Notícias de 2007
Notícias de Janeiro de 2007
A FAB deve retomar o programa F-X para aquisição de novos caças. O novo programa deverá ter um orçamento de US$ 1,25 bilhões para compra de 24-26 aeronaves. A decisão pode ser tomada no fim de 2007 ou inicio de 2008. Também poderão ser comprados caças Mirage 2000 adicionais.
O governo está estudando
a compra de helicópteros russos para substituir os UH-1H da FAB.
A encomenda total pode chegar a 100 helicópteros do modelo Mi-171
e Mi-35. A compra inicial pode ser de 28 Mi-171 e 12 Mi-35. O contrato faz
parte de um pacote de contrapartidas comerciais de exportação
de frango e alimentos para a Rússia.
O Exército Espanhol encomendou
mísseis Spike LR por US$424,5 milhões da General Dynamics/Rafael.
A encomenda inclui 260 lançadores e 2.600 mísseis com montagem
local. O programa deve ficar completo em 2014.
A África do Sul adquiriu mísseis Milan 3 e lançadores Milan ADT franceses por 18 milhões de Euros. O lançador ADT é compatível com o futuro Milan ER e tem novas capacidade de detecção, reconhecimento e identificação. Os mísseis irão equipar unidades de infantaria e forças especiais.
A
Boeing recebeu um contrato de US$296 milhões para fornecer 12.889
kits de bombas guiadas JDAM para a USAF. As entregas serão entre 2008
e 2009. Mais de 160 mil kits foram produzidos desde 1998.
A Knights Armament Company recebeu contrato de US$ 9,9 milhões para fornecer o fuzil Mk-11 Sniper Rifle System (SRS) e peças de reposição para US Army.
A
Cambrydge Consultants desenvolveu um radar portátil chamado Prism
200 capaz de ver através de paredes. O Prism 200 será usado
por forças especiais para monitorar o movimento humano nos ambientes
adjacentes em ambiente urbano. As imagens são mostradas em imagem
plana, lateral ou visão tridimensional.
O Departamento de Defesa americano foi notificado de uma possível venda de duas aeronaves não tripuladas MQ-9 Reaper para o Reino Unido no valor de US$ 77 milhões.
A Austrália contratou a Boeing para fornecer a aeronave não tripulada ScanEagle para o projeto (JP) 129 para suas forças armadas.
A
BAe System recebeu um contrato de 124 milhões de Libras para desenvolver
o demonstrador de aeronave não tripulada Taranis para o programa
Strategic Unmanned Air Vehicle (Experimental) Programme [SUAV(E)]. O trabalho
será realizado em conjunto com a Rolls-Royce, Smiths Aerospace e
QinetiQ e tem duração 4 anos. O Tarantis terá capacidade
furtiva e terá o tamanho de um Hawk. Os testes de vôo devem
iniciar em 2010.
A USAF iniciou uma reformulação da sua estrutura de força baseada nas necessidades previstas para os próximos 20 anos. As unidades atuais serão agrupadas em 86 alas de combate sendo 28 alas de ataque (19 de caças, seis de bombardeiros e três de mísseis balísticos), 34 de alas de mobilidade (transporte e reabastecimento) e 24 alas de vigilância, reconhecimento e inteligência (aeronaves tripuladas e não tripuladas, AWACS, satélites e centros de comando).
A Lockheed Martin recebeu contrato de 3 milhões
para estudar a viabilidade de equipar os caças F-15C com mísseis
Patriot PAC-3 para contrapor ameaças de mísseis cruise e mísseis
balísticos na fase de lançamento. O objetivo é criar
um compartimento externo de armas equipado com o PAC-3. O F-15C voariam
patrulhas de combate aéreo e faria alertas de reação
rápida em terra para defesa dos EUA. A aeronave poderá
receber um IRST para ser usado junto com o míssil. O objetivo é
avaliar os custos para comparar com o uso de batalhões de mísseis
SAM ou navios AEGIS. A versão a ser usada será o PAC-3 MSE
com alcance ainda maior e mais manobrável. A US Navy também
estudou a viabilidade de equipar seus caças com o PAC-3 em 2005. Outros
estudos podem testar a instalação no F-16, F-22A e F-35. O
PAC três pesa 315kg e tem 5 metros de comprimento.
Um Su-27 testou a novo motor AL-31F-M1 modernizado com 13.400kg de empuxo ou 990kg a mais que a turbina padrão AL-31F. Uma versão mais potente AL-31F-5M já em teste em bancada e está planejado a AL-31F-M3 com 14.800kg de potência.
O USMC está integrando o casulo Litening AT os EA-6B Prowler dando capacidade de vigilância multisensor para apoio as tropas em terra, além da capacidade de contramedidas eletrônicas da aeronave. Os EUA já adquiriu 440 casulos Litening desde 1999.A Índia planeja modernizar sua frota de 52 caças Mirage 2000 por 1,5 bilhões de Euros. A modernização inclui mísseis modernos como o MICA ou ASRAAM, mira montada no capacete e datalink.
A MB anunciou a compra no navio de apoio britânico HMS Sir Galahad. O navio será chamado na MB de NDCC (Navio de Desembarque de Carros de Combate) G-29 Garcia D'Avila. O navio não irá substituir nenhum navio da MB. O navio é de segunda mão, mas com apenas 19 anos de uso. O navio terá capacidade de operar helicópteros de médio porte como o SH-3. Na Royal Navy o navio era usado como navios de transporte e desembarque de tropas para suporte a operações anfíbias, além de transporte logístico de material, veículos e pessoal. O navio em capacidade de abicar (encalhar intencionalmente) para desembarcar tropas, veículos e material em praias.
Após o cancelamento da compra de aeronaves F-5E/F da Arábia Saudita, a FAB está estudando a compra de 12 aeronaves da Jordânia. Cada aeronave deve custar US$ 2,6 milhões e poderá ser modernizada por US$ 4,5 milhões com um custo total de US$ 7,7 milhões.
A EMBRAER anunciou
durante a LAAD 2007 que iniciou estudos para desenvolver e produzir uma
aeronave de transporte militar de médio porte com capacidade de
carga de 19 toneladas chamada de C-390. A aeronave terá a mesma
configuração do C-130, mas será um jato bimotor.
A EMBRAER está estudando o mercado e tentando captar recursos,
financiamento e parceiros. Se o projeto for iniciado logo deve ficar pronto
em quatro aos com primeiro a entrar em serviço em 2012. A FAB mostrou
intenção de comprar 30 aeronaves. De uma frota global de
2.802 aeronaves de transporte, a EMBRAER estima que pode vender 700 C-390
para 77 paises a um custo de US$ 50 milhões cada. O estudo só
considera aeronaves com mais de 25 anos de operação na faixa
de 5 a 25 toneladas. Os concorrentes serão o Airbus A400M, o C-130J,
o C-27, o AN-72/74 e as variantes modernizadas do C-130 Hércules.
Para comparar os preços, o C-130J custa US$ 65 milhões com
a mesma capacidade de carga, o A-400 custa US$90 milhões com capacidade
de carga de 37 toneladas, o C-17 custa US$240 milhões com carga
de 77 toneladas e o C-27J Spartan custa US$ 50 milhões com carga
de 10 toneladas. A aeronave tem partes em comum com o EMB 190 como as asas,
profundor e deriva. A fuselagem é diferente, maior que a do Hercules.
Parte do cockpit é idêntico ao EMB 190. A aeronave terá
versão de reabastecimento em vôo e irá receber uma
sonda de reabastecimento em vôo. A aeronave terá controles
por fly-by-wire, que aumenta a segurança e a operação
em pistas curtas e não pavimentadas, sem a necessidade de apoio
no solo. O peso máximo deve ser semelhante ao C-130, mas voa mais
alto, sendo mais rápido (800km/h contra 560km/h) devido a propulsão
a jato. Os motores devem ser da classe de 7 a 10 toneladas como o Pratt
& Whitney PW6000 e o Rolls-Royce BR715.
A Mectron/CTA/IAE apresentaram a nova configuração do míssil ar-ar MAA-1B (Bravo) durante a LAAD 2007. O míssil usa a estrutura principal da fuselagem, a ogiva e a espoleta de proximidade e impacto do MAA-1A (Alpha), sendo o restante totalmente novo. O novo sensor é de duas cores sendo 80% nacionalizado, com grande capacidade de contra contramedidas, grande capacidade off-boresight (até 90 graus), podendo ser apontada para o alvo pelo radar, pelo capacete do piloto ou ainda realizar busca autônoma. O piloto automático está programado para acompanhamento do tipo "lag pursuit" em um engajamento frontal de forma semelhante ao Python 4. A configuração é do tipo canard duplo, com quatro canards fixos seguidos de quatro grandes canards móveis. Mais duas aletas foram adicionadas para controle de giro. A retirada dos rollerons sugere que o míssil tem um sistema de piloto automático digital que é necessário para mísseis de grande agilidade. O motor terá novo propelente aumentado o alcance em até 50% com impulso de dois estágios que queimam por seis segundos ao invés de dois segundos do MAA-1A. O piloto pode escolher o tipo de modo de operação de acordo com a ameaça, otimizando o desempenho para cada alvo. O comprimento e o diâmetro foram mantidos, mas o peso aumentou um pouco.
A Lockheed Martin
avançou mais um estágio no desenvolvimento do míssil
P44 agora com testes da seção de guiamento e controle. Afoto
mostra a configuração do míssil que usa tecnologia
desenvolvida no projeto Loitering Attack Missile (LAM) já cancelado.
A Lockheed Martin
mostrou o novo míssil cruise chamado Low Cost Miniature Cruise
Missile com alcance de 750 milhas e com tamanho menor para ser levado
no compartimento interno do F-22A. O míssil tem formato semelhante
ao JASSM, mas é 20% menor. O demonstrador deve voar em 2008.
A Lockheed Martin está desenvolvendo um novo sistema de guiamento
de foguete ar-superfície para atacar alvos urbanos. O projeto é
de iniciativa própria, para preencher o espaço entre o míssil
AGM-114 Hellfire e foguetes não guiados. O projeto é chamado
de Directional Attack Guided Rocket (DAGR) e usa hardware COTS. O conjunto
de guiamento é instalado em um foguete Hydra 70mm com tecnologia
do AGM-114 e do Joint Common Missile. O objetivo é transformar o
foguete em um mini-Hellfire com vantagem de ser compatível com sistema
do Hellfire sem duplicar sistema em terra e o treinamento. O DAGR tem capacita
de trancamento antes e depois do lançamento, BITE integrado, laser
com código programável e vários modos de disparo.
A Coréia do Sul e os EUA se juntaram para desenvolver um foguete guiado de 70mm com sensor IR no programa LOGIR (Low-cost Guided Imaging Rocket).
O Exército francês escolheu o míssil anti-carro Hellfire para armar seus helicópteros de ataque Tiger. O Hellfire concorreu com o Spike-ER e o Trigat. O principal motivo de escolha foi o baixo custo e por já ter sido integrado no Tiger australiano em 2006.
O Congresso americano foi notificado de uma possível compra pela Turquia de 105 mísseis AIM-9X, 78 lançadores LAU-129, 22 mísseis de treino, e material de apoio por US$71 milhões.
Os russos estão investindo cerca de US$ 2,2 bilhões até 2015 para desenvolver novos mísseis para armar seus caças. Os mísseis de longo alcance R-37 e o K-100 terão o desenvolvimento retomado. O R-73 terá a versão R-74M2 que deve ficar pronto até 2010 com sensor de imagem infravermelha, piloto automático digital, sistema de navegação inercial, datalink, asas menores e o dobro do alcance. Já o K-30 terá a aparência do ASRAAM e A-Darter entrando em serviço em 2013.
Em janeiro de
2007 a Índia e a Rússia assinaram um acordo de desenvolvimento
do Multirole Transport Aircraft (MTA). O MTA é uma aeronave de
transporte de dois motores com capacidade de carga de 20 toneladas. Está
previsto a venda de 150 MTA para a Índia (45) e Rússia e um
mercado de 350 aeronaves sendo 100 em 12 anos. A aeronave terá linha
de produção na Índia (HAL) e Rússia (Irkut).
A versão russa deve se chamar IL-214. O projeto deve custar US$
700 milhões. A aeronave terá uma capacidade de carga de 18,5
toneladas ou 74 pára-quedistas, com peso máximo de decolagem
de 55 toneladas, velocidade máxima de 850km/h, alcance de 6 mil
km com 4,5 toneladas de carga e distancia de decolagem de 1.300 metros.
Será impulsionado por dois motores de 10 toneladas de empuxo. O protótipo
deve estar pronto em 2010, com vôo em dezembro do mesmo ano. O desenvolvimento
deve terminar em 2013 com entrega no mesmo ano.
A NPO Saturn mostrou
uma possível configuração do novo caça de quinta
geração russo, o T-50 ou PAK-FA. A NPO será responsável
pelos motores que dará capacidade de supercruzeiro e com potencia
para operar em pisas de 400 metros. Noticias russas mais recentes citam que
voara em 2012.
A Argélia
planeja um programa de reequipamento no valor de 11 bilhões de
Euros até 2010 com a compra de 62 Su-30MKI e MiG-29, 185 carros
de combate T-90S e dois submarinos russos.
O Boeing F-15 e o Eurofighter Typhoon são os dois finalistas
da segunda concorrência do FX da Coréia do Sul para seleção
de seu novo caça. O Rafale francês e o Su-35 russos foram
desclassificados. A encomenda é para 20 aeronave com entregas em
2010.
Os EUA parece estar interessado em vender o F-22A para o Japão. A aeronave custa US$ 136 milhões para os EUA, sem considerar os custos de desenvolvimento, mas custaria US$ 300 milhões para um lote de 100 caças para o Japão. O Japão também teria que arcar com os custos de integrar tecnologia local por US$600 a 1200 milhões. A frota seria crucial para manter a superioridade na região e teria apoio de aeronaves de reabastecimento KC-767 e de alerta aéreo antecipado E-767 AWACS. Outros paises interessados no F-22 são Israel, Coréia do Sul e Arábia Saudita.
A Agusta venceu o contrato de US$ 2,7 bilhões para fabricar 30 helicópteros de ataque A-129 Mangusta com opção para mais 20 para Turquia. O contrato inclui produção no país. Os concorrentes era o Rooivalk da Denel sul africana. O Tiger da Eurocopter e o Ka-50 da Kamov foram eliminados nas etapas anteriores. A concorrência havia sido vencida anteriormente pelo AH-1Z da Bell, mas foi cancelado devido a problemas de transferência de tecnologia. O A-129 será chamado de T-129 localmente.
A Índia encomendou 197 helicópteros AS-550C-3 Fennec da EADS para substituir sua frota de helicópteros Chetak e Cheetah. O concorrente era o Bell B-407. A Índia irá receber 60 aeronaves e o resto será montado sob licença.
Cingapura anunciou que irá substituir sua frota de quatro aeronaves de alerta aéreo antecipado E-2 por quatro Gulfstream G550. As entregas serão entre 2008 a 2010. A aeronave provavelmente será uma versão do G550 CAEW de Israel.
Estudos da Boeing mostram que sua proposta para o futuro bombardeiro da USAF será uma aeronave subsônica furtiva com raio de ação de 3500 km com 28 bombas de 227kg. A aeronave deve entrar em operação em 2018. A capacidade seria melhorada se for usada como plataforma de mísseis supersônicos. A capacidade lembra a asa voadora biposto A-12 proposta no inicio da década de 90 para substituir o A-6 e F-111 com capacidade de levar 24 bombas Mk-82 com 3000km de alcance. A Boeing cita que uma aeronave supersônica não pode ficar pronta até 2018 e a alta velocidade só dá vantagem acima de Mach 3 e mesmo assim seria fácil de detectar com sensores infravermelho.
O Iraque lançou
um requerimento para uma aeronave de contra insurgência (COIN). Os
requerimentos são para uma aeronave turboélice de dois lugares,
com sensores FLIR avançados, datalink, contramedidas avançadas,
capacidade de treinamento avançado, propulsão por motor
PT-6 capaz de usar combustível JP-8 e com no mínimo 1200SHP
de potência, deve estar em produção ou uso, deve ter
capacidade de ser usado como monoposto, ter blindagem leve para a tripulação,
capacidade diurna e noturna, autonomia de quatro horas com duas Mk-82
ou equivalente, HUD e assentos ejetores zero-zero. As entregas devem ocorrer
a partir de novembro 2008 e deve incluir apoio logístico tipo CLS.
Os concorrentes são o Korea Aerospace's KO-1 Woong Bee, o Pilatus
PC-9M o Embraer EMB-314 Super Tucano/ ALX e o Hawker Beechcraft's AT-6B
Texan II.
A Hawker Beechcraft mostrou mais detalhes do AT-6 Texan II como resposta
ao Super Tucano para missões de ataque leve, reconhecimento armado
, anti-guerrilha e controle aéreo avançado. A aeronave tem
cabine digital remodelada, com HUD e telas multifuncionais. Está
equipada com sistemas de defesa de alerta radar, lançadores de chaff
e flares e interferidores ativo de acordo com cliente além de proteção
balística para a tripulação. O assento traseiro pode
ser retirado e levar combustível no local. A aeronave tem seis
cabides de armas nas asas.
O Chile comprou trinta blindados antiaéreos Gepard 5PSF-B da Alemanha. As entregas serão em 2007 para equipar unidades do Exército no norte do país.
A Alemanha adquiriu o sistema de defesa aérea suíço Skyshield 35 Advanced Efficient and Destruction (AHEAD) da Oerlikon Contraves otimizado para missões C-RAM (Counter-Rocket, Artillery and Mortar). O sistema será usado para proteção de bases avançadas do exército. O contrato é de US$ 64 milhões. O sistema também é conhecido como Skyshield Camp Protection Sistem (CPS) e deve estar em operação em 2009. O C-RAM fará parte do sistema SysFla de defesa aérea que irá substituir os Gepard 35.
O Canadá anunciou a compra de 10 carros de combate Leopard-2-A6/M para auxiliar as operações de suas tropas no Afeganistão. O Canadá opera o Leopard 1 no local e que sofrem com o calor por não ter ar condicionado, e o motor superaquece com freqüência, além da proteção inferior ao Leopard 2.
O US Army e USMC liberaram detalhes dos requisitos do programa JLTV para as industria. O programa será uma família de veículos e entre os requerimento do "incremento I" e estão carga de 1.587kg, capacidade de ser levado internamente no CH-47 e CH-53 e ter alta mobilidade, proteção integrada e capacidade interna de comunicação. A versão maior será levada externamente em helicópteros pesados ou no C-130.
O Emirados Árabes
Unidos iniciou um programa para converter a frota de 36 carros de combate
Oto Melara OF-40 de fabricação italiana em um veiculo de
combate de infantaria pesados. O contratante principal é a Sabiex
belga com um orçamento de US15,8 milhões a partir de 2005.
Os testes serão em julho de 2007. A propulsão será
frontal e a suspensão será modificada com um conceito semelhante
ao Temsah ICV convertido do Centurion pela Jordânia. O veiculo terá
8,5 metros de cumprimento, 3,35 metros de largura e 2,1 metros de altura.
A capacidade de carga será de 10 tropas mais dois tripulantes. O
peso é de 45 toneladas com capacidade de carga de 10 toneladas. A
proteção será no nível STANAG nível 5.
O motor será o MTU MB838 Ca M501 diesel de 830Hp podendo atingir 60
km/h e com alcance de 600km. O veiculo pode receber a torre do BMP-3, mas
com espaço sobrando para quatro tropas.
O Japão
assinou contrato para fabricação do primeiro de quatro contratorpedeiros
classe 19DD de 5 mil toneladas para substituir os cinco contratorpedeiros
classe Hatsuyuki. O navio custou US$ 717 milhões com entrada em
serviço em 2011. O 19DD tem propulsão COGAG com quatro turbinas
e duas hélices podendo atingir 30 nós. O navio tem forma
de baixo RCS e está armado com dois canhões Mk45 Mod4 de127mm,
lançadores verticais Mk 41, dois reparos de mísseis anti-navio
Type 90, dois reparos triplos de torpedos, dois CIWS e um helicóptero.
O novo navio faz parte da nova divisão das força navais japonesas
com o número de divisão de escolta diminuindo para oito das
doze anteriormente e aumentando o número de navios de 2-3 para quatro.
As novas divisões de escolta serão divididas em dois tipos:
grupo DDH com um porta-helicóptero, um contratorpedeiro classe Kongo
e dois contratorpedeiros; grupo DDG com três contratorpedeiro e um
Kongo. Os 19DD irão equipar os dois tipos de grupo para proteção
contra ameaças na superfície, submarina e aéreas com
os Kongos focando nas ameaças de mísseis.
A Suécia
escolheu equipar suas cinco corvetas Visby com o míssil superfície-ar
sul africano Umkhonto-IR. O custo será de US$148,5 milhões.
A Suécia também decidiu não instalar foguetes anti-submarinos
ALECTO de 127mm e parou seu desenvolvimento. O míssil antinavio
será o RBS 15 Mk2 com alcance de 100 km ao invés do Mk3 com
alcance de 200 km. O MK2 está em serviço desde 1998 sendo
um MK1 modernizado. As corvetas também não terão hangar
pois os novos helicópteros navais A-109 são muito grandes
para operar e os custos de alterar mostraram ser caro. Os helicópteros
irão apenas reabastecer no convôo após decolar de terra.
Após cancelado, a USAF voltou a estudar o uso do B-52 para interferência eletrônica de longa distância. O projeto foi cancelado por ser caro sendo que deveria ser simples e barato. Os requerimentos extras também atrapalharam. Agora o projeto está avaliado entre US$ 2,8 a 3,7 bilhões para 24 conjuntos de casulos sendo que oito podem entar em operação em 2015.
A Índia planeja comprar seis C-130J para apoiar suas forças especiais. A aeronave foi considerada ideal devido a capacidade STOL, e por ter capacidade de pousar a noite sem luzes de apoio em terra. A aeronave terá sistemas defensivos e FLIR. O contrato pode chegar a US$ 1 bilhão.Notícias de Setembro de 2007
A FAB entregou o primeiro AMX para a Embrar para ser modernizado para o padrão A-1M. A FAB irá modernizar sua frota de 53 caças A-1 por US$ 350 milhões. O contrato foi assinado em 2004 com entrega final prevista para 2010, mas agora previsto para 2015. Os objetivos são padronizar os aviônicos com os A-29 e F-5EM, substituir itens não mais fabricados e aumentar a vida útil em mais 20 anos devendo voar até 2035.
Israel anunciou
que o programa Namer (Leopardo em Hebreu) será seu novo Veiculo de
Combate de Infantaria Blindado (Armored Infantry Fighting Vehicle - AIFV)
para equipar as brigadas de infantaria de elite. Quinze blindados foram financiados
para 2008 e cada um deve custar US$ 1,5 milhões. A IDF planeja comprar
centenas de AIFV com o mesmo nível de proteção e mobilidade
do Merkava Mk 4. O projeto é baseado no Merkava Mk4 com blindagem
adicional, estação de armas de controle remoto, lançadores
de granada na blindagem e módulos de alerta e proteção
ativa Trophy. O nível de proteção será
o mesmo do Merkava Mk4. com blindagem ativa e passiva. Inicialmente foi pensado
em modernizar o Merkava Mk1, mas veículos novos mostraram ser mais
custo efetivos. O Namer deve acomodar 11 soldados incluindo comandante e
motorista. Compartimento já adaptado para levar macas.
O Namer terá duas versões: o AIFV e
uma versão de reparo e evacuação médica (ARV).
O ARV também irá apoiar os Merkava substituindo os M-88. Uma
versão armado com canhão de 30mm e mísseis Spike deve
substituir os M-133 e Humvee armados com mísseis TOW.
O compartimento do motorista será ergonômico,
com grandes blocos de visão e câmeras para aumentar visão
periférica. Pelo menos quatro câmeras de TV irão auxiliar
o motorista, comandante e tripulação. O sistema de C2 será
integrado com o sistema Integrated Advanced Soldier (IAS) das tropas desmontadas.
Já o blindado Stryker será adquirido
para as brigadas leves (pára-quedistas). Os atuais AIFF Achzarit serão
modernizados, com motor mais potente e estação de armas. Os
M-113 serão modernizados para cenários de baixa intensidade
e contra terror. Os blindados sobre roda Golan Mine Resistant Ambush Protected
(MRAP) serão adquiridos.
A IMI israelense anunciou o
projeto Urban Fighter para um blindado baseado no M113 com melhor proteção
que os Mine Resistant Ambush Protected (MRAP) com um décimo do preço
e com kits de adaptação de troca rápida. O veículo
é otimizado para missões de paz e conflitos de baixa intensidade,
particularmente em ambiente urbano. O blindado deve complementar e depois
substituir veículos menos protegidos da IDF. Entre os detalhes estão
as grandes janelas transparentes, com visibilidade de 360 graus para o comandante
e janelas de tiro em todas as direções. O motorista fica
em uma melhor posição com janela lateral e câmera de
vídeo na traseira. O motorista e oitro tropas tem assentos protegidos
contra explosão.
Devido ao bom desempenho do
carro combate M-1 no Iraque, o US Army repensou seus planos de aposentar
e substituí-lo com o FCS. Nenhuma proposta do FCS tem o potencial
do M1. A nova versão que deve entrar em serviço será
o M-1A3. O novo blindado será deve ser mais leve, pesando 55 t ou
menos, contra as 62t atuais, com novo canhão 120mm mais leve, carregador
automático, cabos fibra ótica, nova blindagem, novo motor
e transmissão mais leves. Terá novos computadores, sistemas
de comunicações, sensores e de navegação. Poderá
disparar armas guiadas com alcance de 12 km com o canhão. Não
serão construídos novos mas modernizados. Foram fabricados
9 mil Abrams sendo que 1.600 estão em operação, mais
1.500 no exterior. Vários estão armazenados e prontos para
serem modernizados. O novo M-1A3 deve operar por mais 40 anos.
O Egito pretende comprar mais 125 carros de combate M1A1 por US$847
milhões. O Egito opera 880 M1 desde 1988 que deverão ser
modernizados com a frota chegando agora a 1005.
A Austrália comprou mais 250 blindados Bushmaster Infantry Mobility
Vehicles. A Austrália já usa 443 que estão operando
no Iraque. O veiculo oferece proteção contra minas, bombas
suicidas, IED e armas leves.
A General Dynamics Armament recebeu um contrato de US$ 26 milhões para comprar a metralhadora pesada M2HB para o US Army. O US Army planejava comprar a XM-312, mas o desempenho não agradou.
A Talley Defense Systems recebeu uma encomenda de US$ 8 milhões para compra de 1,287 M72A7 LAW e 1,833 M72A9 Light Anti-Armor Weapon Anti-Structure Munition (ASM) para o US Army. As entregas vão até até maio de 2008.
O exército britânico comprou o lança-rojão portátil M72A9 para equipar suas tropas no Afeganistão. A versão é otimizada contra estruturas com uma ogiva termobárica sendo capaz de destruir completamente um cômodo e imediações ou matando todos próximos. Já está em uso pelos EUA no local desde 2004. Cada um custa US$ 2.500.
A Croácia escolheu o blindado 8x8 Patria AMV para ser seu novo blindado. Foram comprados 126 por 200 milhões de Euros.
A Litton System recebeu um contrato no valor de US$98 milhões para compra de 940 designadores laser Special Operations Forces Laser Acquisition Marker (SOFLAM) e Special Operations Forces Laser Rangefinder Designator (SOFLRD) para o US Army. As entregas devem durar cinco anos.
A Ernst Leitz Canada (ELCAN) Optical Technologies, subsidiaria da Raytheon, foi contratada para fornecer 35 mil miras óticas M145 para o US Army. As miras devem equipar armas leves como a M249, M60, M240B e morteiros de 81mm.
França pretende comprar 10.880 metralhadoras de uso geral calibre 7.62 mm x 51 mm para substituir a metralhadora AANF1 GPMG.
A Northrop Grumman está
desenvolvendo o conceito de guerra Fluvial/Costeira chamado Joint Multimission
Expeditionary Craft. O projeto está sendo conduzido junto com a Aluminum
Chambered Boats com uma embarcação com novos sistemas de
navegação, vigilância e C2. iniciou avaliação
em maio 2007. O JMEC será baseado em uma embarcação
de 41 pés e deve atingir uma velocidade de 48 milhas/hora com dois
motores Cummins a diesel QSC de 540 HP. O JMEC terá quatro tripulantes,
mais dois observadores, e poderá levar mais 14 tropas.
A Colômbia iniciou a
construção do navio de patrulha e apoio fluvial Nodriza VII
de terceira geração. O navio deve custar US$ 10 milhões.
A Colômbia já recebeu cinco embarcações desde
2001 fabricados pelo estaleiro Cotecmar. Será usada para assalto,
vigilância, interdição e patrulha fluvial para apoiar
a Brigada Fluvial da Infantaria da Marinha.
A RAC MIG revelou um mockup
de um UCAV chamado Skat (skate). A aeronave tem formas furtivas e deve voar
em dois anos. A aeronave competiu e venceu o modelo da Sukhoi. O Skat tem
dois compartimentos internos de armas capaz de levar mísseis do tamanho
de um Kh-31. Serão construídos dois demonstradores sendo
que a primeira aeronave a voar deverá ser tripulada devido a regulamentação
russa. A aeronave tem 11,5m de envergadura, 10,2 m comprimento, peso
máximo de 10 toneladas, velocidade de 800km/h a baixa altitude e
leva duas toneladas de armas com raio de ação de 2.000km.
A propulsão será a Klimov RD-5000B, derivada da RD-93. A aparência
não é copia de similares americanos ou B-2, mas sim devido
as técnicas de evitar detecção.
A Northrop Grumman Systems
recebeu um contrato de US$635 milhões da US Navy para desenvolver
e demonstrar um UCAV embarcado no programa Unmanned Combat Air System Demonstration
Program (UCAS-D). O UCAS-D deve complementa o F-35C. O programa anterior
era o Joint Unmanned Combat Air Systems (J-UCAS) de onde foram desenvolvidos
do X-45 e X-47. O UCAS-D foca em caça bombardeiro não tripulado
naval para complementar o F-35C. O vôo está previsto para 2011
e se o programa tiver sucesso pode entrar em serviço em 2018. O
X-47B tem raio de ação de 1500 milhas nas missões de
vigilância em velocidade alto subsônico com duas toneladas de
carga interna. A aeronave estará equipada com sensores eletroóticos,
radar SAR e ESM.
O USMC encomendou o UAV RQ-7B Shadow 200 para missões de reconhecimento e vigilância a nível de brigada. Cada pelotão de Shadow tem 22 tropas e opera 3-4 aeronaves e cada brigada deve operar um pelotão. Cada um custa US$ 500 mil cada e está equipado com câmeras de TV e IR. Vai realizar uma missões que podem ser feitas com o comandante em helicópteros, mas atrai muita atenção e dura menos tempo, com um custo bem maior. O Shadow voa a até 15 mil pés, acima do alcance das armas leves e a noite pode voar mais baixo. Pode voar por até 5,5 horas mas geralmente no máximo quatro. O Shadow já está em uso no US Army há cinco anos enquanto o USMC usa o Pioneer desde a década de 80.
A Índia comprou o UAV ofensivo IAI Harop. O Harop é baseado no Harpy-2 e tem a função de atacar radares. A encomenda é de oito a dez UAV.
A Dinamarca comprou 12 sistemas
RQ-11B por US$ 2,4 milhões. Cada sistema Raven B consistem de três
mini-aeroanves, estação controle manual, terminal de visão,
pecas reposição e serviços.
A Ruag suíça mostrou seu novo UAV de longo alcance Super
Ranger da classe Medium Altitude Long Endurance (MALE) mas cita oferecer
menor custos que outros modelos com a mesma capacidade tem 70% da capacidade.
O peso máximo de decolagem é de 500kg e carga de até
150kg em dois compartimentos. A aeronave terá características
furtivas ao radar e um motor com pouco barulho. O sistema de pouso e decolagem
são automáticos e funcionam até com mau tempo.
A autonomia será de 20 horas a 200km/h no nível de vôo
200. O alcance de operação com datalink de linha de visada
será de ou de 1.300km com datalink por satélite.
A USAF procura alternativas para o míssil cruise JASSM caso os problemas encontrados nos testes não seja corrigidos. Nos testes foram 39 mísseis com sucesso e 25 que falharam. Os problemas estão mais relacionados com questões de qualidade e os custos aumentaram 25% acima do previsto. A USAF teve que liberar mais US$ 68 milhões para contornar os problemas. As alternativas são o SLAM-ER, Tactical Tomahawk disparado do ar, CALCM e o Storm Shadow. A USAF planeja comprar 2.400 JASSM e 2.500 JASSM-ER. A Austrália também comprou o JASSM para seus caças.
O Irã colocou em operação a bomba guiada 900kg chamada Qased. Parece cópia da GBU-15 guiada por TV e comprada na década de 80 pelo Irã para equipar seus F-4.
O Congresso americano foi notificado de um pedido de compra de armas guiadas. Um contrato no valor de US$ 171 milhões cobre a compra de 200 mísseis AIM-120C-7 e de um contrato de US$ 163 milhões para 500 AIM-9M Sidewinder e 30 Harpoon Block II, além de containers, componentes, peças de reposição, documentação, treinamento e serviços. Outra pedido são para mísseis ar-superfície no valor de US$ 465 milhões e compreende 10 mil kis JDAM, 2.500 Paveway II GBU-22 de 227kg, 500 Paveway II para a mk83, 1.000 Paveway II GBU-24 de 900kg, 10 mil bombas burras mk84, 1.500 bombas burras mk82, 2.000 bombas de penetração BLU-109, 50 bombas guiadas a laser pesadas GBU-28. Também compreende a compra de 10 mil espoletas FMU-139 e 10 mil FMU-152. Os custos também cobrem containers, componentes, peças de reposição, documentação, treinamento e serviços.
A Índia anunciou o cancelamento do programa de míssil Long Range Surface to Air Missile (LRSAM) que foi iniciado em 2006 junto com a IAI israelense.
O Congresso americano no notificado de uma possível compra da Espanha de 36 mísseis SM-2 Block IIIB por US$ 63 milhões para armar suas fragatas F-100.
A Índia iniciou o desenvolvimento de um míssil cruise chamado Nirbhay (sem medo) para equipar suas três forças armadas. O míssil irá usar um sistema de identificação de terreno para navegação. O míssil deve pesar 1 tonelada, voar a Mach 0.7 e terá alcance de 1.100km. Poderá ser equipado com 24 opções de cabeça de guerra. O primeiro disparo do Nirbhay deve ser em 2009. A Índia já produz o míssil cruise supersônico Brahmos com alcance muito menor.
A Tactical Missiles Corporation (TMC) russa mostrou três novos projetos de mísseis na MAKS 2007. Um foi o Kh-31AD (Activnaya Dalnost - ativo alcance) anti-navio. O míssil é mais longo com um novo motor mais potente. O Kh-58UShKE deve ser a versão de exportaçao do míssil anti-radar Kh-58. O míssil mostrado tem asas asas dobráveis e já tinha sido anunciado em 2003 que recebeu um novo sensor passivo. Deve ter sido comprado pela China para equipar seus Su-30MKK e deve equipar o PAK FA. A maior novidade foi o Kh-38ME que está em desenvolvimento há 10 anos e deve substituir os a família Kh-25 e Kh-29.
A Espanha decidiu equipar todos seus helicópteros de ataque Tiger HAD (Helicóptero de Apoyo y Destrucción) com o míssil francês Mistral. O contrato é de 27,7milhões de Euros.
A participação
indiana no programa MTA (Multirole Transport Aircraft) pode ser canelada
devido a burocracia russa. Depois de dois anos de negociações
sem resultados o programa está praticamente parado. A Índia
pode se juntar a Embraer, Alenia ou CASA para outros programas. Os russos
não estão demonstrando sinais de interesse no projeto ou de
comprar a aeronave. A Inda planeja comprar 100 aeronaves a partir de 2013
com mais 100 opções. A Rússia pretende comprar 100
aeronaves. O resultado pode ser a possibilidade da Índia se juntar
ao projeto C-390 da Embraer já garantido pelo menos 100 encomendas.
O C-27J Spartan foi escolhido para o programa Joint Cargo Aircraft.
O primeiro contrato no valor de US$2 bilhões cobre 78 aeronaves
sendo 54 para o US Army e 24 para a USAF. O contrato inclui treinamento
e apoio logístico. O total da encomenda deve chegar a 145 aeronaves
sendo 75 para o US Army e 70 para a USAF. A primeira entrega deve ocorrer
12 meses após assinado o contrato. O JCS irá substituir o
C-23 Sherpa, C-26 Metroliner e C-12 Huron e auxiliar C-130 da USAF.
A Finlândia comprou 18 jatos de treinamento Hawk T66 suíços
por 40 milhões de Euros ou o equivalente a dois Hawk novos.
Os jatos foram retirados de serviço em 2002 e tiveram 17% da vida
útil usada. Os novos jatos irão complementar o 49 Hawk Mk51
já usado pela Finlândia com vida útil expirando entre
2017 a 2019. Com os novos jatos as horas de vôo serão redistribuídas
e a frota poderá voar até 2025-2027.
A Suecia pretende modernizar 31 caças JAS-39A/B para o padrão
JAS-39C/D. O objetivo é chegar a 100 aeronaves do padrão JAS-39C/D.
Como planejado. A Suécia já tinha comprado 120 modelos JAS-39A/B
que passaram a ser retirados a partir de 2002 com a entrada em serviço
dos modelos JAS-39C/D. A Suécia também irá reconstruir
dois JAS-39A/B para demonstrar novas tecnologias como o motor R414 do F/A-18E/F,
radar AESA, mais combustível interno e novo aviônicos. O primeiro
vôo é esperado para 2008.
Novas informações foram anunciadas sobre a modernização dos Mirage 2000H indianos. As 52 aeronaves serão modernizadas por US$ 800 milhões e inclui a instalação de um databus 1153, novos aviônicos israelenses, novo radar, ECM, RWR e MAWS. A aeronave também será equipada com quatro mísseis Derby e dois Python V além de armas de precisão de longo alcance.
O Piasecki X-49 Vectored Thrust
Ducted Propeller (VTDP) voou em 29 de junho. A primeira fase de vôo
foca em validação de cargas, desempenho, dinâmica e
diminuição de vibração. Depois de completa a
aeronave deve passar para fase de melhora do desempenho. Na segunda
fase pode ser adicionado uma nova propulsão e diminuição
do arrasto para melhor o desempenho.
A Indonésia reafirmou o interesse de compra de aeronaves ALX para substituir seus OV-10 Bronco. Também compete com o K-18 da Coréia do Sul e o K-8 chinês. O RFP deve ser lançado em 2009 e por enquanto a prioridade é a compra de aeronaves de transporte.
A empresa americana Blackwater pretende comprar cinco aeronaves ALX da Embraer. As aeronaves serão usadas para treinamento e não levarão armamento, mas podendo realizar. patrulha de fronteira. Cada aeronave deve custar US$ 9 milhões. A Blackwater já usa helicópteros no Iraque e parece que precisar de uma aeronave mais rápida e mais bem armada.
A Índia anunciou o pedido de propostas para o programa Medium Multi-Role Combat Aircraft (M-MRCA). O objetivo é a compra de 126 aeronaves por até US$ 10 bilhões para substituir seus MiG-21. O número total pode chegar a 190 aeronaves. Os concorrentes são o russo MiG-35 (RAC MiG); o sueco JAS-39 (Gripen); Dassault Rafale (Franca); os americanos F-16 Falcon (Lockheed Martin) e Boeing F/A-18 Super Hornet e o Eurofighter Typhoon. Os primeiros 18 devem ser entregues em 2012 e os outros 108 serão montados localmente e progressivamente nacionalizados. A aeronave deve ter vida util de 40 anos ou 6 mil horas de vôo.
A Itália pretende diminuir a encomenda de 121 caças Eurofighter Typhoon para 75 aeronaves. O motivo é o alto custo de operação.
A Indonésia anunciou a compra de três caças SU-27SKM e três SU-30MK2 por US$300 milhões. A Indonésia já tinha comprado dois de cada em 2002 por US$ 192 milhões. As novas aeronaves devem substituir toda a frota de 12 caças F-5E e 16 F-16. A Indonésia também planeja uma compra de US$ 1 bilhão em armas russas nos próximos 15 anos. A compra inclui 10 helicópteros de transporte, cinco de ataque, 20 blindados anfíbios e dois submarinos.
A Força Aérea do Peru está negociando a compra de 24 caças Su-30MKP com entrega prevista para 2010. Também está previsto a entrega de 12 su-27P até fevereiro de 2008 para substituir os Su-22M Fitter. A encomenda dos Su-27P foi feita em 2006.
A França e Alemanha estão
avaliando o helicóptero russo Mi-26 para um requerimento de helicópteros
pesados para suas forças armas.
Notícias de Novembro de 2007
A FAB deve reiniciar o projeto FX-2
no inicio de 2009 com uma verba de US$ 2,2 bilhões para compra de
36 caças. A compra está relacionada com a situação
critica dos meios da FAB e a possível ameaça de paises vizinhos
investindo pesadamente em compra de armas.
A FAB comprou oito caças F-5E e três F-5F da Jordânia
por US$ 21 milhões. A compra anterior de nove F-5E/F da Arábia
Saudita por US$ 24 milhões em 2006 foi cancelada.
A FAB abriu licitação para compra de dois lotes de
10-12 helicópteros ataque e 10-12 de transporte com uma verba de
US$ 300-400 milhões. As proposta recebidas foram da Eurocopter com
o EC-725, a Agusta/Westland com o EH101 Merlin e a Rosoboronextport com
o Mi-171V. As propostas de helicópteros de ataque foram o Agusta/Westland
com o AW-109LUH e AW-129, o Eurocopter Tiger e a Rosoboronexport com o Mi-35M.
O resultado da concorrência deve ser anunciando em março de
2008.
A Noruega está retirando de serviço seis barcos patrulha
da Classe Skjold. A US Navy parece estar interessada nos navios e já
os testou em 2005 para apoiar missões dos Seals. O navio de 260 toneladas
tem desenho furtivo e está armado com um canhão de 76mm, oito
mísseis anti-navio e mísseis Mistral. A maioria dos armamentos
seria removidos para transportar tropas. A velocidade máxima é
de 100km/h com alcance de 1.400km e autonomia de 21 dias. A tripulação
é de apenas 15 tripulantes.
A Bulgária anunciou a intenção de comprar quatro
corvetas Gowind da franca apo US$ 900 milhões de Euros. A Gowind é
derivada do projeto FREEM e tem 102m de comprimento com deslocamento de 1950t.
A corveta é capaz de operar um helicóptero de 10t e está
equipada com o sistema de combate Setis, lançadores Silver com 16 mísseis
Aster 15 ou Mica-VL, oito mísseis anti-navio da classe Exocet ou Harpoon.
A propulsão é por sistema CODAD sem exaustor que é
canalizado para os jatos de água.
A África do Sul está interessada em um comprar um porta-helicópteros.
Os concorrentes são o Mistral francês, o BPE espanhol e o Multi-Role
Helicopter Dock Ship da TKMS alemão.
A Marinha do Marrocos comprou uma fragata FREEM da França.
Israel planeja gastar US$ 60 bilhões em armas entre 2008 a 2012
no plano de modernização Tefen 2012. O Exército deve
receber novos blindados Merkava 4 e Nemer. O míssil anti-balístico
Arrow Mk3 dará proteção contra ameaças vindas
do Irã. O míssil Magic Wan, um projeto conjunto com os EUA,
irá proteger contra foguetes de curto alcance e o programa do sistema
C-RAM Iron Cap da Rafael será acelerado. A força aérea
planeja comprar 100 F-35 Lightning II em 2012. A marinha deve receber dois
navios classe LCS adaptados para ser usados como navios de comando cada
um capaz de comandar uma força tarefa. O armamento deve ser o míssil
Barak 8.
Índia e Israel realizaram um acordo para desenvolver um míssil
SAM de longo alcance com alcance de 70km no programa Medium Range Surface-to-Air
Missil (MR-SAM). O novo míssil terá sensor de radar ativo
podendo engajar alvos múltiplos com datalink via dupla. O lançamento
será vertical. O míssil será baseado no projeto Barak-8
(ou Barak NG) para a marinha de Israel e Índia com alcance de 60km
que recebeu um orçamento de US$ 480 milhões e que deve ficar
pronto em 2011. O MR-SAM irão adicionar US$ 300 milhões ao
programa. Israel afirma que o Barak 8 tem desempenho melhor que o Patriot
PAC-3 e Standard/AEGIS. A Índia planeja comprar nove esquadrões
de MR-SAM para substituir os SA-3 da Força Aérea Indiana.
A empresa Rheinmetall alemã iniciou testes com o foguete guiado
CORECT guiado por GPS. O foguete irá armar o MLRS. A precisão
será de menos de 50 metros contra várias centenas de metros
do foguete sem guiamento.
A MBDA iniciou planos de uma família de mísseis SAM chamado
Common Anti-Air Modular Missile (CAMM) com apoio do Reino Unido. O CAMM
deve preencher requisitos das forças armadas britânicas para
um míssil SAM para substituir o Rapier e Sea Wolf. O CAMM será
baseado no míssil ASRAAM que poderá ser beneficiado de novas
tecnologias para modernizar os mísseis da RAF. As compras devem
ser iniciadas em 2018.
O Egito pretende comprar dois mil mísseis anti-carro Tow IIA
por US$ 99 milhões.
Israel pretende comprar mais armas americanas no valor de mais de US$
1,3 bilhões. A compra inclui dois mil mísseis TOW 2A, 1.700
mísseis Hellfire de vários modelos (K3, L3 e M3), 100 mísseis
Patriot GEM+ e munição de artilharia.
A IAI israelense anunciou que está trabalhando na versão
Gabriel V do seu míssil anti-navio. A nova versão melhorou
a capacidade de operar no litoral e contra defesas sofisticadas. A configuração
foi mudada ficando bem parecido com o Harpoon. Os novos mísseis devem
substituir as versões mais antigas em uso em Israel.
O sucessor do programa AGM-169 Joint Common Missile (JCM) deve ser o
novo Joint Air-to-Ground Missile (JAGM). O JAGM deve ser uma arma multi-serviço
para substiuir o Hellfire, Maverick e TOW usados por aeronaves, UAV e helicópteros.
O modos de disparo incluem linha de visada e fora da linha de visada, com
sensores laser, infravermelho, EO e onda milimétrica. Com uma grande
produção o míssil deve manter um custo relativamente
baixo. A USAF vai comprar, mas não vai financiar o projeto.
A Suécia escolheu o míssil UMKHONTO IR para armar suas
cinco corvetas Visby. O custo total será de US$ 148,5 milhões.
O Umkhonto já equipa as corvetas AMATOLA sul africanas e as classes
HAMINA e MAMEENMAA da Finlândia.
O USMC planeja usar o EA-6B até 2024. Apesar de 35 anos em serviço,
com vida útil embarcada expirada, a aeronave ainda tem vida útil
adicional operando a partir de terra. O USMC planeja equipar seus Prowler
com o novo casulo de interferência do programa NGAEA (Next-Generation
Airborne EA). O USMC também planejava instalar o NGAEA em uma versão
especializada do F-35 chamada EF-35, mas com um custo alto o casulo será
simplesmente adicionado em um F-35 padrão e não em uma versão
especializada. O novo casulo será capaz de voar em velocidades supersônicas
e deve ser compatível com aeronaves furtivas e aeronaves não
tripuladas. A entrada em operação está prevista para
2015. Poderá estar disponível em uma versão para cobrir
180 graus nas asas ou 360 graus no centerline. O ALQ-99 do EA-6B está
limitado a Mach 0,86, tem tecnologia antiga e está com problemas de
confiabilidade. Já a US Navy deve operar o EF-28 Growler a partir
de 2010. O radar APG-79 do Growler também pode ser usado para receber
dados e realizar interferência na banda X. A antena AESA facilita apontar
e focar a interferência rapidamente com a aeronave manobrando.
Os novos dados do conceito de helicóptero de transporte pesado
do US Army (programa Joint Heavy Lift - (JHL) mostram que deverá
ser maior que uma aeronave Lockheed Martin C-130 e equivalente em capacidade
ao Airbus A400M. O JHL será um helicóptero de grande porte
com capacidade para transportar veículos blindados médios no
campo de batalha. Cinco conceitos para o Joint Heavy Lift (JHL) foram estudados
e analisados durante dezoito meses até o início deste ano
de 2007. Apenas três propostas devem permanecer na disputa: a Bell
Boeing trabalha no Quad Tiltrotor; a Boeing, no Advanced Tandem Rotor Helicopter
(foto); a Frontier Aircraft, no Optimum Speed Tilt Rotor; e a Sikorsky,
no rotor coaxial X2 Crane e no X2 High Speed Lifter. A competição
deve ser realizada no ano fiscal de 2009, para selecionar um projeto de
aeronave a ser construída e voar entre os anos de 2010 e 2014 para
validar o conceito JHL. O requerimento base para avaliação é
a capacidade de transportar um veículo Stryker ou Sistema de Combate
do Futuro (FCS) a até 460 km de distância. Outras missões
em potencial inclui operações especiais de longo alcance e
apoio a operações anfíbias.
Existem rumores de uma compra de 24 caças J-10 chineses pelo
Irã no valor de cerca de US$ 1 bilhão. As entregas devem ocorrer
entre 2008 a 2010.
A Boeing e a Northrop Grumman se juntaram para desenvolver o interferidor
de longo alcance Core Component Jammer (CCJ) para o B-52H.
A Tailândia comprou 12 caças JAS-39 Gripen e duas aeronaves
de alerta aéreo antecipado Erieye. O custo total é de US$
1,1 bilhões sendo US$ 600 milhões para o primeiro lote de seis
caças e um Erieye entregues entre 2008 a 2012. O custo unitário
de cada Gripen ficou em US$ 55 milhões e o Erieye em US$ 170 milhões.
Os Gripen concorreram com o Su-30 e o F-16. Os caças Gripen irão
substituir os F-5E. O Erieye serão instalados na aeronave Saab 2000.
A Índia e a Rússia assinaram acordo para o desenvolvimento
conjunto de um caça de Quinta Geração chamado Fifth
Generation Fighter Aircraft (FGFA). O acordo inclui o desenvolvimento de
novas tecnologias.
Cingapura comprou mais oito caças F-15SG complementando o contrato
de 12 aeronaves de 2005 e com mais quatro caças adicionais. As Entregas
ocorrerão em 2010. Os novos caças irão substituir os
A-4S.
A Marinha chilena comprou três aeronaves C-295 de patrulha marítima
e tem opção de mais cinco aeronaves.
Em 2006 A Arábia Saudita tentou comprar 132 helicópteros
europeus: 54 NH90 TTH, 10 NH90 NFH, 32 AS550 Fennec, 20 AS 532-A2 CSAR
Cougar, 4 AS 565 Panther CSAR naval e 12 Tiger. Agora anunciaram que pretendem
comprar 150 Mi-17 e Mi-35 Hind por US$ 2,2 bilhões. A Eurocopter confirmou
a escolha saudita. Os sauditas também estão interessado na
compra de carros de combate T-90 e mísseis S-300/S-400 além
do carro de combate Leclerc e dos mísseis SAMP/T.
Nova Zelândia comprou cinco helicópteros A-109LUH (Light
Utility Helicopter) e um simulador. As novas aeronaves serão usadas
para treinamento para os helicópteros NH90 e para transporte leve.
A Raytheon foi selecionada para fornecer um radar Active Electronically
Scanned Array (AESA) de próxima geração para o programa
de modernização da frota de caças F-15E da USAF.
A Força Aérea Italiana anunciou planos de comprar de duas
versões do F-35 também se interessando pela versão
STOVL. Os F-35 italianos irão substituir os Tornados e AMX na função
de ataque enquanto os Eurofighter serão otimizados para a arena
ar-ar. A Marinha Italiana está interessada na versão de decolagem
vertical para substituir seus AV-8B.
A Força Aérea do Peru pretende modernizar sua frota de
MiG-29 e Mirage 2000 para poderem operar por mais 20 anos. A modernização
dos 12 caças Mirage 2000 devem custar USS$ 90 milhões mais
um pacote de US$ 30 milhões de manutenção e peças
de reposição. A modernização de 19 caças
MiG-29 deve custar US$ 105 milhões passaria as aeronaves para o padrão
MiG-29SMT e inclui um simulador, radares Zhuk-ME e peças de reposição
A empresa Military Wrap desenvolveu uma técnica de camuflagem para
veículos militares se ocultarem ao se fundir com a imagem do fundo.
A técnica se chama "Photo-Stealth" e "Photo-Real" para combinar
imagem fotográfica digital e imprimir em um uma camada adesiva projetada
para combinar com o terreno ao redor para que veículos, armas e
equipamentos desapareçam no ambiente.
O Comando de Operações Especiais americano (SOCOM)
adquiriu 705 binóculos de imagem térmica Hand Held Imagers
- Long Range (HHI-LR) por US$ 47,6 milhões. As entregas devem ser
completadas em 2012.
Planos do USMC e US Army de comprar cerca de 20 mil veículos MRAP
(Mine Resistant Ambush Protected) por US$ 20 bilhões resultou na
paralisação do programa Joint Light Tactical Vehicle (JLTV)
para substituir o Humvee. A pressa está relacionada com as baixas
causadas por emboscadas e bombas no Iraque. Os MRAP mostraram ser capazes
de diminuir as baixas por estas ameaças em 65%. Os MRAPS são
menos flexíveis e mais caros que Hummer, mas salvam vidas. Os MRAPs
são basicamente caminhões blindados que custam 5-10 vezes mais
caro que um Humvee blindado além de mais caros de manter e operar,
mas com 4-5 vezes mais proteção. Ao sair do Iraque os americanos
podem ser problemas devendo até armazenar os MRAPS e podem ser úteis
em missões de paz no exterior.