Integrated Protective Clothing and Equipment

O programa de modernização de soldado canadense iniciou com o projeto Clothe the Soldier (CTS), com 24 itens, e os trabalhos foram expandidos para os cinco domínios da OTAN de C4I, letalidade, proteção, sustentação e mobilidade.

O projeto Integrated Protective Clothing and Equipment (IPCE) canadense irá desenvolver uma roupa de alta tecnologia e equipamentos para os soldados do Canadá. O objetivo é melhorar seu estado de alerta, consciência e antecipação, assim como assegurar um sistema de comunicações efetivo.

O projeto IPCE está na fase de demonstração onde uma equipe industrial liderada pela Computing Devices Canada irá projetar, desenvolver, integrar e produzir vários protótipos para um pelotão de infantaria testar em situação.

Esta fase irá focar no infante desmontado e irá usar sistemas de comunicações já em operação, junto com armas atuais, para testar novas tecnologias de tecidos, proteção pessoal, melhorias nos sensores, vigilância e aquisição de alvos, gerenciamento de informações, comunicações e integração de sensores com GPS e computadores na vestimenta junto com um visor no capacete (HMD).

Na segunda fase do IPCE, o departamento de defesa irá usar os resultados para finalizar os requerimentos operacionais e selecionar equipamentos apropriados para serem adquiridos. É esperado que a terceira fase para equipar todos os soldados com roupa de proteção modular inicie em 2005.

O consórcio Soldier Plus liderado pela Computing Devices Canada, é contratante principal do sistema IPCE. Entre as empresas participantes estão a Calgary que está desenvolvendo o Situation Awareness sub-System (SAS); a SNC Industrial Technologies responsável pela proteção respiratória QBR; a Gentex Corp faz a integração dos sistemas no capacete; a META Research faz a integração das roupas de proteção contra frio/calor e QBR; a Humansystems Inc (HSI) é responsável pelos estudos de fatores humanos no projeto, avaliação e condução dos testes da roupa e equipamentos.

O IPCE teve a fase conceitual (Fase I) completada após inicio em 1997 e os resultados já revistos. A fase 2 para projeto de sub-sistemas foi iniciado em 1998.

Os testes no batalhão SAS foram em novembro de 1998 usando rádios PRC-77 já aboletos (o Canadá já usa o rádio de salto de frequência IRIS), com modem digitais. O GPS PLGR da Rockwell também foram usados junto com 20 laptops CF25 da Panasonic.


O CTS é base para projetos como o capacete e camuflagem canadense (Canadian Disruptive Pattern - CADPAT). Esta modernização inicial enfatiza a sobrevivência e sustentação.

O sistema integrado CTS será incorporado no IPCE e já completou a primeira fase de demonstração. Usa sub-sistema HMD, sub-sistema de arma integrada, sub-sistema C3 e sub-sistema de roupa integrada com itens do projeto CTS.

Devido ao esforço do CTS na sobrevivência e sustentação, e dos fundos limitados, foi decidido concentrar as pesquisas no comando e controle e a nível de soldado.

Nas outras fases deste esforço foi chamado Soldier Information Requirements Technology Demonstration (SIREQ TD). O SIREQ TD apoia os planos na área de C4I, como comando e controle, aquisição de alvos e consciência da situação. O programa SIREQ TD é  liderado pelo "Defence and Civil Institute of Environmental Medicine".

Outros desenvolvimentos na área de sistemas de soldado será nas áreas de proteção QBR e detecção de snipers. Outras áreas que estão sendo consideradas são o gerenciamento de cargas e  desempenho humano.


O Ballistic Protective Visors (BPV) é a segunda linha de proteção. O BPV é instalado no capacete e dá proteção ocular e face sem interferir com outros sistemas. Não foi projetado para ser compatível com mascara QBR C4.


O Small Pack System (SPS) é um sistema de transporte para dar sustentação por 24 horas. Pesa 1.5kg e inclui mochila e cintos para levar itens pessoais e do pelotão.


O Tactical Vest (TV) é um componente do Load Carriage System (LCS) sendo integrado com outros sistemas como o SPS e mochila. É vestido sobre a  roupa de combate que é a camada média do Improved Environmental Clothing System (IECS). O TV tem 12 bolsos par munição, água e utilitários. Pode sustentar o infante por um período de 8 a 24 horas.


O colete a prova de balas Fragmentation Protective Vest tem placas de blindagem adicional (Ballistic Plates). Pode ser vestido abaixo do LCS.


A ferramenta "multi-tool" pode ser usada em quaisquer condições de clima e tarefas, como sobrevivência e manutenção.


O IPCE tem versões com camuflagem para deserto.
 
O programa canadense agora é chamado de Integrated Soldier System Project (ISSP) que deve ser completado em 2010-2015. O programa Surveillance, Target Acquisition and Night Observation (STANO) pretende adquirir 6.356 óculos de visão noturna monocular AN/PVS-14 e apontadores laser AN/PAC-4C e AN/PEQ-2A por US$19 milhões. Cada soldado terá um NVG monocular e um equipamento apontador laser, mas apenas um membro do grupo de combate terá um sensor térmico (Thermal Weapon Sight - TWS).

Próxima Parte: Dutch Dismounted Soldier System (D2S2) (Holanda)


Voltar ao Sistemas de Armas


2003-2004 ©Sistemas de Armas
Site criado e mantido por Fábio Castro

     Opinião

  FórumDê a sua opinião sobre os assuntos mostrados no Sistemas de Armas
  Assine a lista para receber informações sobre atualizações e participar das discussões enviando um email
  em branco para sistemasarmas-subscribe@yahoogrupos.com.br