MARKUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O programa MARKstridsUtrustad Soldat ou MARKUS (Soldado Equipado para Combate Terrestre) é um estudo e testes do um sistema de soldado do futuro sueco. A idéia básica é coordenar e desenvolver sistemas de soldado para melhorar a eficiência do soldado e sua unidade em Comando e Controle e combate. O estudo considera desde o que o soldado veste até tecnologias de sensores, armas e comunicações. A idéia é equipar o soldado e não tripular o sistema.

O MARKUS terá uma plataforma básica e módulos diferentes para várias unidades e tarefas. O estudo é feito em conjunto por todas as armas suecas.

O estudo foi iniciado em 1999 para desenvolver táticas de pequenas unidades chamado "Grupp 2010" (Grupo de Combate 2010). O MARKUS foi o projeto resultante, iniciado em 2002, onde varias táticas e equipamentos serão desenvolvidos e integrados com as limitações e capacidades do soldado.

Um objetivo é desenvolver métodos para que os soldados e comandantes não sejam sobrecarregados de informações e procedimentos. O MARKUS deverá ser capaz de se comunicar com outros soldados de outras nações em cenários internacionais.

Em 2002 foi analisado o estudo e organizado o estado maior do programa. Em 2003 foi decidido o que soldado atual pode fazer para testar táticas, técnicas, procedimentos e equipamentos e analisar se a efetividade irá aumentar ou diminuir. Também em 2003 foram iniciados os testes a nível de soldado e grupo de combate. Em 2004 foram iniciados os testes a nível de soldado, grupo de combate e pelotão. Em 2005 será iniciado os testes em nível de companhia.

O "Demo 05" irá demonstrar alguns conceitos de Guerra Baseada em Rede onde o MARKUS terá um papel principal para resolver vários problemas. Em 2005 será dada uma resposta sobre futuro do programa. Deve entrar em operação entre 2010-2015. O programa MARKUS é responsabilidade da Försvarets Materielverk (FMV), agencia de compras e material das forças armadas suecas.


Protótipo do MARKUS. A SAAB é o contratante principal e chama o projeto de SAAB Warrior.



A arma individual do MARKUS será o fuzil FNC de 5,56mm (AK-5 na Suécia).



O Markus irá usar a camuflagem Barracuda da Saab que também dá proteção contra radiação térmica.

Próxima Parte: African Warrior


Voltar ao Sistemas de Armas


2004 ©Sistemas de Armas
Site criado e mantido por Fábio Castro

     Opinião

 

  FórumDê a sua opinião sobre os assuntos mostrados no Sistemas de Armas
  Assine a lista para receber informações sobre atualizações e participar das discussões enviando um email
  em branco para sistemasarmas-subscribe@yahoogrupos.com.br