Outros Programas

Além dos programas principais já descritos, outros projetos de sistemas de soldados estão sendo realizados em outros países. Muitos destes programas estão no estágio preliminar, enquanto outros são restritos a aspectos específicos (comunicações, roupas ou equipamento pessoal). 


Taiwan é um dos países asiáticos a realizar um programa de modernização de soldado recentemente.

Bélgica - Combat Clothing and Equipment

Em 1991 o Exército da Bélgica iniciou o programa "Combat Clothing and Equipament", para dar a todo o exército roupas e equipamentos no estado da arte com as seguintes características: proteção balística, proteção contra fogo, calor e chuva, detecção visível e IR, modularidade, conforto e mobilidade.

O programa belga não é um programa tecnológico e dá ênfase nas áreas de:
- Sobrevivência - colete balístico e capacete
- Sustentação - mochila modular, roupa a prova de chuva, colete e saco de dormir
- Mobilidade - coturnos e mochila modular

O programa é baseado nos resultados de comparações de roupas e equipamentos em desenvolvimento por outros países da OTAN. Foi Iniciado em 1993 e vai até 2003


A empresa belga Delft Sensor Systems desenvolveu o Helmet-mounted Optical Projection System (HOPROS) como tecnologia civil (COTS). Foi completado em 1996 e 20 sistemas foram vendidos ao US Army para testes. Pesa 400g e o HUD tem 10-50% de transparência ajustada com foco de 50cm ao infinito. O campo de visão é de 20 graus, consome 0,7W com resolução de 300 mil pixel. A versão VGA tem campo de visão de 26 graus, usa 1,6W e com resolução de 640x480 pixel.

Dinamarca - Soldier Modernization Plan

O programa de modernização de soldados da Dinamarca é feito em conjunto com o Exército, Marinha, Aeronáutica e Força Territorial. É dividida em subprojetos de armas, uniforme, equipamentos e componentes eletrônicos. O programa prioriza roupa e proteção. Os eletrônicos serão especificados futuramente.

Os sistemas não foram especificados mas incluem um fuzil ou carabina com um colimador, mira e esta sendo estudada uma metralhadora. O uniforme inclui proteção contra chuva, luvas e coturnos. O soldado irá vestir óculos de proteção contra fragmentos, areia, chuva e sol.
 

Grécia

O projeto de modernização de soldado do Exército Grego tem o objetivo de melhorar a capacidade nos campos de sobrevivência, C4I, letalidade, mobilidade e sustentação. É dividido em dois programas o subsistema de armas e mira e melhorias na roupa e sistemas de cargas. Um novo uniforme e coturno terá a capacidade de proteção contra chuva, calor e permeabilidade a vapor. O programa deve estar completo até 2010.

Noruega - Soldier 2000 e Norwegian Modular Artic Network Soldier (NORMANS)

O programa de modernização de soldados da Noruega consiste de dois projetos: o Soldier 2000 e o Norwegian Modular Artic Network Soldier (NORMANS).

O projeto Soldier 2000 soldado atual irá introduzir em serviço mais de 40 itens divididos em quatro grupos de equipamentos: uniforme de combate e camuflagem pessoal, equipamento de carga e proteção da cabeça, equipamento especial para o pessoal de reconhecimento e proteção QBR.

Outros projetos relacionados são o novo rádio digital multifuncional LFR baseado no conceito Multi Role Radio (MRR), diminuição de ruído/comunicações para o infante, e um terminal de computador de combate multifuncional FTT. Também está previsto a introdução de uma nova arma.

O departamento de pesquisa norueguês (FFI) esta preparando um anuncio de projeto de modernização chamado NORMANS, que deveria iniciar em dezembro de 2002.

O objetivo do projeto é integrar o equipamento do soldado para diminuir o peso e ser mais funcional.  Os protótipos de roupa integrada, sistema de proteção e eletrônicos serão desenvolvidos e testados durante o desenvolvimento do programa.

A Thales é o contratante principal do programa e responsável pela arquitetura, desenvolvimento e integração de sistemas de 15 sistemas de demonstração com tecnologia COTS. O demonstrador deve ser entregue no fim de 2002 para testes em várias ambientes árticos. O projeto prioriza as condições árticas, onde a neve, frio e umidade afetam os soldados e equipamentos.


 

Rússia - Projeto Wolf  / Soldier 2000

O programa Soldier 2000 ou Individual Soldier's Military Equipment Set 2000 é um programa para que pretende aumentar a letalidade do infante russo em 2,5 vezes, melhorar a efetividade de batalha, mobilidade tática e sobrevivência; permitir mais autonomia na gerenciamento de combate com sistemas de comunicações e reconhecimentos mais efetivos; e padronizar equipamentos mais ergonômicos.

O Instituto de Pesquisa e Ciências Central e o Instituto de Pesquisa para Indústria de Máquinas de Precisão são os contratantes principais.

O projeto usará aprendizados da experiência na Guerra da Chechênia. Os itens individuais inclui armas e munição, colete a prova de bala, comunicações, proteção QBR, engenharia de combate e equipamento médico, uniforme de combate e higiene pessoal.

A AK47 já foi substituída provisoriamente pela AK-74 e que deve ser substituída pelo revolucionário AN-94 com munição 5,45x39mm. Munição perfurante será misturada as munições comuns para ser usada contra coletes balísticos e blindados leves.

O colete a prova de bala Modul-2 protege contra munição .45 e pesa 2kg. O Modul-3 protege contra Magnum 0.357 e pesa 6kg. O Modul-5 pesa 10kg e projete até contra 762mm. Já estão disponíveis para tropas do Ministério do Interior (MVD) e forças especiais na Chechênia. O capacete Kolpak-2 protege até contra munição de 9mm e estilhaços.

A Máscara QBR GP-7VM pesa 0,95kg e pode ser usada por 12 horas. É possível trocar o filtro rapidamente e beber água com garrafa. O equipamento de proteção OZK inclui capa e calça junto com coturno e duas luvas para frio. Pesa 4kg e suporta temperaturas de até -40ºC.

A Kazan Optical-Mechanical Plant fornecerá os meios de reconhecimento. O telemetros APR-1 de longo alcance (19km) e 1D19 para curto alcance (5km), pesam 2,5kg e 1,6kg respectivamente. O óculos de visão noturna da Kazan será do modelo 1PN-83 com infra-vermelho ativo. Pesa 1,45kg e detecta a alvos a 300-350m. Tem zoom de 3 vezes e com duas baterias pode operar por até 20 horas.

O Scientific Research Institute for Radio Technology (NIIRT) e o Moscow Radio Technical Devices Plant desenvolveram a barreira eletrônica 1K-119 que é um radar controlado remotamente e sensor acústico que podem detectar veículos de esteira a 200-300m, e sobre rodas a 50-100m, e pessoal a 20-50m.


Os novos itens de uniforme para o soldado do futuro russo irá incluir coturnos e camuflagem de tempo frio. Um sistemas de cargas similar ao ALICE americano também foi desenvolvido.

Junto com o programa Soldier 2000, os russos deverã lançar um programa de soldado integrado chamado Projeto Wolf.

Singapura -  Advanced Combat Man System (ACMS)

O Exército de Singapura anunciou o projeto Advanced Combat Man System(ACMS) desenvolvido junto em conjunto pelo exército e a agencia de tecnologia Defence Sciences Technology Agency.

Os soldados de Singapura serão equipados com um HMD para mostrar mapas, mensagens de outros soldados e informações. Ele terá também um óculos de visão noturna (intensificador de imagem) e microfones, computador de mão e câmera com tecnologia Bluetooth.

O soldado terá um tubo para beber água ligado ao cantil e um colete blindado. O fuzil será o SAR-21 com telêmetro laser com alcance de até 2.500 metros, bússola digital, câmera de designação de alvos, IFF e apontador laser instalados no guarda-mato.

A Singapore Technologies Kinetics está desenvolvendo uma arma para combate urbano de dois calibres (40mm e 5,7mm) chamada Squad Support Weapon (SSW).  A munição de 40mm será programada para explodir no ar. A arma deve pesar cerca de seis quilos e engajar alvos a até 200 metros.


Atualizado em  10 de Agosto de 2004

Próxima Parte: Fuzil XM-29 SABR


Voltar ao Sistemas de Armas


2003-2004 ©Sistemas de Armas
Site criado e mantido por Fábio Castro

     Opinião

 

  FórumDê a sua opinião sobre os assuntos mostrados no Sistemas de Armas
  Assine a lista para receber informações sobre atualizações e participar das discussões enviando um email
  em branco para sistemasarmas-subscribe@yahoogrupos.com.br