SPIKE-NLOS (Non-Line Of Sight)

Em novembro de 2009 a Rafael mostrou a nova versão da família Spike chamado Spike NLOS (Non-Line Of Sight) para um míssil com alcance três vezes maior que as versões anteriores podendo atingir 25 km contra 8 km da maior versão anterior. O aumento do alcance foi conseguido mais devido ao aumento do tamanho do motor e das asas. O diâmetro do corpo também aumentou. O controle é feito por datalink de rádio no lugar da fibra ótica. O datalink envia as imagens dos sensores de TV e IIR. O sensor tem um detector laser para ver o "sparkles" de designador.

O disparo pode ser por ataque direto ou com navegação de meio curso conhecendo apenas as coordenadas do alvo, que podem ser envaidas por tropas de reconhecimento a frente ou aeronaves não tripuladas. O operador tem três opções de trajetórias selecionáveis. A muito baixa é usada com mau tempo. A trajetória ótima é alta e permite  uma melhor visão para o sensor com capacidade de "top attack" (em mergulho).

O Spike-NLOS pesa 70kg contra 34kg do Spike-ER e 13,5kg do Spike-LR. A cabeça de guerra pode ser do tipo carga oca (HEAT) ou PBR (Penetration/Blast/Frag) para uso contra casamatas. O míssil já está em operação, provavelmente em Israel.


Em junho de 2010 a Rafael apresentou o Spike NLOS na Eurosatory. Também mostrou um veículo inovativo baseado em um Oshkosh 4x4 com quatro mísseis pronto para disparo para o lado e seis recargas. O veículo também estava equipado com uma torreta de sensor Toplite e o radome do datalink via dupla.


O canister do Spike-NLOS pode ser adaptado em helicópteros, veículos, navios ou postos fixos. A imagem mostra o canister em um lançador de helicópteros.


Sequência de disparo de um Spike-NLOS.


Disparo do Spike-NLOS no sistema Tamuz.

 
Spike-NLOS instalado em um M-113.


O Spike-NLOS equipa alguns AH-1 Tzeda do primeiro esquadrão de ataque. O sistema é chamado de Machtselet.


Voltar ao Sistemas de Armas


2000-2010 ©Sistemas de Armas
Site criado e mantido por Fábio Castro

 
     Opinião

  FórumDê a sua opinião sobre os assuntos mostrados no Sistemas de Armas
  Assine a lista para receber informações sobre atualizações e participar das discussões enviando um email
  em branco para sistemasarmas-subscribe@yahoogrupos.com.br