2004. A configuração é semelhante ao Dark Star com arranjo da fuselagem similar ao X-45A.



Notícias de Março de 2006

De acordo com o Diário Oficial da União a FAB pretende desenvolver o míssil A-Darter em conjunto com a ARMSCOR sul africana com um contrato no valor de US$ 52 milhões inicialmente.

A FAB comprou seis caças F-5E e três F-5F da Arábia Saudita por US$ 2,6 milhões cada. As aeronaves devem ser modernizadas para o padrão BR.

A Sikorsky foi escolhida para fornecer o helicóptero pesado CH-53K para o USMC em um contrato que pode chegar a US$19 bilhões para substituir a frota de CH-53E. O contrato de desenvolvimento deve chegar a US$ 2,9 bilhões. A produção deve iniciar em 2013. O programa anterior era chamado de CH-53X e Heavy Lift Replacement. É planejado a compra de 156 aeronaves novas para substituir 150 aeronaves mais velhas. A nova aeronave deve ser capaz de levar 12.300kg contra 5.500kg do modelo E a uma distância de 200km. A nova aeronave levará menos tropas, com 30 lugares contra 55, mas com assentos amortecedores. O USMC planeja usar o V-22 como transporte de tropas.

A USAF alterou o orçamento do programa CSAR-X para mudar o requerimento para que as aeronaves sejam entregues já no padrão block 10. O orçamento extra será de US$ 849 milhões. A Eurocopter está oferecendo o US-101 (foto), a Sikorsky o S-92 e a Boeing o HH-47. A Boeing já tinha tentado oferecer o HH-47 para salvamento de combate para a USAF em outra ocasiões (foto).
CSAR-X Merlin

HH-47


A USAF iniciou a operação do 319o Esquadrão de Operações Especiais equipada com seis aeronaves PC-12, chamadas de U-28A. A aeronave será usada para apoiar grupos de forças especiais em locais onde não é necessário o uso de aeronaves maiores como o MC-130. O U-28A é capaz de levar nove passageiros ou 1360kg de carga a 2.400km e pode operar em pistas curtas de 460 metros de grama ou terra. As aeronaves serão pintados de cinza e receberão equipamentos de autodefesa.

A Boeing revelou o conceito de um 737 para inteligência eletrônica (SIGINT) para substituir o projeto AGS do US Army e US Navy baseado em uma variante do P-8 MMA. O US Army e US Navy estão estudando a possibilidade de terem projetos próprios e usar UAVs na missão ou colocar equipamento SIGNINT no MMA.
P-8 MMA SIGINT


Israel está estudando a compra do V-22 Osprey para realizar operações especiais e salvamento de combate. O V-22 tem capacidade de reabastecimento em vôo, é rápido e tem grande raio de ação. O custo unitário de US$ 70 milhões é que está impedindo a aquisição.

Singapura comprou 12 caças F-15SG com opção para mais oito para substituir seus A-4SU. As entregas serão entre 2008-2009.

Bangladesh comprou 16 caças F-7BG da china por US$ 93,6 milhões.

Portugal comprou 12 aeronaves de transporte C-295, sendo sete de transporte e cinco de patrulha marítima, por US$ 322 milhões para substituir 24 Casa C-212. A aeronave concorreu com o C-27J. O C-295 foi escolhida por já ter uma versão de patrulha marítima, ter menos custos de aquisição e operação e devido a participação da OGMA na EADS-CASA.

A Boeing está estudando o An-72 russo com opção para participar do programa Future Cargo Aircraft (FCA) da USAF.  Está apenas esperando os requerimentos e a outra opção é o Alenia C-27J Spartan. A Raythoen e EADS devem competir com C-295 e CN-235. A USAF pretende adquirir 145 aeronaves de transporte médio no programa FCA capazes de operar em pistas semi-preparadas próximas ao campo de batalha.

A Argélia realizou uma grande compra de armamentos da Rússia por US$ 4 bilhões que inclui 40 caças MiG-29SMT, 28 Su-30MK, 16 treinadores Yak-130, oito sistemas antiaéreos S-300PMU e 40 carros de combate T-90.

A Austrália anunciou a compra de quatro Boeing C-17 por US$1,5 bilhões incluindo peças de reposição, manutenção e treinamento. As entrega serão entre 2006 a 2008.

A Jordânia comprou duas aeronaves de transporte IL-76MF russos e está estudando ao compra de helicópteros Mi-28, Mi-17 e caças Su-30.

A USAF cancelou a versão X-45C da aeronave de combate não tripulada da Boeing que agora se concentra no contrato para a US Navy para competir com o X-47B da Northrop.

A Espanha escolheu o Spike ER para substituir seus mísseis Dragon e Milan. Serão adquiridos 2.600 mísseis e 260 postos de tiro por cerca de US$ 300 milhões. O Spike ER concorreu com Javelin e Milan ER e deverá equipar os helicópteros de ataque Tiger.

A Índia deve se juntar a IAI israelense para desenvolver uma versão de longo alcance do míssil antiaéreo Barak. O contrato deve ser de US$350 milhões em cinco anos dividido meio a meio.

A McDonnell Douglas recebeu um contrato de US$ 240 milhões para fabricar 10 mil kits de conversão para bombas JDAM.

O USMC iniciou a operação com o lança-granadas MGL-140 de 40mm, da Milkor americana, chamada de M-32. O USMC comprou 9 mil M-32 no fim de 2005. A M-32 é uma arma semi-automático com seis câmaras para granadas calibre 40x46mm capaz de disparar a munição padrão M-433. Os seis tiros podem ser disparados em três segundos. O alcance contra alvo de ponto é de 150m e 375 metros contra alvos de área. O M-32 pesa 5,9kg vazio. O MGL-40 é usado no Exército Brasileiro.
M-32

A Norinco chinesa está desenvolvendo um obuseiro autopropulsado de 155mm chamado de PLZ52 ou Type 05 para o Exército Chinês. A torreta parece ser similar ao obuseiro russo 2S19.
PLZ52

A BAe Systems Land Systems foi contratada para fornecer 45 blindados de combate de infantaria modelo CV9035 para a Dinamarca por US$275 milhões para substituir os M-113 especializado armado com torreta de 25mm. O blindado será armado com um canhão ATK 35mm e será designado VC9035DK. O blindado terá três tripulantes e sete tropas. As entrega deve ser entre 2007 e 2009.
CV9035NL

A Republica Checa comprou 234 blindados Pandur II 8x8 da Steyr austríaca. O valor do contrato é de US$ 1,02 bilhões com entregas iniciando em 2007 e inclui suporte por 25 anos.

O Pentágono pretende voltar a usar o calibre  .45 para equipar nas suas pistolas automáticas para substituir o calibre 9mm. O calibre já é usado como alternativa nas forças especiais por ter maior poder de parada. O projeto será chamado de Joint Combat Pistol (JCP) e terá carregador de oito tiros e que pode chegar a  até 15. A arma deverá ter trilhos para acessórios e ser capaz de receber silenciador.  A Bereta 9mm substituiu a M1911 em 1985 e o Pentágono pretende compra 645 mil pistolas para substituir as Beretas.



Notícias de Maio de 2006

A FAB pretende comprar mais 25 F-5 até 2009 e modernizá-los para o padrão F-5EM/FM, chegando ao total de 80 aeronaves que devem operar até 2025.

A FAB está estudado a fabricação no PAMA-SP de cerca de 100 aeronaves CASA 212-400 para substituir sua frota de Bandeirantes. Cada aeronave custaria cerca de US$8 milhões. O requisito é de uma aeronave turbohélice de asa alta com trem de pouso fixo. Os estudos ainda estão em fase inicial. Um dos concorrentes é o polonês PZL Skytruck com um custo de US$4,7 milhões para um lote de 76 aeronaves mas de menor capacidade.
Aviocar Casa 212

O Corpo de Fuzileiros Navais pretende comprar blindados PIRANHA III C 8X8 da empresa suíça MOWAG. A compra  inclui quatro blindados na versão de transporte de tropas e uma viatura de socorro. Os blindados serão usados na missão de paz no Haiti onde os M-113 e CLANF não são considerados adequados para patrulha motorizada.

Israel está desenvolvendo uma aeronave de combate não tripulada (UCAV) de longo alcance chamada Eitan. A autonomia é de 50 horas, permitindo atacar alvos muito distantes como o Irã. A carga é de 1800kg. A aeronave é baseada no UAV Heron, mas com o dobro do tamanho. A propulsão é um turboélice PT6A-67 permitindo chegar a 400km/h a 15 mil metros. A marinha israelense também irá usar o Eitan para patrulha de longo alcance.

A MBDA está desenvolvendo o MILAN ER, versão de maior alcance do míssil anti-carro Milan. O alcance aumentou de 2km para 3km. O míssil passou a ser uma arma de apoio de fogo passando a ter capacidade de engajar vários tipos de alvos como casamatas, além de blindados. As experiências recentes mostraram que os alvos mais prováveis são as casamatas e não blindados. O novo míssil pesa 12,5kg com nova ogiva da RUAG capaz de penetra 1000mm de blindagem ou 3 metros de concreto. O lançador pesa 20kg. O Milan ER deve participar da competição em 2007 para substituir o Milan francês competindo com o Spike e Javelin.

Apos dois anos de negociações a Índia e Israel decidiram o desenvolver o Barak-8, versão de longo alcance do míssil antiaéreo Barak. O contrato será de US$330 milhões para desenvolver o míssil que terá cerca de 4,5 metros de comprimento e alcance de 70-80km. O míssil será compatível com o laçador vertical MK-41. O guiamento de meio curso será com o radar EL/M-2248 MF-STAR de varredura eletrônica ativa e na fase final o míssil ativara um segundo motor e será guiado por radar ativo. Israel planeja instalar o Barak-8 nos seus dois novos navios com capacidade de guerra antiaérea de longo alcance, provavelmente baseados no LCS americanos chamado LCS-I (I de Israel) ou uma SAAR 5+ modernizada, que devem entrar em serviço após 2015, e em três corvetas SAAR 5 modernizadas.

A Raytheon recebeu um contrato de US$ 24,75 milhões para fornecer três sistemas de mísseis MK 49 Mod 3 RAM para equipar três lanchas de ataque para o Egito. Cada lançador terá 21 mísseis.

A Zvezda-Strela russa está desenvolvendo o míssil anti-radar Kh-31PMK baseado no Kh-31P. O novo míssil terá um sensor que substitui os três anteriores que eram usados para cada conjunto de radares. Com novos perfis de trajetória o alcance aumentou para 200km.

A Turquia comprou 50 mísseis SLAM-ER por US$162 milhões. Os mísseis irão armar os F-16 da força aérea. O SLAM-ER concorreu com o Taurus KEPD 350, o MBDA Storm Shadow e o Lockheed JASSM. O SLAM-ER irá complementar o JSOW de menor alcance. O contrato inclui quatro mísseis de treino, cinco datalinks AWW-13, estações de planejamento de missão, manutenção e treinamento.

O Lockheed Martin AGM-158 Joint Airto-Surface Stand-off Missile (JASSM) foi escolhido para o programa AIR5418 follow-on stand-off weapon (FOSOW) da Austrália. O JASSM equipará o F/A-18 Hornet para substituir o AGM-142 que equipa do F-111C. O JASSM não irá mais equipar o AP-3C Orion como planejado devido ao grande custo de integração, perdendo a capacidade de atacar alvos a distancias muito grande. O rival SLAM-ER já tinha sido integrado no F/A-18 e P-3, mas não deve ser integrado no F-35 JSF que será adquirido futuramente pela Austrália. O programa irá custar US$163 milhões para 260 mísseis podendo chegar a US$430 milhões se todas as opções forem completadas. O JASSM deve entrar em operação em 2009. Uma capacidade adicionada ao JASSM australiano é um datalink de via dupla que dará capacidade anti-navio. Este datalink está sendo desenvolvido para o JASSM-ER.

Um estudo da DGA francesa mostrou que o exercito francês precisará de três novos modelos de veículos blindados de transporte de tropas entre 2015 e 2030. As classes foram divididas em EB5, EB10 e EB20. O EB5 é um blindado 4x4 de dois tripulantes e 5-6 t com 5 possíveis versões. O EB10 terá varias versões como apoio de infantaria e plataforma de armas. O peso será de 10-12 toneladas podendo chegar a 16 t, com tração 8x8 ou esteira. O EB20 também terá versão de infantaria e armas, podendo receber canhão de maior calibre. O peso básico será de 20t podendo chegar a 24t. O EB20 deve substituir o AMX10. Os veículos podem ser novos ou modificação de veículos já existentes, incluindo cooperação com projetos já existentes. Os novos veículos irão preencher o espaço entre o VBCI e o carro de combate Leclerc e o VBL 4x4.

A GIAT foi contratada pela Tailândia para fabricar 72 canhões autopropulsado em caminhão CESAR por US$369 milhões. As entregas devem iniciar em 2007.

A Bélgica comprou 242 blindados 8x8 Piranha IIIC por US$846 milhões. O exército belga irá investir em blindados sobre rodas pois não espera mais lutar contra carros de combate futuramente, com a força de Leopard 1 sendo retirada de serviço em 2011. A Bélgica já opera o Pandur 6x6 e o Dingo II 4x4.

Além de anunciar a compra de 260 carros de combate Leopard 2, o Chile está estudando a compra de 160 blindados YPR-765 da Holanda e Bélgica, uma versão do M-113 com canhão de 25mm.

O USMC está estudando a reativação dos OV-10 para realizar missões de observação no Iraque. As aeronaves foram retirada de serviço em 1994 e estocadas no deserto. Poderão fazer escolta de comboios para detectar emboscadas e explosivos na beira de estrada (IED).

O Chile está estudando a compra de um caça europeu para substituir os F-5E Tiger III e Mirage 5 Elkan por volta de 2015. Recentemente o Chile adquiriu 12  mísseis SM-39 Exocet lançados de submarinos para equipar dois submarinos Scorpene e 100 mísseis Barak para defesa de ponto das três fragatas Type 23 que serão recebidas após 2007.

A US Navy está procurando compradores para sua frota de aeronaves S-3 Viking que devem ser retirados de serviço até 2009. A Bulgária e a Romênia já estudaram a aquisição, mas a US Navy anunciou que pretende doar a quem interessar como paises sul americanos. A US Navy está retirando a aeronave para dar lugar a novas aeronaves como o F/A-18E/F Super Hornet. A vida útil das aeronaves é de 23 mil horas enquanto a média de uso está em 12 mil horas voadas. Os futuros operadores só terão que se responsabilizar por futuras modificações e custos operacionais.

A Marinha Mexicana decidiu comprar 10 caças Sukhoi Su-27 Flanker por US$ 410 milhões para equipar uma unidade de defesa aérea. O Flanker concorreu com o Saab Gripen. O contrato inclui oito monopostos e dois bipostos além de peças de reposição, ferramentas e treinamento de pessoal

A Força Aérea Sueca pretende vender 65-70 jatos JAS-39 Gripen pois precisa de apenas de 100 aeronaves para satisfazer suas necessidades. A Força Aérea Sueca planejava comprar 300 Gripen na época da Guerra Fria. Este número caiu para 204 após a Guerra Fria. A Força Aérea Sueca já recebeu 170 aeronaves e se não achar compradores as aeronaves serão vendidas como sucata.

A USAF planeja desenvolver uma aeronave de ataque de longo alcance no programa Long Range Strike (LRS) que deve entrar em serviço em 2018. O objetivo é aumentar a capacidade de ataque de longo alcance em 50% e chegar a cinco vezes em 2025. O programa deve iniciar em 2009-2010. A aeronave será basicamente um bombardeiro e pode ou não ser tripulado ou os dois, e que opere independente de bases avançadas. A aeronave deve ser capaz de penetrar espaço aéreo bem defendido ao contrario do B-52 e B-1B. A velocidade pode ser importante para diminuir o tempo de reação. A persistência significa grande carga de armas além do alcance. Propostas com o FB-22 e aeronaves arsenal lançadora de mísseis cruise foram desclassificadas nestes requerimentos. A carga de armas deve ser menor que a do B-2 (20 toneladas) sendo o mais provável entre 4,5 a 9 toneladas. O alcance mínimo sem reabastecimento em vôo deve ser de 4.700km.

Depois do embargo americano a compra de 24 caças A-29 ALX da Embraer a Venezuela está estudando a compra de 14 caças Su-25 e 12 Su-27SM da Rússia. Também estão em estudo a compra de 20 helicópteros Mi-17, 10 Mi-35 de ataque e três Mi-26T para se juntar a encomenda anterior.

Por falta de recursos orçamentários a USAF cancelou o projeto para transforma alguns B-52 em aeronaves de interferência eletrônica e o F-117 deve ser retirado de serviço em 2008 ou três anos.

A China e Ucrânia se uniram para projetar uma aeronave de transporte com capacidade de 50-60 toneladas de carga. O programa deve custar cerca de US$1 bilhão e se baseia no AN-70.

O US Army resolver comprar 480 helicópteros ARH e não apenas 368 como esperado. A aeronave será designada RH-70.

A Índia deve aumentar o número de aeronaves a serem compradas no requerimento MRCA para uma aeronave de caça multifunção de 126 para 180-190 aeronaves, com as aeronaves adicionais sendo usadas pela marinha. O contrato deve chegar a US$ 10 bilhões. A marinha quer aumentar sua capacidade de ataque. Os candidatos são o Mirage 2000 e Rafale franceses, F-16 e F/A-18E/F americanos, MiG-35 russo, e Eurofighter e JAS-39 europeus. O Mirage 200 deve não participar com a provável fechamento da linha de produção.






Notícias de Julho de 2006

O Diário Oficial da União (DOU) anunciou que a FAB adquiriu três casulos de  Guerra Eletrônica (GE) SKY SHIELD (foto) para equipar seus caças F-5EM. O valor do contrato é de cerca de US$ 42 milhões de dólares e será fabricado pela Rafael israelense. O Sky Shield é um sistema de interferência eletrônica de escolta (Stand Off Jammer - SOJ) com a aeronave protegendo outras aeronaves próximas contra radares de busca e controle de tiro de mísseis e já está em uso pela força aérea israelense. Outra aquisição da FAB anunciada no DOU foi a compra de quatro casulos Litening III e logística associada por cerca de US$ 13 milhões.
Sky Shield

A revista Jane´s Defense Weekly anunciou que a FAB adquiriu mísseis Derby da Rafael Israelense para equipar seus caças F-5M. O Derby competiu com o R-Darter da Kentron que não tinham datalink. A FAB já tinha adquirido mísseis R-Darter de segunda mão da África do Sul para testes.

A FAB iniciou o programa CT-X (Aeronave Regional e de Transporte Tático Militar) de uma aeronave leve de transporte para substituir o Bandeirante. Os custos iniciais giram em torno de US$ 500 milhões para compra de 50 aeronaves. Os concorrentes são o Casa 212-400, o polonês PZL Skytruck e o tcheco LET.

O site da FAB anunciou que os 12 Mirage 2000C/B adquiridos recentemente estão equipados com o motor M53-5 com 8,998 kg de empuxo ao invés do M53-P2 com 9,698kg de empuxo. O radar é o Thomson-CSF RDI Series J2 e as contra-medidas de guerra eletrônica serão bem simples com o RWR Serval e lançador de chaffs/flares Eclair. O armamento incluído no pacote são 10 Matra Super 530D (mais 4 de treinamento) e 22 Matra Magic 2 (mais 6 de treinamento), 3.750 cartuchos de 30mm, 288 chaffs e 64 flares. Apenas o custo do armamento foi EUR 6,8 milhões. Os equipamento de apoio incluem 10 tanques externos de combustível ventrais de 1.300 l e 6 de 2.000 l (nos pontos internos de cada asa). Os Mirage 2000C/B tem 1.000 h de vôo disponíveis. As aeronaves foram fabricadas em 1984.

Devido as boas condições das células a FAB pretende tornar operacionais 12 dos 22 Impalas adquiridos da África do Sul. As aeronaves irão operar no 1/4 GAv Esquadrão Pacau em Natal sendo 10 bipostos e 2 monopostos. Os Impalas estão em melhores condições que os atuais Xavantes de FAB e inicialmente só seriam usados como fontes de peças de reposição. Os Impalas também estão equipados com RWR, chaff e flrare e canhão DEFA.

A USAF realizou o primeiro teste do míssil de cruzeiro JASSM-ER a partir de um bombardeiro B-1B. O míssil foi disparado a Mach 0.8 a  6 mil metros e depois subiu para a altitude cruzeiro. O míssil voou por 51 minutos atingindo o alvo a 740km após voar pelos pontos de baliza predeterminados, decendo para a altitude de ingresso e atingido alvos feitos por continers. O míssil terá um alcance 925km e pesara 900kg, armado com ogiva penetradora-explosiva e guiado por GPS e infravermelho. Deve entrar em operação em no fim de 2008.

O USCM iniciou testes com o míssil AGM-114N Hellfire com ogiva termobárica. O disparo foi feito a partir do AH-W com dois disparos. Outra diferença é a capacidade de voar uma trajetória reta atingindo o alvo com trajetória oblíqua e não por cima como nas versões anti-carro do Hellfire o que é melhor para alvos urbanos. O software com trajetória plana será instalado depois nos mísseis atuais.

O Congresso americano recebeu um pedido de Taiwan para compra de 42 mísseis AGM-84L Harpoon de lançamento aéreo e 16 UGM-84L disparados de submarino além de apoio logístico e treinamento por US$130 milhões. Os mísseis irão equipar contratorpedeiros, lanchas lança-mísseis, caças F-16 e aeronaves P-3.

A Panhard francesa completou o desenvolvimento do blindado 4x4 VAP (Véhicule d’Action dans la Profondeur) baseado no VBL para equipar forças especiais operando atrás das linhas. O VAP pesa 2,5 t vazio e pode levar 1,5 t de carga ou armas. Tem quatro lugares e espaço para instalar armas e equipamento especiais. O novo motor Steyr diesel de 130hp permite atingir 120kmh e alcance de 700km. Os pneus são maiores para aumentar a mobilidade e com ajuste de pressão automático.
VAP

O US Special Operations Command (SOCOM) anunciou que foi autorizado a produção do fuzil multicalibre modular Special Operations Forces Combat Assault Rifle (SCAR) para suas forças especiais.

A FN Herstal belga vendeu o fuzil F2000 para a Eslovênia sendo a primeira exportação do fuzil. A compra inclui lançadores de granadas.
FN2000

Um consórcio formado por empresas americanas e ucranianas está oferecendo o IL-78 Midas para ser a nova aeronave de reabastecimento da US Navy. O IL-78 é semelhante ao modelo IL-76MD com a adição de dois tanques removíveis de 14 mil litros cada e dois casulos UPAZ-1 compatível com o padrão da OTAN. A Ucrânia tinha 20 aeronaves IL-78 com alguns vendidos para empresas civis por cerca de US$ 850 mil cada.

O US Army selecionou o helicóptero EADS UH-145 para o programa Light Utility Helicopter (LUH). Serão adquiridos 352 helicópteros para substituir os UH-1H e OH-58. Os concorrentes foram o MD-900, o Bell 412 e o US139. O custo de ciclo de vida do programa gira em torno de US$ 3 bilhões por 20 anos.
LUH

O US Army deve retirar de serviço entre 8-12 helicópteros CH-47D até 2008 e que devem ser liberados para aquisição para paises da América do Sul.

A Austrália anunciou a compra de mais 34 helicópteros MRH-90 que se juntarão aos 12 adquiridos em 2004. O contrato tem o valor de US$1,5 bilhões incluindo suporte, logística e dois simuladores com entregas entre 2007 a 2015. OS MRH-90 irão substituir os Sea King e Black Hawk.

A Índia planeja comprar 80 helicópteros Mi-17 a um custo de US$ 5 milhões por unidade com o primeiro entregue ainda em 2007. A Índia já comprou cerca de 400 helicópteros da série Mi-8 e Mi-17.

O Reino Unido comprou setenta helicópteros Super Lynx sendo 30 para a Royal Navy e 40 para o Exército. O custo será de EUR 555 milhões com entregas a partir de 2011.

A SAAB está estudando novas versões do Gripen como a instalação de um motor mais potente e aumento do tamanho e peso da decolagem.A opção de motor pode ser o General Electric F414 que equipa o F/A-18E/F sendo 25% mais potente que o RM-12 atual. Isto pode resultar em uma nova estrutura, maior entrada de ar, nariz redesenhada e maior capacidade de combustível. Outras inovações será um radar AESA já disponível por volta de 2015. Uma versa embarcada também está em estudo e poderá concorrer para equipar a marinha indiana e talvez a do Reino Unido.

A USAF escolheu o nome no F-35 como Lightining II. Este nome já tinha sido usado no P-39 Lightining da Segunda Guerra Mundial e no caça a jato BAe Lightining britânico. Outros nomes estudados foram Mamba, Cyclone, Piasa, Reaper e Spitfire II.

A US Navy está equipando seus S-3 Viking com casulos LANTIRN para melhorar a capacidade de patrulha adicionando a capacidade de gravar imagens e envia-las por datalink.

A Venezuela anunciou a compra de 24 caças Sukhoi Su-30MK com entregas já em 2007. A FAV pretende comprar mais algumas dezenas de caça do tipo e já tinha adquirido 14 Sukhoi Su-25.

Novas negociações entre o México e Rússia relatam que a compra de caças Su-27 pode crescer para 10 ou 12 aeronaves a invés de 6-8.

A Força Aérea Peruana está estudando uma modernização da sua frota de 19 caças Mig29 para o padrão SMT ou SM.

A Índia está com problemas na produção dos seus Su-30MKI. Alem de atrasado, não tem todos os eletrônicos integrados e apenas parcialmente customizados com itens indianos. Os custos aumentaram de US$4,87 bilhões em 1996 para US$ 8,633 bilhões em 2005 (cerca de US$ 61 milhões por aeronave). O processo de entregas deve ser acelerado de 14 para 11 anos para a produção de 140 aeronaves.

A Força Aérea Israelense anunciou que pretende comprar 100 caças F-35A JSF para substituir seus caças F-16 e 24 caças F-22.

O projeto de um B-52 para interferência eletrônica de longo alcance foi abandonado pela USAF devido ao aumento dos custos de 1 para 7 bilhões de dólares. As opções estudadas para um novo projeto são um F-15E com casulos de interferência, o EA-18G Growler ou o F-35 também com casulos de interferência.

A Argélia adquiriu dois submarinos classe 636 (KILO) da Rússia a um custo unitário de US$200 milhões.

A DARPA iniciou o projeto Tango Bravo (TB - Technology Barriers) para estudar como será o substituto do submarino Virginia da US Navy. O projeto foi iniciado em 2004 e estudou a estrutura e propulsão. Um dos objetivos é eliminar o uso de energia nuclear. Outros itens estudados são levar armas externamente, formas de sonar diferente e automação de sistemas para diminuir tripulação. Um submarino de demonstração poderá ser construído em 2008 para testar novas idéias.

A Saab revelou o UAV de decolagem vertical V-150 Skeldar baseado no demonstrador de tecnologia Apid 5.
Skeldar




Notícias de Setembro de 2006

A FAB escolheu a EADS para produzir o Casa 212-400 para substituir o Bandeirante. A encomenda inicial é de 20 para a FAB e 30 para companias comerciais. O custo foi baixado de US$ 8 para US$ 5,2 milhões a unidade. O concorrente SkyTruck custava US$ 4,75 milhões e o Let 410 US$3,8 milhões. A escolha foi baseada em um conjunto de requisitos técnicos e operacionais e não só o preço.

O governo anunciou a liberação de uma verba de 1,08 bilhões de Euros para compra de um novo submarino da ThyssenKrupp alemã e modernização dos quatro submarinos classe Tupi já operados pela Marinha. Os novos modelos podem ser da classe 214 ou 212. O contrato inclui transferência de tecnologia.

A Arábia Saudita comprou 76 canhões autopropulsados Caesar 155mm da França por US$ 5,5 milhões cada. O Caesar pesa 17 toneladas e foi montado em um caminhão. Pode ficar pronto para tiro em 1 minuto e leva 30 segundos para sair de posição. Pode disparar 3 tiros em 15 segundos ou seis tiros por minuto por longo período.

A Grécia anunciou um programa de rearmamento no valor de 11,4 bilhões de Euros entre 2006 e 2010 que inclui a compra de 45 jatos de treinamento, 20 helicópteros de transporte, 15 helicópteros de busca e salvamento, cinco aeronaves de patrulha naval, seis fragatas FREMM e 400 blindados de transporte de tropas.

Outro país que foi as compras foi a Arábia Saudita realizando uma grande encomenda de equipamentos franceses. As aquisições incluem 142 helicópteros sendo 64 NH-90 (54 TTH-90 e 10 NH-90), 42 helicópteros Fennec para treinamento, 20 Cougar para CSAR, 4 Panther para SAR e 12 Tiger (com opção de mais 24-36), além de 2-3 Airbus A330-200 para reabastecimento em vôo com mais 3 opções e 48 caças Rafale. A Arábia Saudita também pretende comprar fragatas FREEM, submarinos Marlin e carros de combate Leclerc.

A Bell americana e a Urban Aeronautics israelense revelaram o conceito de aeronave de decolagem vertical X-Hawk. A aeronave é capaz de levar 11 tropas, tem peso Maximo de 3 toneladas, autonomia de duas horas, alcance máximo de 500km e atinge uma velocidade máxima de 250km/h. O custo estimado é de US$ 6 milhões. A aeronave é considerada ideal para combate urbano por não ter hélices, com as tropas correndo pouco risco contra explosivos improvisados no solo e podem ser deixadas diretamente na lateral de prédios e não só no teto. O lado negativo é consumir muito mais combustível que um helicóptero mas deve preencher um nicho de aeronaves de curto alcance. O X-Hawk deve ficar pronto em 10-15 anos e um demonstrador menor da Urban Aeronautics já voou.
X-HAWK

O mercado de caças novos continua aquecido. Apenas o JAS-39 Gripen da SAAB está concorrendo em 9 países com pelo menos 320 caças a saber: Bulgária (20), Dinamarca (48), Noruega (48), Croácia (12), Grécia (30-40), România (40), Eslováquia (14), Índia (126) e a Suíça pretende substituir seus F-5E por um novo caça.

A Nova Zelândia comprou oito helicópteros NH-90 por US$ 477 milhões sendo que cerca de 40% deste valor é para logística, treinamento e manutenção.

A USAF estuda converter a frota de F-15C para ter capacidade multifuncional seguindo uma proposta semelhante feita por Israel. Um total de 200 caças podem ser convertidos.

A Boeing ofereceu o caça F-15E+ como caça intermediário até a entrada em serviço do F-35 JSF. A aeronave terá radar de varredura eletrônica APG-63(V)3, alerta radar digital e estas tecnologias podem ser instaladas também na atual frota de 217 F-15E.

A Raytheon propôs uma versão multimissão do treinador turboélice T-6B Texan, chamado AT-6 Joint Airborne Weapon System, com blindagem adicional no cockpt, Link 16 e sensores de imagem. O AT-6 foi proposto para operações de segurança interna, retransmissão de comunicações e apoio a operações de desastre. O tempo na área de missão é quatro vezes maior que um caça a jato com custo de operação 65% menor. O assento traseiro pode ser usado por um observador ou controlador aéreo ou ser removido em sete minutos para instalação de um pacote de missão. A aeronave deve complementar as funções dos UAV.

A
Agusta Westland revelou mais detalhes do novo helicóptero de campo de batalha multifuncional AW149. A aeronave terá capacidade de levar 15 tropas, o rotor de  cinco pás irão produzir pouca vibração e ruído, com velocidade máxima de 320km/h, e poderá levar cabides externos para armas. O alcance com 12 tropas é de 800km.
AW149

A Índia irá modernizar 60 dos seus 150 MiG-27 com o motor AL-31F substituindo o R-29B-300. O novo motor é 200kg mais leve e tem 1 tonelada a mais de potencia consumindo 15% menos combustível.

 O Iêmen comprou 32 caças MiG-29SMT por US$1,3 bilhões e irá modernizar seus atuais 66 Mig29 já por US$ 1 bilhão. As novas aeronaves devem substituir 11 F-5E, 47 MiG-21 e 32 Su-22.


Israel adquiriu dois submarinos da classe Dolphin da Alemanha por US$ 1,27 bilhões. Israel já opera três Dalphin e pretende armar os novos submarinos com mísseis cruise equipados com ogivas nucleares. A autonomia dos novos submarinos será aumentada de 40 para 50 dias e o alcance de 8 para 10 mil quilômetros. Os Dolphin já levam 10 tubos lança torpedos sendo quatro de 650mm e os novos submarinos terão mais lança torpedos deste calibre para lançar os mísseis cruise. Ao contrário dos três primeiros os novos submarinos serão equipados com células de combustível.

A Lockheed Martin está estudando uma versão não tripulada do caça F-35. O conceito inclui levar combustível extra no lugar cockpit e dois F-35 ou F-22 pilotados podendo controlar quatro JSF não tripulados. Como levariam apenas armas e não teriam sensores seriam bem mais baratos.

A Lockheed Martin mostrou seu UAV de grande altitude P-175 Polecat. A aeronave é um demonstrador de tecnologia para o programa Long Range Strike da USAF. O desenvolvimento foi iniciado em março de 2003 e levou 18 meses para ficar pronto a um custo de US27 milhões. Já voou duas vezes e tem mais 10 planejados. Tem 27,4 metros de largura, pesa no Maximo 4 toneladas e é propulsado por dois turbofan Willams FJ44. A capacidade de carga é de 454kg. A aeronave é feita em 98% de material composto e a fuselagem tem menos de 200 partes.
Polecat

A empresa ucraniana Luch Stae mostrou o mock-up do míssil ar-ar de curto alcance Gran (limite). O míssil parece ser baseado no R-73 com grandes streakes no corpo. Não se sabe em que estágio está o desenvolvimento.
GRAM

A MBDA iniciou estudos para produzir um míssil anti navio Sea Skua melhorado para concorrer no requerimento Future Anti-Surface Guided Weapon (Heavy) - FASGW(H) da Royal Navy para substituir os Sea Skua atuais a partir de 2015. O novo míssil será chamado de Sea Skua MK2 e terá novas tecnologias contra ameaças de embarcações leves além de adicionar a capacidade de atacar alvos leves na costa. Um sensor semi-ativo deve ser substituído por um radar ativo para dar capacidade de atacar alvos terrestres e manter a capacidade qualquer tempo.

A Índia comprou o sistema de mísseis antiaéreo israelense Spider com um contrato no valor de 200 milhões de Euros para quatro baterias. Cada baterias tem um radar EL/M 2106 ATAR 3D e quatro lançadores quádruplos armados com mísseis Derby e Python 5. O Python 5 terá alcance de 5km e o Derby terá alcance de 60km. O sistema será instalado em caminhões indianos.



Notícias de Novembro
 de 2006

A MB pretende comprar seis helicópteros S-70 configurados para guerra anti-submarina a um custo total de US$300 milhões incluindo peças de reposição, apoio técnico, treinamento. Os S-70 devem substituir os Sea King configurados para guerra anti-submarina.

O submarino escolhido pela MB foi confirmado como sendo o modelo IKL 214 já adquirido pela Grécia e Coréia do Sul. A modernização dos submarinos Tupi prevê a modernização de cada submarino a cada dois anos com a instalação de novos processadores de sinais para os sonares, sistema MAGE nacional substituindo o DR-4000, novos rádios e outros componentes.

Ao contrario do anunciado, a MB não se decidiu pela aquisição do torpedo MK-4 Mod 6T para substituir os Tigerfish Mk-24. O outro concorrente é o SeaHake DM2 A4 alemão. Os dois foram selecionados por já estarem em serviço na marinha americana e alemã respectivamente, um dos critérios da concorrência. O Black Shark franco italiano ainda não foi adquirido pela Itália e França.

A FAB comprou dois jatos executivos militares Embraer EMB-135BJ "Legacy" para equipar o Grupo de Transporte Especial (GTE).

Documentos da FAB confirmam a aquisição de 38 mísseis Derby por US$ 21.125.500,00. Os mísseis irão equipar os F-5EM  do 1/4o GAV em Canoas.
Derby

A Bélgica escolheu o helicóptero NH-90 para substituir os Sea King e AS-316 Allouette III. Serão adquiridas 10 aeronaves sendo quatro do modelo TTH para operações especiais e SAR e seis do modelo NFH para SAR e operações embarcadas.

A USAF escolheu o helicóptero Boeing HH-47 Chinook o vencedor do programa CSAR-X para substituir os HH-60G. Serão adquiridos 141 aeronaves por US$ 13 bilhões de dólares até 2019. O HH-47 preencheu todos os quase 500 requerimentos de desempenho excedeu quase 100. Os concorrentes eram o Lockheed Martin US101 e o Sikorski HH-92.
HH-47

O governo da Venezuela anunciou a intenção de compra de seis aeronaves de transporte Antonov An-74 no valor de US$ 72 milhões. A entrega deve iniciar em 2007. Também foi anunciada a intenção de compra de 12 cargueiros pesados NA-70 da Ucrânia.

A Coréia do Sul anunciou que o vencedor do programa E-X foi o Boeing B737AEW&C "Wedgetail" equipado com um radar Multi-Role Electronically Scanned Array (MESA). Quatro aeronaves serão adquiridas por US$ 1,6 bilhão.

Turquia pretende comprar mais 30 caças F16 Block 50 por US$ 2,9 bilhões. O contrato inclui 12 motores F-110 adicionais, 36 capacetes JHMCS, 36 terminais MIDS-LVT para o Link 16 e 36 casulos de guerra eletrônica. O contrato sugere que vão cancelar a modernização dos F-4E ou modernizar apenas parte da frota.

Marrocos pretende adquirir 12-18 caças Rafale franceses. As aeronaves devem ser pagas pela Arábia Saudita.

A China estuda a compra de 50 caças Su-33, variante naval do Flanker, por US$ 2,5 bilhões. Inicialmente serão adquiridos dois Su-33 por US$100 milhões para testes e avaliação com entrega em 2007-2008. As aeronaves poderão equipar o futuro NAe chinês que provavelmente será o Varyag adquirido em 1999 e pintado em cinza em 2005 o que sugere que está sendo reformado.

A Turquia selecionou os helicópteros A-129 Mangusta e o CSH-2 ROOIVALK para o programa ATAK. Deverão ser adquiridos 30 + 20 helicópteros no contrato. Os helicópteros Tiger e Ka-50 foram eliminados devido a custos e fatores técnicos. O contrato da Eurocopter era de US$ 2 bilhões, o da AugustaWestland de US$ 1,4 bilhões e o da Denel de US$ 1 bilhões.

A Grécia pretende comprar mísseis AGM-114 Hellfire por US$ 66 milhões. O contrato inclui 633 AGM-114K1 com ogiva HEAT e AGM-114M1 com ogiva HE.

A Lockheed Martin iniciou testes em túnel de vento do sistema High Altitude Anti-Submarine Warfare Weapons Concept (HAAWC) para equipar os P-3C Orion com um sistema de torpedo ASW capaz de ser disparado fora do alcance das defesas inimigas. O HAAWC usa um kit de asas LongShot(R) em um torpedo Mk-54 para permitir seu disparo a grande altitude.

A DCN francesa apresentou na exposição Euronaval seu novo navio conceito Le Swordship. O navio tem características furtivas como a fragata La Fayette sendo um misto de contratorpedeiro DD(X) com o LCS em formato de casco trimarã. O navio tem um comprimento de 145 metros, 33,6 metros de boca e desloca 5.300 toneladas. Tem capacidade de levar um helicóptero médio e três drones de até 1,5 toneladas. O armamento consiste de um lançador vertical capaz de levar 48 mísseis antiaéreos, anti-navio ou de cruzeiro. Além disso é equipado com duas torretas simples de 155mm para apoio de fogo naval. A propulsão é por dois motores elétricos com potencia total de 42MW capaz de acelerar o navio a até 30 nós, com a energia fornecida por 4 motores diesel com 10 MW cada e uma turbina a gás com 45 MW.
Le Swordhip

Portugal comprou duas fragatas classe-M da Holanda para substituir duas fragatas classe João Belo a um custo de 240 milhões de Euros. Os navios foram construídos na década de 90.

A marinha chilena decidiu comprar 10 mísseis Harpoon para armas seus quatro patrulheiros P-3 Orion. O Chile já tinha comprado 20 Harpoon em 2005 para armar as fragatas adquiridas da Holanda e Reino Unido e decidiu que metade seria da versão lançada de aeronaves. O custo total é de US$ 45 milhões para a versão block II com capacidade de atacar alvos em terra.

A General Dynamics Land Systems-Canada recebeu um contrato de US$27,2 milhões para fornecer 60 blindados RG-31 Mk5 com opção para mais 34. O US Army já recebeu 148 RG-31 em 2005 e 75 foram comprados pelo Canadá.

O USMC adquiriu 151 blindados LAV-A2 por US$189 milhões. O LAV já está em uso no USMC desde a década de 80.

A Holanda anunciou a compra de 200 blindados Boxer a US$ 3,9 milhões cada. O Boxer é um blindado 8x8 com peso de 26 toneladas. O Boxer está equipado com uma metralhadora 12,7mm e irá substituir os M-113 a partir de 2011.

Os Emirados Árabes Unidos estuda a compra de lançadores de foguetes múltiplos HIMARS a um custo de US$752 milhões para 20 lançadores incluindo foguetes guiados GMLRS guiados por GPS com alcance de 70km e mísseis ATACMS.



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