GBU-8 HOBOS

Em 1967, a Rockwell foi contratada pela USAF para desenvolver um kit de guiamento eletro-ótico para a bomba Mk-84 de 900kg para um requisito do programa EOGB (Electro-Optically Guided Bomb). O sistema ficou conhecido como HOBOS (Homing Bomb System) e recebeu o codinome Pave Strike. O kit HOBOS consiste em uma seção no nariz com uma TV preto e branco e eletrônicos do sensor, strakes em torno do corpo da bomba e quatro asas na cauda com superfície de controle.

No disparo o piloto alinha a aeronave com o alvo para alinhar o sensor com o alvo. O operador de sistema do F-4 observa uma tela de TV com imagens da camera no nariz da bomba. Quando o "portão" de pontaria na TV está no alvo o WSO trava o sensor (lock-on). Após o trancamento a bomba pode ser disparada e se guia de forma autônoma até o alvo.

Os kits HOBOS incluem o KMU-353/B e KMU-390/B por TV e o KMU-359/B com imagem infravermelha (IIR). As ogivas são a de fragmentação BLU-89/B ou BLU-90/B com o Kit KMU-353/B, a bomba Mk84 com os kits KMU-353A/B e KMU-359/B para formar a GBU-8/B e a bomba M118 de 1.360kg com kit KMU-390/B para formar a bomba GBU-9/B.

GBU-8
Bomba guiada GBU-8/B. Os strakes podem ser facilmente vistos ao redor do corpo da bomba.

GBU-8

Da esquerda para direita: GBU-8/B, MK 84 + KMU-359/B e GBU-9/B.

A GBU-8/B foi usada pelos F-4 Phantom da USAF no Vietnã a partir de 1969. A USAF comprou quatro mil kits KMU-353A/B e disparou cerca de 700 bombas planadoras GBU-8/B no Vietnã. Foi usada com sucesso contra aeronaves protegidas, estradas e pontes. Os outros kits foram fabricados em pequena quantidade. Grécia e Israel comparam kits para instalar nas suas bombas Mk-84.

Comparado com os kits de guiamento a laser Paveway I, a HOBOS tinha a vantagem de ser "dispare-e-esqueça". A desvantagem era o custo do kit EOGB, modificação da aeronave e limitação de contraste do alvo. Também eram menos confiaveis e precisas que a Paveway. Embora com pouco sucesso em combate as HOBOS formaram a base para a família MGWS de bombas guiadas por TV e IIR que se tornou a GBU-15. 

  GBU-8/B GBU-9/B
Comprimento 3,63 m  3,66 m 
Diâmetro 46 cm  63,5 cm 
Envergadura
1,12 m  1,35 m 
Peso 1.027 kg  ?
Ogiva bomba MK-84 bomba M-118 

GBU-8

Um F-4D com uma bomba GBU-8 em maio de 1972 durante a operação Linebaker.

GBU-20
A EOGB-II era uma proposta de uma HOBOS com kit de asas planadoras dobraveis para aumentar o alcance. A designação seria GBU-20. O projeto era chamado de PWW (Planar Wing Weapon). A proposta CWW (Cruciform Wing Weapon) virou a GBU-15 que entrou em serviço.


Voltar ao Sistemas de Armas



2007 ©Sistemas de Armas

Site criado e mantido por Fábio Castro


     Opinião

  Fórum -  Dê a sua opinião sobre os assuntos mostrados no Sistemas de Armas
  Assine a lista para receber informações sobre atualizações e participar das discussões enviando um email
  em branco para sistemasarmas-subscribe@yahoogrupos.com.br